Na sexta feira eu recebi uma carta do Unibanco dizendo que no último dia 15 não tinha sido possível pagar minha conta de luz (débito automático) por insuficiência de fundos. O valor: R$1.433,27
Detalhe: é um apartamento que está vazio há um ano e minha última conta tinha sido de R$3,78.
Por uma estranha coincidência, a conta também não tinha chegado. Eu geralmente teria dado uma banana para a Celpe e ignorado solenemente o erro deles. Mas por outra coincidência nós acabamos de alugar o apartamento e ia ser muito desagradável se a luz fosse cortada com os inqulinos dentro. Meu pai foi até o escritório da Celpe verificar, e lá foi avisado de que a leitura tinha sido aquela mesma e que nós "tinhamos que pagar". Emitiram uma segunda via para o pagamento e agendaram uma vistoria no medidor.
Inclusive alegaram que como a casa estava fechada eles não vinham medindo durante um ano e esse foi o "acumulado". Bullshit, porque esse apartamento fica em cima do nosso e o medidor fica ao lado do nosso. É impossível/irresponsável que o fucnionário estivesse mensalmente fazendo a leitura do apartamento em uso mas não fazendo a do apartamento fechado.
Porém de posse da segunda via, foi fácil verificar o erro deles.
Meu medidor só pode indicar até 9999,9 kWh
E está indicando 354,4 kWh
A leitura do mês anterior, indicada na conta é 292kWh confere
A leitura "problemática" indica 3.148kWh absurdo e evidentemente errado
Eu não preciso provar nada. O erro está evidente. Na hora da leitura o funcionário (que segundo minha mãe era novato) leu 314,8 e registrou 3148.
O ideal agora seria esperar eles cortarem e depois pedir danos morais/materiais. O problema é deixar o inquilino sem luz… :P
Não. Eu decidi pagar a conta e depois pedir ressarcimento em dobro, como manda a lei.
Causa ganha, parabéns!
E a Celpe se complica ainda mais.
Hoje o motoqueiro chegou para fazer a vistoria. Constatou a leitura correta mas, pasmem, ele não resolve nada.
Fui no posto da Celpe fazer o pagamento dos 1433,27. Enquanto emitiam minha conta, avisaram que já havia saído a próxima, no valor de R$474,41. Pedi para imprimir e constatei mais um absurdo:
Meu medidor indica hoje 358,9kWh
A conta indica uma leitura de 4116kWh
Nem a justificativa de não notar a vírgula no medidor se aplica mais.
Vou pagar também essa de R$474 e esperar pela próxima, que virá com a multa e juros da primeira, mais a próxima ca**da da Celpe, para então ir ao Pequenas Causas.
E enquanto eu esperava vi mais um exemplo do falta de responsabilidade da Celpe. O atendente disse a outro cliente. "Se o senhor pagar a conta, não vai mais poder reclamar. Mas eles podem cortar sua luz."
Para mim, soa como extorsão.
Estou muito interessado no desfecho desta história. Quero só ver quando houver a ordem judicial do ressarcimento em dobro. Você é um afortunado para poder bancar um desvio no orçamento desta monta para dar o troco bem dado na Celpe. Salve o Código do Consumidor!
Eu só tenho esse dinheiro porque guardei o que recebi quando fui demitido há quatro anos. Eu poderia ter comprado um EcoSport na época ou um pequeno apartamento e não morar mais com meus pais. Mas eu prefiro ter reservas. Ao contrário de gente bem próxima a mim, que está todo mês enforcado em dívidas mas trocou de carro recentemente para um muito melhor que o meu.
Se fosse depender do que eu ganho mensalmente, eu teria que pedir emprestado!