#virtualização
Esta semana me bateu um saudosismo e eu "queria porque queria" jogar "Maui Mallard in Cold Shadow", um jogo de 1996 da Disney Interactive que no PC só roda no Windows 9x, por requerer WinG.
http://en.wikipedia.org/wiki/Maui_Mallard_in_Cold_Shadow
Depois de tentar muitos truques e fazer muita pesquisa, concluí que tentar fazer o jogo rodar na marra poderia não ser possível ou não valer o esforço. Como última possibilidade, pensei na existência de algum tipo de mecanismo "light" de máquina virtual. Afinal, o Windows 98 é "leve" para as máquinas de hoje e definitivamente eu não quero ter que instalar algo intrusivo, lerdo e criador de problemas como o VMware só para rodar um joguinho.
Comecei minha pesquisa procurando por versões "portáveis" dos mecanismos mais "capazes" do mercado. Encontrei dois:
Portable VirtualBox
http://www.vbox.me/
Portable VirtualPC 2007
http://portableapps.com/node/10308
O Portable Virtualbox parecia muito promissor e me deixou animado por poder aproveitar o HDD de uma máquina virtual VMWARE que eu já tinha pronta, eliminando o tédio de instalar o Win98. Mas quebrei a cara. Só no final do processo eu descobri que o Virtualbox não tem "guest addictions" para Windows 9x, o que deixa o desempenho da máquina muito comprometido para ser aceitável.
Já o Portable VirtualPC 2007, para minha surpresa, rodou melhor do que eu esperava (porque eu tinha minhas dúvidas de que o VirtualPC iria colaborar). Agora mesmo o jogo está rodando no meu notebook.
Talvez eu faça um tutorial sobre o assunto, mas já vou adiantando algumas dicas:
Portable VirtualPC 2007 requer que o VirtualPC 2007 (http://www.microsoft.com/downloads/en/details.aspx?FamilyID=04d26402-3199-48a3-afa2-2dc0b40a73b6&displaylang=en#AffinityDownloads) esteja instalado na máquina para poder catar os arquivos de que precisa, mas depois disso você pode mover o diretório dele para outra máquina que nunca viu o Virtual PC. Nota: Portable VirtualBox é mais esperto e basta apontar o EXE de instalação do VirtualBox que ele extrai tudo de que precisa.
Por default, o VirtualPC joga os arquivos da máquina virtual fora da estrutura "portable". Então depois de criar a VM você precisa mover os arquivos necessários (*.vmc e *.vhd) para a pasta "Virtual Machines" da versão portable. Depois disso você precisa editar o arquivo .vmc para criar uma referência relativa (o default é absoluta) para o HDD virtual. Basta usar um editor de texto e procurar o lugar onde o arquivo é referenciado. Desfaça a referência absoluta e crie uma relativa. Se o arquivo .vmc está na mesma pasta que o .vhd isso é simples. Exemplo de como ficou o meu:
<absolute type="string" />
<relative type="string">Windows 98 Hard Disk.vhd</relative>
A versão portable não tem acesso à rede, porque os drivers necessários não são iniciados. Eu não procurei um modo de contornar isso porque nessa aplicação o acesso à rede não me interessa
Lembre-se de que alguns jogos antigos só rodam direito se o vídeo estiver ajustado para a profundidade de cor que eles esperam (como 256 cores);
Jefferson, em minha coleção de SOs o Win98 não está incluído (uso o gparted para todas as operações de particionamento, inclusive para partições mac). Eu me lembro que um gamer amigo meu (não esses gamers de quinta de hoje que compram máquinas de 5000 reais) disse que muitas vezes ele precisou usar Win98 para rodar alguns jogos. Eu não dei muita bola para isso na época, agora vejo que é uma boa. Na época em que fiz o técnico em informática, meu professor falava que é preciso ter sempre uma cópia do Win98 pois ainda encontra-se servidores assim e tudo mais. Eu já me deparei com vários servidores com Win98 e todos com aplicações feitas APENAS para ele que foram transferidas com sucesso para uma instalação Linux que os convenci fazer
Eu ainda tenho um cliente usando Windows 98, em um K6. Só vai mudar para algo mais moderno quando a máquina pifar, porque só é usada para imprimir etiquetas e relatórios.
E eu sempre penso primeiro no windows 98 quando preciso de um "sistema mínimo" para alguma coisa. Essa máquina que criei para o jogo, por exemplo, ficou com menos de 300MB. Mas já instalei o Windows 95 em compactflash (máquina industrial) de 128MB. A velocidade de boot era impressionante.