A cliente me chamou porque, entre outras coisas, não conseguia acessar o webmail da Hotlink (um provedor local) pelo notebook. Mas funcionava usando o desktop.
Windows Seven de 32 bits e IE8.
Ela tentou contornar usando o Google Chrome. Não mudou nada. O sintoma é que o sistema da Hotlink (eles usam o Horde) teima em recusar o usuário/senha dela.
Como eu sei que o Chrome apesar de “parecer” diferente do IE compartilha com o mesmo algumas coisas no Windows e acaba sendo impactado pelos mesmos problemas, decidi instalar mais um browser: o Firefox.
Aí funcionou.
Só que absolutamente nada que eu soubesse fazer resolveu o problema do IE8/Chrome. Verifiquei configurações de proxy; apaguei arquivos temporários pelo browser e o que sobrou apaguei “na munheca”; redefini o IE8 para a configuração padrão, desinstalei o anti-virus, desliguei o firewall… nada.
E o mais estranho: só a Hotlink não funciona. O IE8 autentica sem problemas no Hotmail, gmail e até no webmail de ryan.com.br, que também roda Horde.
Como o Firefox era solução suficiente para a cliente e não valia a pena continuar me pagando por hora para descobrir a frescura que afetava o IE8, tive que desistir.
Jefferson, já tive algumas boncas assim…
Costumam se resumir a 4 coisas:
1) horário de verão configurado na máquina, que atualiza automaticamente o horário e dá uma diferença maior que 1h entre o servidor e a máquina local (dependendo da expiração do cookie, pode ser problemático)
2) malwares, rootkit ou outras coisas bizarras…
3) o mais sinistro: não sei por qual motivo, mas o IE sobe o nível de segurança da internet para personalizado, e ferra tudo que é autenticação meia boca http.
4) proxy, dns, e lmhosts
Não sei exatamente o porquê, mas o Chrome compartilha algumas configurações do IE (incluindo configurações de proxy), e isto pode estar causando algum problema…