OpenDNS agora bloqueando sites

Pelo menos a empresa avisa.

Edit: aparentemente isso só ocorre se você pegar o endereço IP de alguém que solicitou o bloqueio. Veja os comentários.

Ontem eu tentei baixar um driver de download.cnet.com (se você é “das antigas” ou técnico, certamente conhece) e recebi a seguinte mensagem:

Eu estava usando o servidor DNS da OpenDNS (208.67.222.222). Só consegui baixar o driver mudando para o da Google (8.8.8.8).

Houve uma época em que a Cnet (se não estou confundindo as empresas) inventou de incluir porcarias em seus downloads (adware), mas qualquer pessoa atenta percebia isso já no nome do arquivo e  não sei se isso é razão para bloquear o servidor inteiro.

15 comentários
  • luissantos - 2 Comentários

    Ridículo a empresa decidir ela, e não eu mesmo, que sites podem ser ou não acessados.
     
    Justificar qualquer privação de liberdade pela mérito da intenção é sempre perigoso…

    • Jefferson - 6.606 Comentários

      De fato. No mínimo deveria ser como faz o Firefox, com um link “entendo os riscos”. O “tutelamento” é algo muito perigoso.

      Bloqueio de sites diretamente no servidor DNS é algo altamente questionável. Só faria sentido se o site em questão estivesse pondo em risco a infraestrutura da internet.

  • João Batista - 30 Comentários

    para min o link acima e esta ok os dos driver e eu uso OpenDNS

  • Luciano - 493 Comentários

    Estranho… aqui também uso o 208.67.222.222 como DNS primário e não obtive este bloqueio em relação ao download.cnet.com.
     
    Ou existe tratamento diferenciado para cada rota de origem ou a chiadeira foi tanto que removeram o bloqueio.

  • Jefferson - 6.606 Comentários

    Encontrei mais um indício de que a OpenDNS está indo para o lado negro da força

    A página que abre é esta. Vejam se vocês conseguem vê-la:

    http://www.blocked-website.com/main?url=6980887977806669156879708515688078&ablock=&nref=&w=1912&h=851

     

    O link “Contact your network administrator” abre um formulário onde você preenche nome e e-mail que diz “ This note will go to your network administrator.”.

    Mas como eles sabem qual é o meu “network administrator.”???

     

    Eu continuaria desconfiado de que, contra todas as possibilidades, eu estivesse infectado. Mas o tal domínio blocked-website.com pertence mesmo à OpenDNS:

     

  • João Batista - 30 Comentários

    pode ser o seu provedor acesso que esta bloqueando sites de quem usa o OpenDNS
    eu uso o Velox aqui

    • Jefferson - 6.606 Comentários

      João, como eu expliquei no comentário anterior ao seu, blocked-website.com pertence à OpenDNS. Não há como o bloqueio ser culpa da Telemar. Se fosse, a OpenDNS informaria o bloqueio da origem e não do destino.

      E eu também uso Velox.

       

  • João Batista - 30 Comentários

    Jefferson
    eu tenho conta no OpenDNS e no dashboard tem como configurar sites que eu quera broquear o acesso e eu tenho um cliente instalado aqui para atualizar o meu IP no OpenDNS
    olhe a imagem abaixo
    http://i41.tinypic.com/2luudjc.png

    • Jefferson - 6.606 Comentários

      Embora eu nunca tenha usado esse software e nunca tive conta na OpenDNS, o que você disse me deixou desconfiado de uma coisa. Desconectei meu modem e conectei de novo para mudar meu IP. O bloqueio desapareceu.

      Aparentemente o sistema da OpenDNS se baseia no endereço IP da origem. Alguém que estava usando o meu IP anteriormente solicitou o bloqueio e “ficou assim”. 

      Segundo o log do meu modem eu tinha esse IP no mínimo (o log não vai além disso) as primeiras horas do dia 5. Obviamente quem solicitou isso estava há mais de 36h sem esse IP e eu continuava bloqueado. Isso não me parece nadinha inteligente.

      Mas pelo menos agora sabemos por que somente eu topava com o bloqueio.

       

  • João Batista - 30 Comentários

    Jefferson

    aparentemente o problema então foi solucionado ok ou não

  • Sony Santos - 58 Comentários

    Aconteceu comigo recentemente; achei tão estranho que suspeitei de DNS Poisoning; voitei para os da Telefonica.

Deixe um comentário

Você pode usar estas tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">

  

  

  

:) :( ;) O_o B) :lol: :huh: :S :D :-P 8-O :yahoo: :rtfm: :dashhead1: :clapping: more »