Por sugestão do amigo José Carneiro Neto, que disse conseguir alcances muito bons com esse modelo no seu local de trabalho, comprei e estou testando o roteador Wi-Fi TP-LINK TL-WR841ND
Eu comprei neste anúncio do ML. O vendedor pediu um frete justo para dois aparelhos (tem vendedor do ML trapaceando no frete), postou no primeiro dia útil seguinte e chegou na caixa. A única coisa estranha foi a falta do “miolo” da caixa: o roteador veio embrulhado em saco bolha dentro da caixa original
O meu interesse específico nesse roteador é exclusivamente alcance. Todo o resto é opcional. Eu improvisei uma prateleira de testes onde coloquei esse e mais dois roteadores e vou testar a diferença de alcance durante este carnaval.
Roteadores que serão comparados:
- D-Link DI-524
- TP-LINK TL-WR841ND
- TP-LINK TL-WR1043ND – falarei sobre ele em outro post
- OIWTECH OIW-2411APG – O roteador da casa
Nota: o sufixo “ND” da TP-LINK significa que as antenas são destacáveis. Contra-intuitivo, porque parece a a abreviação de “Not Detachable”.
Dispositivos que farão parte do teste
- Notebook HP Pavilion DM3 – Usa uma controladora Wi-Fi Intel 5100AGN;
- Motorola Quench
O 841ND tem suporte a WPS, que a TP-LINK sabe-se lá por que chama de “QSS” (Quick Secure Setup). Ainda não tenho como saber se o roteador resistiria a um ataque brute force, porque não tenho ainda o reaver-wps funcionando, mas pelo menos o suporte a WPS pode ser desligado.
O PIN que aparece na tela é o mesmo impresso no fundo do aparelho (é o default).
Outras funcionalidades interessantes que nem todo roteador tem:
- Bandwidth Control: supostamente você pode determinar, por IP, quem pode usar quanto da banda;
- WDS: Assim é possível cascatear dois ou mais roteadores para ter uma maior cobertura.
- IP Address Reservation: Você pode associar um IP a um MAC na tabela DHCP
- ARP Binding: A princípio parece a mesma coisa que IP Address Reservation, mas aqui a intenção é segurança
- Access Control: Pelo que eu entendi, você pode até mesmo configurar para que um determinado computador em sua rede só possa acessar os sites de uma lista (até quatro);
- Parental Control: Parece complementar o Access Control de uma forma que não é útil apenas para controlar o acesso de crianças. Depois vou examinar com mais atenção;
- MAC Cloning;
Foi assim que veio o roteador:
Firmware Version: |
3.12.5 Build 100929 Rel.57776n
|
Hardware Version: |
WR841N v6/v7 00000000
|
Como haviam duas atualizações posteriores a essa versão e com funcionalidades que me interessavam, fiz o upgrade. A parte perigosa do processo leva apenas 30s. Agora está assim:
Firmware Version: |
3.13.9 Build 120201 Rel.54965n
|
|
Hardware Version: |
WR841N v6/v7 00000000
|
Comprei esse roteador com o intuito de aumentar o alcance da minha rede wireless pelo WDS mas não consegui de jeito algum conectar na internet. Utilizei um tutorial no youtube mas nem assim funcionou.
Confirmado: o 841ND, mesmo com o firmware mais recente (hoje) ainda é vulnerável se estiver com o WPS ligado. O roteador aceita o ataque do reaver-wps a uma taxa de 4 PINs por segundo (edit: acho que me enganei. Deve ser um pin a cada 4s). O que no meu caso fez levar 7h30min para descobrir o PIN e consequentemente a senha WPA.
Comprei dois roteadores desse TL-WR841ND achando que teria filtro de domínio, pois preciso bloquear alguns micros para não acessar o facebook, mas ele vem com um controle de acessso meio burro, só liberar alguns sites para acessar.
Gostaria de uma ajuda sobre como posso configurar ele para bloquear somente o facebook ou outro site qualquer para determinado micro.
EURÉCA!
Bom dia Jefferson, estava pesquisando sobre redes em que aparece “Protegida (WPS disponível)” e achei seu blog.
Tenho o mesmo roteador em casa (o 841ND) e ha uma cota percebi que aparecia essa mensagem. Até agora não entendi o por que de aparecer. Fiz uma pesquisa no Tio Goo e conclui que, a rede está “desprotegida”.
Também li sobre o botão WPS, que poderia facilitar a conexão de novos gadgets à rede, e quando procurei no roteador não achei (na verdade sempre esteve lá, mas, como você explicou, com outro nome). Já esse botão “QSS”, pesquisei para que servia e não achei nenhuma explicação que tirasse minha dúvida.
Minha dúvida: “Se eu desabilitar o QSS, minha rede ficará mais segura?”
Atualmente uso segurança em WPA2-PSK (a criptografia vou alterar para AES, está em “Automática”) e Filtro de MAC.
Também pretendo ocultar o SSID e ativar o Parental Control.
Já tentei entrar em contato com a TP sobre o “por que” de disso (aparecer “Protegida …”) faz duas semanas e nada. Mesmo assim não tenho reclamações sobre o produto em si. Tem uma boa abrangência em casa e os gadgets conectados a ele voam!.
não entendi o teste, simplesmente vc pegou descrição do produto e explicou as funcionalidades. kd o teste de sinal? qdo passa por mais q tres paredes o sinal cai pela metade? assim vai… ja q seu foco é sinal.