Abandonando o Vmware server em favor do Virtualbox

Há muito tempo eu venho tendo aborrecimentos com a versão gratuita do vmware: o vmware server. Fiquei preso à versão 1.0.10 porque não consegui de jeito nenhum me entender com a versão 2.x, por isso não sei como é a versão mais nova nesse sentido, mas a 1.x é intrusiva demais, criando diversos problemas difíceis de diagnosticar e/ou conviver na máquina host. De atrasar o boot do XP em 43s a impedir o funcionamento da webcam no Live Messenger (não acho meu post, se é que escrevi sobre isso). Os aborrecimentos eram tantos que passei a usar muito pouco a virtualização. Por um tempo eu ainda usei a versão portable do Microsoft Virtual PC, mas ela vive dando problemas porque a MS “implica” com a “portabilização”.

Há umas duas semanas, incentivado por não conseguir fazer uma virtualização funcionar no vmware, decidi testar outra vez o Virtualbox e fiquei surpreso com as melhorias que encontrei desde a última vez que testei. O teste, com uma máquina virtual Linux, foi facílimo porque o Virtualbox consegue usar o HDD virtual *.vmdk criado pelo vmware. A propósito, o Virtualbox também suporta os HDDs virtuais do VirtualPC (*.vhd).

Mas o que facilitou mesmo foi existir uma versão portable, de terceiros,  que funciona. Consegui fazer todo o meu teste, incluindo usar dois adaptadores wireless USB reais na máquina virtual, sem precisar sequer instalar o Virtualbox no meu PC.

 

 

 

3 comentários
  • Cesar Machado - 19 Comentários

    Eu uso o virtual box desde janeiro de 2011, e a cada update a melhora é visível. :)

  • Marcel - 64 Comentários

    Eu tenho usado o Citrix XenServer, e estou feliz com ele. Embora a automatização de backup tenha sido feita via script no linux por baixo dele, e algumas partes da manutenção tenha que ser via linha de comando, e que o XenConverter (para fazer P2V – Physical to Virtual) tem grandes chances de falhar (95% no meu caso), e que não dê para mandar uma serial real para a parte virtual, tenho conseguido tocar…

    A estabilidade, ser opensource (o XEN básico é, já a ferramenta da Citrix não), uma boa ferramenta de administração, e ser um linux por baixo foram os diferenciais para mim, mas confesso que o VMWare Server sempre foi meu sonho de consumo, até pela facilidade de poder trabalhar com o mesmo padrão de máquina virtual do vmware-player, podendo trabalhar na máquina local antes de mandá-la pro servidor.

    Quanto ao virtualbox, vou fazer um teste com ele assim que tiver um tempo (que pelo andar da carruagem, pode ser nunca) e paciência… 

  • Intruder_A6 - 194 Comentários

    Acho que vou testar ele, não custa tentar, pois não precisar instalar facilita muito.

Deixe um comentário

Você pode usar estas tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">

  

  

  

:) :( ;) O_o B) :lol: :huh: :S :D :-P 8-O :yahoo: :rtfm: :dashhead1: :clapping: more »