Esse é o modelo de 2.5″. A imagem diz tudo:
Fotos tiradas na rua com meu Motorola Quench. HDD emprestado pelo amigo João Nóbrega.
O cliente de um amigo deu uma pancada forte no plug USB que arrebentou o conector levando um pedaço da placa. 500GB de dados ficaram no limbo. A não ser que ele compre um HDD igualzinho só para usar a placa, torcendo para que funcione, porque basta uma revisão de firmware diferente para essas placas não funcionarem entre HDDs. E sem contar com a possibilidade da Samsung fazer alguma “arte” como a Western Digital e o conteúdo do disco ser criptografado.
E as pessoas tem mania de colocar suas únicas cópias de documentos em HDDs externos, porque é conveniente para transportar de um computador a outro e não precisam ficar sincronizando. Não se dão conta que também ficam mais vulneráveis a acidentes, perda e roubo.
Eu que não compro uma coisa dessas. Prefiro comprar um HDD SATA e um case, mesmo saindo mais caro. No mínimo eu tenho a liberdade de conectar o HDD direto no PC e transferir dados na máxima velocidade quando quiser.
Po Ryan. Será que não dá pra fazer um trabalho com solda? Pelo menos para “tentar” recuperar os dados! Talvez de para refazer trilhas e etc…
Abs
Eu não vi o estado do HDD, mas na mesma oficina tenho um amigo que sabe soldar muito melhor que eu. Se condenaram é porque a coisa ficou feia.
A um tempo atras eu desmontei um HD destes da Samsung e fiquei surpreso e estarrecido ao mesmo tempo.
Jefferson, se esse HD fosse meu eu daria um jeito de pinçar os sinais na placa de qualquer jeito. O GND e o +5V é fácil de resolver, pois eles fatalmente estarão em outros pontos da placa. Fica “só” o +data e -data pra achar.
Uma certa vez, um amigo consegui quebrar um Memory Stick, quebrou só a ponta do cartão, onde ficam as trilhas do conector. Como ali não tinha nenhum componentes, só as trilhas do conector, não foi muito complicado de encontrar as trilhas, soldar fios finos e soldar estes fios a um adaptador de Memory Stick Pro (aquele menorzinho), no caso o adaptador serviu somente como soquete.
Claro que depois de recuperar as fotos e filmes do cartão, essa gambiarra toda foi pra lata do lixo.
Tenho em casa um HD STAA II de 1 Tb + case e periodicamente faço um backup de todos os meus dados importantes (tenho toda a vida da minha filha pequena em fotos e vídeos no PC, por exemplo)… e de tempos em tempos eu faço backupe de dados durante a madrugada (o Cobian Backup é muito bom e gratuito). Em seguida eu guardo ele escondido em casa e, quando vou viajar mais longe, levo pra empresa e guardo no cofre. Imagine se acontece um sinistro em casa (incêncio, assalto, etc.) e eu perco o PC. Coisas a gente compra de volta, agora pessoas, lembranças, etc. são insubstituíveis!
Ah! E na empresa o backup também é num HD externo + case. Ainda não confio muito na tal “nuvem”…
Cara… isso é besteira. Confie na nuvem.. sério, sair de casa, colocar o hd em Cofre :P
Extremo total, sei qual o valor desses dados.. já perdi dados assim… mas muito, muito trabalhoso.
Eu já uso a 2 anos o sistema chamado IDrive, sao 5gb gratuitos, que vocÊ ainda pode aumentar. Não tive problemas, são 2 anos… nunca mais guardo nada importante em físico, já perdi várias vezes.. agora não tenho mais problema, está tudo lá para baixar.
Tem o mais famoso Dropbox, recomendo também.
Não há coisa melhor do que não se preocupar em ta sempre fazendo cópias para lá e para cá.
Faz tempo que não me preocupo quando tenho que atualizar. faz tudo automático o Idrive.
Só 5GB?
Saulo, só de fotos que eu mesmo tirei com minha câmera eu devo ter 8 ou 12GB. E olha que eu não tenho filhos.
Dados na Internet? Só meu e-mail e talvez minha agenda. E o procedimento de backup aparentemente paranoico de VR5 está corretíssimo.
Editado: eu entendera errado que Saulo disse e suprimi metade da minha resposta original.
Jefferson,
Há algum tempo eu peguei um assim da WD. Vinha em um case, mas tirando o case era exatamente assim por dentro. Me lembro que o Google me ajudou a achar na placa alguns pontos em que dava para soldar um adaptador SATA, que acabei não precisando fazer, mas que era possível. Talvez seja o caso, se caso não ser para ressoldar o plugue USB.
http://www.datarecoverytools.co.uk/2010/05/05/how-to-connect-and-recover-usb-only-western-digital-drives-with-hd-doctor-suite/
Considere a leitura deste tb. Sei que não é o mesmo modelo da sua PCB, mas deve ser um pouco mais próximo.
http://forum.hddguru.com/samsung-hm322ix-usb-interface-fail-t18075.html
Mesmo que isso não ajude meu amigo, a dica foi ótima. Obrigado!
Da pra usar o Truecrypt junto com a Dropbox.
Tenho um HD com o mesmo problema: Eis a solução:
http://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/787154-hd-externo-s2-portable-samsung-quebrado/?do=findComment&comment=6630552