Upgrade para Motherboard Gigabyte GA-B75M-D3H + Intel i3 3220

Na semana passada perdi outra placa mãe. Minha querida ECS A780GM-A Black Series, que me foi vendida por um preço camarada pelo amigo Walter após eu ter fritado minha motherboard GF 8200A (um evento catastrófico ainda sem explicação) começou emitindo ruídos altíssimos pela saída SPDIF, deu erro no driver de som, e depois morreu completamente.

Infelizmente não é qualquer placa que pode substituir a A780. Vejam os recursos que ela tinha e que iam me fazer falta (A GF8200 era praticamente idêntica):

  • 6 portas SATA (sim, eu usava todas);
  • 2 slots PCIe (a placa tinha três, mas eu só precisava de dois);
  • Suporte a DXVA;
  • Rede Gigabit;
  • Suporte onboard a dois monitores (DXVA apenas no principal);
  • Header SPDIF com suporte a bitstream AC3 e DTS;
  • 12 portas USB 2.0 (Sim, usava todas e mais algumas);
  • 1 porta IDE;
  • 1 porta paralela;
  • 1 porta serial.

Histórico resumido:

  • dezembro de 2009: Comprei a dupla GF8200A/Athlon X2 5200+
  • abril de 2011 (16 meses): Fui obrigado a substituir a GF8200A pela A780GM-A
  • janeiro de 2013 (mais 21 meses): A segunda mobo também pifa

Eu vinha usando a mesma CPU há três anos. Embora possivelmente ainda existam placas que suportem o meu processador Athlon X2 5200+, já era hora de mudar. Não que o dinheiro não vá me fazer falta (foram R$625, mais 4GB de DDR3 que eu já tinha), mas eu simplesmente não me vi tentando dar outra sobrevida ao Athlon.

Eu ainda pensei em continuar com AMD, mas depois de escolher a motherboard AMD que tinha tudo o que eu queria, uma ASUS M4a78lt-m, descobri que os processadores da classe que eu desejava, Phenom II X4 965, tem um consumo de energia animal (117W em idle). Como eu geralmente uso seis HDDs SATA de uma só vez, uma CPU dessas poderia me forçar a comprar uma fonte mais cara. A economia ao optar por AMD passou a parecer menos atraente e comecei a avaliar as opções Intel.

Após identificar que o i3 3220 tinha um desempenho igual ou superior e um consumo que vai de 61 a 88W, optei pela motherboard Gigabyte GA-B75M-D3H, que ao menos na aparência tinha tudo o que eu precisava, menos a porta IDE.

O que eu ganhei com o upgrade

Basicamente, desempenho.

  • Agora eu posso assistir a canais digitais FullHD FullSeg com minha Mygica/Geniatech X8507 ISDB-T e ainda sobra muita CPU. Isso era impossível com o Athlon X2 5200+. Eu só conseguia assistir aos analógicos;
  • Mesmo sem DXVA, consigo rodar um filme x.264 FullHD enquanto assisto a um canal digital FullHD FullSeg, e ainda sobra CPU.
  • Meu Firefox consegue salvar e abrir as mais de 2200 abas atuais muito mais rápido. Eu não cronometrei, mas digamos que levava 30s e agora está levando 10s
  • Aparentemente, HDDs externos USB 2.0 ficam mais rápidos ligados nas portas USB 3.0, mas apenas no Windows 7, porque o XP não suporta USB 3.0 (edit: errado; leia meus comentários). E parece depender do HDD externo.

O que eu perdi

  • Minha placa de TV sequer é detectada no slot PCIe mais próximo à CPU – Faltou mencionar que eu uso (usava) duas X8507 porque o software, Arcsoft Totalmedia 3.5, suporta PIP. Esse é o único slot que é PCIe 3.0, mas supostamente deveria suportar produtos PCIe 2.0. Esse slot também é PCIe X16 enquanto o outro é X4, mas não sei se isso faz diferença. Se não encontrar solução vou ter que usar outra placa de TV para assistir ao segundo canal, abdicando da conveniência de alternar entre canais com um duplo clique;
  • Não consigo ativar DXVA (edit: no XP. leia meus comentários) – Apesar do DXVA Checker dizer que a placa suporta até DXVA 2.0, ainda não encontrei uma combinação driver de vídeo + ffdshow que faça o DXVA funcionar. Isso está sendo um problema menor porque a CPU que escolhi é capaz de rodar x.264 com folga, mas ainda assim incomoda;
  • [16/02: resolvido. Veja nos comentários] Sou obrigado a usar meu monitor principal na VGA – Comparada com as minhas placas ECS de três anos atrás, essa mobo é muito fresca. No Windows XP, apenas o monitor VGA pode ser o primário, em qualquer combinação. A imagem só aparece nos outros durante o POST e depois de entrar no Windows. E após entrar no Windows também não é possível definir outro monitor que não seja o VGA como principal (a opção fica desabilitada – nunca vira isso antes). Ou seja: seu melhor monitor precisa estar conectado por VGA. No meu setup isso não é problema porque eu não vejo diferença entre VGA e HDMI com meus monitores,  mas se meu monitor principal pifar e eu acabar comprando um daqueles monitores “frescos” onde a imagem pela VGA parece “lavada”, essa falta de flexibilidade vai me atrapalhar muito. Isso também significa que minhas chances de usar três monitores (eu queria ter um girado em 90 graus só para ler revistas) ficam bem reduzidas, porque todos os monitores LCD que tenho sobrando aqui em casa (são cinco) tem apenas entrada VGA, que eu já estou usando. Já no Windows 7 a coisa se inverte: o monitor na DVI já entra como primário e o driver permite escolher outro;
  • Para usar meu gravador de DVDs Pioneer IDE, ou espeto uma placa IDE em um dos slots PCI, ou faço uma gambiarra para colocá-los em uma das portas USB 2.0. Não faz diferença na velocidade, então minha escolha vai e basear em custo e conveniência;

O que aparentemente não mudou ou ainda precisa ser testado

  • A porta SPDIF tem o suporte que eu precisava a bitstream (passthrough) de AC3 e DTS;
  • Falta testar as portas paralela e serial ( a placa não vem com os cabos) – Esse é um problema menor porque mesmo que não funcionem ou funcionem mal, como a placa tem slots PCI eu posso espetar uma placa que me proporcione portas “reais”, ao  contrário dos adaptadores USB desse tipo, que não são 100% confiáveis. Caramba, às vezes nem as portas “reais” prestam!
  • Falta testar se não há nenhum impedimento ao uso das seis portas SATA ao mesmo tempo (por causa de uma troca de fonte, só estou com um HDD ligado) no XP e no modo IDE. NA GF8200A eu só podia usar cinco das seis portas, por causa de uma frescura com AHCI, que eu não podia ativar.
26 comentários
  • Luciano - 476 Comentários

    “Meu Firefox consegue salvar e abrir as mais de 2200 abas”

    Eu juro que gostaria de ver um printscreen desse seu firefox com essas abas todas abertas. :D

  • Jefferson - 6.542 Comentários

    Aparentemente, DXVA no chipset Intel B73 (Intel HD Graphics 4000/2500) funciona no Windows 7 apenas. Fiz uma instalação nova do Windows 7 SP1 x86 para testar esse e outros problemas e mesmo sem ficar explicito que o DXVA está sendo usado, as aplicações estão usando bem menos CPU.

    • Totalmedia 3.5 -> Ao ativar a aceleração de hardware, que não funcionava de jeito nenhum com a motherboard anterior, o uso de CPU caiu de 20% para 5%;
    • PotPlayer -> Sem requerer qualquer configuração, está usando apenas 4% para reproduzir x.264 1080p.
    • Windows Media Player – > Para meu espanto, também está usando apenas 4% para reproduzir o mesmo filme

    O kmplayer requer de 15 a 20% de CPU para reproduzir o mesmo filme usando ffdshow, que não consegui fazer funcionar em modo DXVA de jeito nenhum. Aliás, o decodificador interno do kmplayer consome até menos CPU que o ffdshow, mas funciona muito mal, mesmo com este i3.

    Então, mesmo sem conseguir uma indicação explicita, só posso crer que os players estão conseguindo usar DXVA no Windows 7. E apenas nele.

  • Jefferson - 6.542 Comentários

    Quando vi o pequeno dissipador do northbridge dessa placa eu achei que esquentasse pouco. Que nada! Queima o seu dedo ao tocar! Para aumentar a vida útil da placa (a solda ROHS mostrou ser uma b**ta quando as coisas literalmente “esquentam”) é bom acrescentar um ventiladorzinho.

  • K4rl - 1 Comentário

    Sou novo por aqui, parabéns a vc. Ryan pelo site e pela aquisição da placa-mãe.
    Também tenho uma Gigabyte mas é GA-P55A-UD6 (http://br.gigabyte.com/products/product-page.aspx?pid=3234#ov), outra socket 1156 mas com chipset Intel P55. Meio indignado porque desde 2010 montei ela com muito bons componentes mas ainda não consegui “espremer” o conjunto lá muito bem, provavelmente por culpa do WinXp Pro SP3 meio bugado e também por qualquer ‘rata do cabeção’ aqui.
    Abraços!
    K4rl

  • Walter R. Gomes - 140 Comentários

    Poxa, Jefferson, que pena a placa ter morrido. Já que a máquina da PPM e de um amigo ainda são equipadas com placas do mesmo lote (montei as três maquinas ao mesmo tempo), fiquei curioso e fui verificar a data da compra das ECS A780GM-A Black Series, que foi no dia 16/07/08.

    Portanto, você pode acrescentar aí mais 32 meses de vida útil para a valente plaquinha. Por outro lado, foi bom saber do seu caso, acendeu a luz amarela aqui e já deixei a PPM de sobreaviso em relação a necessidade de um eventual upgrade.

  • Walter R. Gomes - 140 Comentários

    Fiquei com uma dúvida, Jefferson. Você cita que agora pode assistir canais digitais FullHD. O correto não seria apenas HD, 720p? Já existe transmissão em 1080p?

  • Jefferson - 6.542 Comentários

    Erro meu. As transmissões aqui ainda são 1080i.

  • Jefferson - 6.542 Comentários

    A pergunta de um cliente que gosta de Tomb Raider me fez lembrar de uma coisa. Acabo de testar Tomb Raider Underworld aqui e é a primeira vez que vejo esse jogo rodar de forma fluida. E isso a 1920×1080 @ 60fps. Em todas as minhas outras tentativas eu desisti antes de fazer Lara dar 50 passos.

    Só joguei alguns minutos mas a jogabilidade parece ótima e eu só percebo uma certa lentidão na hora de desenhar o menu. Mas eu acho que isso se deve mais a programação desleixada.

     

    • Jefferson - 6.542 Comentários

      Naaah… falei cedo demais.

      O jogo também fica lento mais adiante. Aparentemente renderizar as chamas da mansão Croft é demais até para o i3. Quando começa a aventura no fundo do mar, volta a ficar bom.

       

  • Jefferson - 6.542 Comentários

    Quando eu estava instalando a motherboard, li em algum lugar que USB 3.0 não era suportado sob Windows XP e assumi, dada minha experiência nula com essa interface, que esse fosse um problema do XP e que eu não tinha como usufruir de USB 3.0 no meu S.O. preferido. Mas agora descobri que não é: a Intel é que não dá suporte à velocidade SuperSpeed no XP. Aparentemente o chip USB 3.0 da VIA tem suporte.

    E essa não foi a única má notícia do dia. Também descobri que sob Windows XP também não há suporte a DXVA.

     

  • VR5 - 397 Comentários

    Nem falo do 8, mas te “rende” ao Windows 7, Jefferson…

    • Jefferson - 6.542 Comentários

      Não dá. O Windows Seven para mim ainda é um lixo. Tive dois problemas desagradáveis com ele no teste que fiz esta semana e falta tempo para montar os posts explicando.

      • Marcel - 4 Comentários

        Bom, se for pelo Delphi, pelo menos a versão 7 roda sem problemas nele.
        O painel de controle e o lugar das coisas ainda me atrapalha muito, a versão leve de alguns softwares (como o MS SQL 2000) eu acabei tendo que abandonar por versões mais recentes e ainda me perco um pouco.
        O restante é falta de costume…

        PS: E o XPMODE resolve o restante que não roda… 

  • Jefferson - 6.542 Comentários

    Resolvi o problema com a definição do monitor primário no XP. Era simples demais.

    Só quem pode definir o monitor principal no XP é o utilitário da Intel que fica na bandeja. Bastou ir em Dispositivo -> Vários dispositivos e escolher o monitor na porta HDMI como principal. 

    Parece com o que acontece com adaptadores Wi-Fi, quando o utulitário deles desativa o do XP. Porém nesse caso o XP avisa que outro programa está no comando.

    • Jefferson - 6.542 Comentários

      Tive novamente problemas com a definição do monitor primário no XP e vou registrar aqui o que está ocorrendo.

      Precisei reinstalar o Windows XP do zero e não estou usando os mesmos drivers que usei em 02/2013. Defini o monitor primário no utilitário da Intel e ao sair da hibernação tudo funciona como deveria, mas se eu precisar reiniciar o computador, o monitor ligado na HDMI volta sem imagem, apesar de continuar sendo o principal A barra de tarefas fica inacessível para executar o utilitário e Propriedades de Video abre no monitor apagado. Daí não dá para consertar.

      Desconectar o monitor HDMI com o Windows iniciado faz o monitor secundário se tornar o principal, mas ao reconectar o HDMI o problema volta. Ele se torna o principal, mas apagado.

      Por enquanto o único meio de contornar isso é reiniciar com o monitor HDMI desconectado e reconectar depois do Windows estar pronto. Aí sim os dois monitores funcionam como foi configurado.

      Versão do driver: 6.14.10.5441

  • Ygor Almeida - 136 Comentários

    É que você ainda tem lá suas dificuldades em largar o XP. E olha que tem tempo que você não se rende a ele.
    Bom, mas curiosidade … pelo preço nada fora do comum hoje, porque ainda 4 gigas ( sem ser a desculpa do SO – porque você com certeza tem dualboot ).
    16GB de memória me passaram a ser tão normais, tenho tanto no notebook como no PC. E não devo ter gasto 150 reais nisso.
    Se tiver amigos no RJ, olhe no boadica preço de DDR3 … pentes de 4GB essa placa deve suportar tranquilamente 16GB – são tipo 30 reais, 40 reais … é generica. Mas usar o Win7 64 – e poder esquecer de olhar pra memória é uma maravilha. Abrir as 2200 abas fo FF ia ser fácil. Alterar tarefas e jogos pesados ( sei que não joga nem tem uma placa de video pra valer ) também seria show.
    Curiosidades de quem não procurou, essa mobo é UEFI ou é BIOS ainda? Já teve acesso a UEFI e experimentou as melhorias ??
    Assim que eu pegar os links te mando um post interessante – quem sabe se estiver afim de testar sobre o mod das OROMS na BIOS/UEFI – para controladoras AHCI, RAID, LAN, VBIOS e afins.
    Grande abraço, estava sentindo falta de posts mais regulares !!!
     
     
     

  • Cleiton - 1 Comentário

    Olá Jefferson!

    Você teve que atualizar a Bios para usar esta placa com o i3 3220?

    A minha aqui não liga de jeito nenhum.

  • DheRLaN - 5 Comentários

    Ryan, usando o pacote K-Lite Mega Codec Pack, ele dá a opção de usar o Intel Quick Sync como acelerador para filmes (escolhi durante a instalação). Aqui fica suave a utilização do CPU também (estou usando um Core i5 2500k)

  • Ricardo Tavares - 1 Comentário

    Olá Jefferson!
    Eu estou usando a placa Gigabyte GA-B75M-D3H também, instalei uma placa de vídeo asus GTX550TI porêm não consigo enviar á imagem pela HDMI da mesma, já viu algo parecido que posso me ajudar.
    Obrigado

  • Jefferson - 6.542 Comentários

    Estou usando essa placa há mais de 100 dias com o Windows 8.1 x64. Não encontrei nenhum problema. Usando dois monitores, vários HDDs, todas as portas USB e 8GB de RAM (utilizável: 7.69GB).

    Mas no Windows 7, se as portas USB 3.0 pararem de funcionar, experimente trocar o driver das portas ou instalar o “USB 3.0 Root HUB” com a ajuda do DriverPack 13 R375 (testado) ou com o “INF Update Utility” da Intel (presumido).

  • Leonardo - 7 Comentários

    Você ainda usa essa placa Geniatech X8507 ISDB-T ?
    Depois de mais de 10 anos guardada, resolveí tentar usa-la.
    Estou tentando usa-la no Windows 11.
    O driver instala mas nenhum programa a reconhece.
    Não há mais informações sobre ela ou drivers novos.

Deixe um comentário

Você pode usar estas tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">

  

  

  

:) :( ;) O_o B) :lol: :huh: :S :D :-P 8-O :yahoo: :rtfm: :dashhead1: :clapping: more »