A sugestão vale para qualquer concorrente, é claro. Infelizmente, qualquer um que venda no ML sabe que eles não tem interesse nisso.
Vou direto ao ponto e explico adiante: O ML seria um lugar muito melhor para se negociar se o vendedor pudesse recusar uma venda antes de receber os dados do comprador.
O mecanismo é simples. Quando um comprador clicasse em “finalizar a compra”, no lugar de serem disparados os habituais e-mails com os dados das partes, o vendedor receberia um e-mail dizendo algo como:
IRRESPONSAVEL7516 deseja comprar o produto XYZ. Você concorda com a venda?
Em caso de NÃO, por favor marque uma ou mais razões:
- Esse corno é de outro estado e não negociou o frete antes;
- Esse corno é de outro estado e está no anúncio que eu não envio esse produto específico pelo correio;
- Esse corno acaba de se registrar, não fez nenhuma pergunta e foi logo comprando. Não me inspira confiança;
- Esse corno tem qualificações preocupantes;
- Tenho outras razões contra esse corno;
Em caso de negativa, o corno comprador receberia um e-mail com a justificativa e poderia tentar reverter a decisão, conversando com o vendedor no campo “Perguntas ao Vendedor”.
Uma medida simples, que faria o comprador se esforçar para ter boas qualificações, porque sem elas ele poderia ficar efetivamente impedido de adquirir o que deseja. Do jeito que o ML funciona hoje, o comprador pode fazer o que quiser que não dá nada para ele. Como vendedor eu me sinto refém dos irresponsáveis que “compram” meus produtos sem o menor compromisso de pagar por eles. Ainda tenho que ficar 21 dias pedindo educadamente ao comprador que honre seu compromisso e torcer para que ele pelo menos não me negative só por farra. Para no final o ML me penalizar no meu indicador de confiabilidade pela venda não concretizada, não importando o caráter do comprador.
Jefferson, eu acho que nem precisava disso tudo. Se fosse algo assim eu já estava muito satisfeito:
A) Método “vendedor requer pagamento imediato” tal qual no Ebay. O ou seja, você vende só para quem tem cartão de crédito. E some a isso que o valor do frete já seria inserido na PORRADA com base no CEP do cadastro do comprador, dando a ele apenas duas escolhas: PAC ou SEDEX. Pagou, credita a venda, não pagou, não me ferra.
Mas é claaaaaaaaaaaaaro que o mercado lixo quer mesmo é levar a comissão por venda, ou no minimo a tarifa de anuncio.
Gostei do “corno”… eheheh…
Eu por exemplo inventei de comprar no Mercado Livre um produto de um vendedor da minha cidade, mas para a minha infelicidade depois de comprar o produto o vendedor respondeu o e-mail na primeira vez e por alguma razão, depois de eu marcar um local para pegar o produto, ele não foi. E por mais que ensistisse em falar com ele, ele me ignorou, não respondia mais os meus e-mails e não dava mais satisfação, depois de vários e-mails enviados eu finalmente cansei e taquei uma avaliação negativa nele (porque ele não dava satisfação), e ele em represaria também me qualificou negativamente.
No final eu acabei com a minha fixa suja (no Mercado Livre) porque o energumeno não quis mais vender e nem se dignou a me dar uma satisfação, e eu logicamente taquei ferro na avaliação. Desse jeito acho que fica meio difícil ter honestidade nas qualificações se que qualifica negativamente sofre retaliação pelo vendedor (isto nem deveria ser possível).
Eu notei que alguns vendedores parecem ter acesso às qualificações prematuramente. Eu supus que fosse gente com grande volume de vendas, mas se o cara marcou entrega pessoalmente não deve ser o caso dele. Deve ser um vendedor ocasional como eu.
É por isso que agora só compro pelo Mercado Pago, não compareceu, não enviou. Reclamo lá e recebo o dinheiro de volta. Não gasto.
O que nos leva de volta ao tema do meu post. Se o vendedor faz isso, a punição é garantida, em reputação e dinheiro, porque pelas regras do ML se o negócio não for concluído por culpa do vendedor, a comissão do ML é debitada de qualquer jeito. O que acontece com o comprador se fizer o mesmo? Nada. E o vendedor ainda é punido na sua reputação.
Intruder A6: mas e se você reclamar com a administração do ML, resolve alguma coisa? Eles dão retorno?
Nem quero perder meu tempo com o ML, pois o que eu já ouvi das dificuldades de conseguir qualquer coisa com eles me desanima.
Mas com o eBay é outra coisa, se você segue as regras e obedece aos prazos o risco é quase zero. Acho que prefiro esperar mais de um mês para receber os produtos do que enfrentar o ML. Infelizmente tem certas coisas que não dá para comprar pelo eBay, como baterias chumbo acidas, no-breaks e similares porque o frete acaba sendo muito proibitivo, e ai não tem muito jeito.
Acho que cabe fazer um esclarecimento
Sim, você pode tascar uma qualificação negativa bem verborrágica nele. Mas Isso só significa algo para o comprador que se importa, porque na prática tanto faz o comprador ter zero ou 40% de qualificações negativas. Ele continua livre para intimidar qualquer vendedor. Seu comportamento no ML tem o mesmo peso que o de um usuário responsável.Essas qualificações só irão fazer diferença se um dia ele quiser vender algo. Mas para o comprador não existe nenhuma punição efetiva dentro do sistema do ML.
Só existe uma punição efetiva ao comprador. Se ele atingir -2 pontos, babau, o cadastro dele é inabilitado automaticamente.
Não é, não. Eu vendi na semana passada a um cara que tinha -2. E eu mesmo fiz um cara ficar com -3 pontos porque ele desistiu de todos os três produtos que comprou mas o cadastro dele continua habilitado.