A Hostgator me tirou do ar duas vezes. E a culpa não era exatamente minha.

Não, não foi por isso que eu não tenho escrito aqui no blog. É que eu tenho andado ocupado. Mas o que a Hostgator fez me deixou assustado porque bloqueou o acesso de todos vocês ao que já foi publicado. E isso é ruim, muito ruim! :)

A primeira vez foi há um mês. O staff da Hostgator bloqueou, alegando excesso de uso de CPU, o acesso à parte principal do domínio ryan.com.br com centenas de páginas em wordpress. Como eu nunca tinha tempo *e* paciência para seguir as instruções para “sanar o problema”, o bloqueio perdurou por um mês (perdi posição no ranking do Google, receita do adsense, etc) Sentei, conferi o longo checklist deles à procura de problemas e não achei nada. Tudo o que podia fazer era atualizar o WP-Super-cache e pedir para desbloquearem. E eles desbloquearam.

Isso foi na semana passada. Hoje eu descubro que a Hostgator, alegando novamente uso excessivo de CPU, bloqueou minha conta inteira. No mínimo 4 domínios (incluindo o da empresa de um cliente) saíram do ar.

Como não tinha a menor lógica isso ser minha culpa, eu educadamente  “rodei a baiana”. Expliquei em resposta ao ticket que há meses eu não fazia qualquer modificação em qualquer dos domínios (“tá tudo no piloto automático”) e não sabia nem por onde começar a resolver um problema surgido “do nada” que afetava minha conta inteira. Deixei claro que achava mais fácil mover tudo para a Dreamhost.

E até comecei a pesquisar o que era preciso para fazer essa migração. É um saco, porque a Dreamhost não usa cPanel, então cada instalação do wordpress e cada banco de dados precisam (precisa?) ser exportados e importados individualmente (até onde cheguei a ver).

Horas depois, quando eu já achava que o staff estava “de pirraça” por causa de minha ameaça porque não tive notícias e eles geralmente respondem rápido, recebi uma atualização de ticket dizendo que localizaram o problema. Um único endereço IP, tentando baixar um de meus arquivos (um pacote de firmwares da Dyomate), estava disparando milhares de solicitações a um script php do wordpress. Eles então bloquearam o IP que estava fazendo isso e liberaram a minha conta.

Mas o correto não teria sido fazer essa checagem logo no início? Quer dizer que um único indivíduo consegue derrubar um site hostgator e o cliente é que tem que investigar isso? Fui vítima de um ataque DoS que qualquer um poderia fazer?

Só não mudo para a Dreamhost já porque não tenho *certeza* de que lá seja diferente.

PS.: O IP era de Singapura. Investigando os logs percebi outro problema também originado em Singapura, por outro IP mas tendo como alvo o mesmo arquivo. Como eu não posso bloquear um país inteiro por causa disso, decidi tirar do ar o arquivo.

 

VN:R_U [1.9.13_1145]
Rating: 0.0/5 (0 votes cast)
11 comentários
  • Ygor Almeida - 126 Comentários

    Ryan,
    Não que a Dreamhost seja melhor ou pior, tudo depende de quanto você usa ou consome dos diversos tipos de planos que eles tem. Não sei quanto você usa no atual host, ou quanto paga ou estaria disposto a pagar por mês.
    O conceito da Dreamhost é outro, não é com painel de revenda/hospedagem mas você pode se virar bem depois que pega o esquema.
    Bom eles tem um cPanel Importer – caso vc queira transferir uma conta cPanel para eles – o painel proprietário se conecta a sua conta ou backup e transfere por você.
    Não é só você que anda ocupado. Relaxa, estou na mesma situação. Já tentei umas 3 vezes achar tempo para um projeto semelhante ao Quick Talk e escrever umas coisas sobre meu trabalho experiencias e meu cotidiano, mas sem tempo também não consegui. Ta tudo no rascunho do meu blog também. Sem nunca ter sido publicado.
     
     

    VN:R_U [1.9.13_1145]
    Rating: 0.0/5 (0 votes cast)
  • snowzpoc - 265 Comentários

    bom ver postagem nova, pena ser com um problemão desse. Continuo visitando para aprender com as peripécias enfrentadas pelo Jefferson.

    VN:R_U [1.9.13_1145]
    Rating: 0.0/5 (0 votes cast)
  • Magno Lima - 8 Comentários

    Já que levantou a dúvida no vernáculo, vou opinar:
    E, antes de tudo, informo que você é o melhor escritor de português que eu conheço dentro da “classe” de tecnologia :-)
    Há anos sou leitor daqui, mais no silêncio eu sei, mas digo que são poucas as escorregadas.
    Então vamos lá: (e somente no parágrafo em questão):

    “—-> E até comecei a pesquisar o que era preciso para fazer essa migração. É um saco, porque a Dreamhost não usa cPanel, então cada instalação do wordpress e cada banco de dados precisam (precisa?) ser exportados e importados individualmente (até onde cheguei a ver). ” “E até comecei a pesquisar o que era preciso para fazer essa migração” o verbo *precisar* ficou carente da preposição. Ficaria corrigido assim:

    —–> “E até comecei a pesquisar DO que era preciso para fazer essa migração”

    Quanto ao “… cada instalação do wordpress e cada banco de dados precisam (precisa?) ser exportados…”

    Penso que seja o caso do singular: “…cada instalação do wordpress e cada banco de dados precisa DE ser exportado…” (olha o danado do precisar aqui novamente :-) )

    Mas não estou completamente seguro, já que, neste caso, há a conjunção aditiva “e” trazendo a ideia de soma das duas orações, o que poderia levar o verbo ao plural…
    Fica, então, a deixa para contribuição dos demais (contribuição de gramática em um site de tec…kkkkk
    Grande abraço

    VA:R_U [1.9.13_1145]
    Rating: 0.0/5 (0 votes cast)
  • snowzpoc - 265 Comentários

    Jefferson, cadê você??? 

    VN:R_U [1.9.13_1145]
    Rating: 0.0/5 (0 votes cast)
  • alexandreteles - 6 Comentários

    O Jefferson sumiu?

    VN:R_U [1.9.13_1145]
    Rating: 0.0/5 (0 votes cast)
  • acneri - 8 Comentários

    Eu já havia mesmo cogitado a possibilidade dele ter sido preso e não ter acesso à internet quando ele fez a operação…
    Hahahaha!
    Eu entendo! A oferta de entretenimento tem aumentado muito. E eu não ficaria escrevendo pra um monte de marmanjo quando tem uma porção de gatinhas por aí!
    Vai tranquilo, Jefferson! O povo se vira aqui! :lol:

    VN:R_U [1.9.13_1145]
    Rating: 0.0/5 (0 votes cast)
  • VR5 - 397 Comentários

    Operação??? NEM vou perguntar que operação…

    VA:R_U [1.9.13_1145]
    Rating: 0.0/5 (0 votes cast)
    • Jefferson - 6.106 Comentários

      HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA :lol:

      Tenho uma razoável certeza de que ACNERI está se referindo à minha cirurgia nos olhos, da qual certamente você está a par :D

       

      VN:R_U [1.9.13_1145]
      Rating: 0.0/5 (0 votes cast)
  • VR5 - 397 Comentários

    Ah, nem me lembrava mais, tá certo! Mas que bom que aos poucos estás voltando aqui no blog! :)

    VA:R_U [1.9.13_1145]
    Rating: 0.0/5 (0 votes cast)
  • snowzpoc - 265 Comentários

    finalmente parei pra comentar, estava sem tempo:

    aeeeeee Jefferson, bom ver que estás bem e que o blog voltou, passava aqui todo dia, sem desistir :-)

    VN:R_U [1.9.13_1145]
    Rating: 0.0/5 (0 votes cast)

Deixe um comentário

Siga as Regras de Participação, ou seu comentário será ignorado.

Não faça comentários sem relação com os posts. Comente neste post para assuntos genéricos

Você pode usar estas tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">

  

  

  

:) :( ;) O_o B) :lol: :huh: :S :D :-P 8-O :yahoo: :rtfm: :dashhead1: :clapping: more »