Isso aconteceu ontem em duas máquinas distintas rodando Windows XP SP3 e conectadas a um servidor de domínio (não sei se é relevante). Ambas desenvolveram problemas sérios que me fizeram decidir substituir o hive SYSTEM do Registro pela cópia de backup e reinstalar tudo que precisasse de drivers. Ao tentar reinstalar o VirtualCloneDrive, a surpresa:
- Instalador acusa “Installation Failed!” mas prossegue aparentemente normalmente;
- Toda tentativa de montar um ISO acusava o erro “Unable to mount VCD”;
- Driver do VirtualCloneDrive aparecia com uma exclamação no Gerenciador de Dispositivos.
O mesmo problema, igualzinho, nas duas máquinas. Desinstalar e reinstalar o programa não surtia efeito. Para prosseguir com a instalação dos drivers (quase todo o meu kit de ferramentas está em arquivos ISO agora) tive que instalar o Daemon Tools nas duas, mas isso é meu “Plano B”, pois prefiro o VirtualCloneDrive. Quando a poeira baixou e eu tinha resolvido os problemas que me levaram a apelar para os backups do Registro, parei para tentar solucionar o problema criado pela minha decisão.
Encontrei este post, que falava do mesmo sintoma, com causa diferente. Mas que me fez olhar de perto os drivers. O virtualclonedrive instala dois (e não ter notado isso me confundiu por alguns minutos):
- ElbyCDIO.sys
- vclone.sys
Ao clicar com o botão direito para checar as propriedades dos arquivos, descobri que ambos estavam dando aviso de que “eu não tinha permissão para ver as propridades de segurança mas que ue poderia me tornar proprietário do arquivo e blá-blá-blá… ” Isso certamente estava errado porque eu estava logado como Administrador e localmente (não no domínio – será que fazia diferença?). Provavelmente instalação e desinstalação estavam esbarrando no mesmo problema.
Isso foi completamente inesperado. Eu não contava com ter um problema de permissões ao restaurar um backup do Registro. Ainda mais um problema cujo sintoma não menciona permissões. E apenas o VirtualCloneDrive me criou esse problema. Todo o resto dos drivers foi resinstalado sem erro.
Apaguei manualmente os dois arquivos e reinstalei. Problema resolvido.
Deixe um comentário