Por que não gosto de geladeira com dispenser de água gelada?

Eu comentei isso de passagem no post anterior e achei melhor esclarecer aqui.

Primeiro preciso dizer que nunca tive uma. Meu preconceito é baseado no que eu pude observar examinando exemplares nas lojas.

1)Não é muito diferente de colocar garrafas de água na geladeira, até mesmo porque você ainda vai ter que colocar garrafas de água lá dentro se quiser ter sempre água bem gelada. Ou você vai completar o reservatório com água natural e esperar que gele para poder beber? A única vantagem que consigo enxergar fica sendo não ter que abrir a porta para beber (com uma pequena redução no consumo de energia) e nada mais. Às custas de um razoável espaço desperdiçado com um elemento não perecível e do trabalho freqüente de encher reservatório e garrafas que o processo exige para termos água sempre gelada;

2)Como é feita a higienização do sistema? Após x meses nosso bebedouro começa a soltar fragmentos de uma espécie de limo dentro dos copos e aí temos que desmontar o sistema para limpeza. Como isso é feito pelo proprietário de geladeira com dispenser? Tem que chamar a assistência técnica?

17 comentários
  • VR5 - 397 Comentários

    Não dá para substituir a água por sucos, ou até melhor, CERVEJA? eheheh…

  • Gustavo Sarmento - 11 Comentários

    Bem, vou comentar de acordo com a minha experiência…

    1) O reservatório de água da minha geladeira tem capacidade para 3 litros. O que dá, com folga, para um consumo diário normal meu. Costumo completar o reservatório (com água mineral daqueles galões de 20 litros, ou seja: fora da geladeira) todas as noites, antes de ir dormir, garantindo que já se encontre na temperatura ideal no dia seguinte.

    2) Ao menos na minha geladeira, o reservatório é de fácil desmonte, permitindo fazer a higienização sem maiores dificuldades.

  • Pereirão - 10 Comentários

    Algumas dessas geladeiras tem entrada d’água direto da rede. Essas são, geralmente, as mais caras.
    http://www.samsung.com/br/consumer/home-appliances/refrigerators/french-door/RF263BEAESL/AZ

  • Daniel Plácido - 51 Comentários

    Bom eu por experiência digo que a praticidade de não ter que abrir a geladeira vale a pena
    o reservatório da minha é de 3l, pra mim que moro só e passo o dia todo fora dura uma semana

    O reservatório é bem fácil de ser removido para limpeza, mas o meu estava com as travinhas desgastadas daí a torneira empurrava o reservatório pra dentro, tive que fixar ele com cola quente, agora a limpeza é bem pouco frequente (só quando vejo a sujeira mesmo)

    bom eu se fosse comprar outra geladeira com reservatório compraria uma de melhor qualidade somente pela experiência que tive dos pininhos que fixam o reservatório terem detonado em pouco tempo

  • VR5 - 397 Comentários

    Agora falando mais sério: eu tenho em casa um bebedouro elétrico mesmo. Coloco em cima um galão de 20 litros (R$ 15,00 o galão) e tenho água ambiente e gelada.

  • Walter - 140 Comentários

    Não troco meu bom e velho filtro de barro por nada. Pena que com a péssima qualidade da água que a sabesp está entregando aqui em São Paulo desde o ano passado, eu tive que passar a abastecê-lo com água mineral de galão. Antes era só pegar a água direto da torneira e jogar no filtro.

  • Jefferson - 6.098 Comentários

    Eu esqueci de dizer que queria saber a opinião de vocês. Ainda bem que vocês pegaram a deixa :D

    Não é que eu ache a idéia do dispenser ruim. Pelo contrário: acho muito boa só que é geralmente implementada de uma forma duvidosa. Esta semana mesmo eu estava comentando com o amigo e vizinho José Carneiro a medição de energia no freezer horizontal dele: 2.1kwh/dia contra 1.1 a 1.3kwh/dia gastos pelo meu bebedouro. Eu achei que seria perfeito encontrar um freezer como o dele que tivesse um dispenser e entrada externa para água, mas caímos de novo no problema da higienização/manutenção do sistema.

    E eu entendo que três litros sejam o bastante para uma pessoa que mora sozinha, mas aqui em casa o consumo de água diário é maior e, como eu fico acordado de madrugada, quase não há um período inativo para resfriar a água.

    Eu vou dar uma olhada de novo nas geladeiras com dispenser para ver como é essa desmontagem. Nos modelos que olhei a impressão que deu é que seria preciso intervenção especializada se algo desse errado. Mas eu ainda preciso de um jeito de abastecer o dispenser continuamente.

    Outro pequeno problema que precisa de atenção é o custo e disponibilidade de peças. Durante os vários anos de uso do nosso bebedouro já tivemos que trocar torneiras três vezes (é a única coisa que quebra no velho guerreiro), mas como o modelo é facilmente encontrado no comércio nunca tivemos problemas e o conserto sempre é barato.

    • Vanessa - 1 Comentário

      A capacidade do meu reservatório é de 5L. Pelo q vi, creio q seja a maior do mercado. Pra higienizar o reservatório é muito fácil! Só puxar e depois encaixar. Minha geladeira é da Samsung

  • sandra regina alexandre da silva - 1 Comentário

    por favor, me tirem uma duvida, comprei uma geladeira eletrolux com dispenser de agua,quero sabe se vem com alguma trava q impeça a saída de agua, pq coloco até a medida encaixo e não sai agua, será q esta com defeito,ou tenho q retirar a torneira.

  • jean - 1 Comentário

    Tambem estava com esta dúvida e comprei uma Samsung sem o dispenser de água, pois minha dúvida era a higiene e o gosto da água que vem diferente da água mineral.

  • Jeferson - 1 Comentário

    Quero saber sobre o gosto da água, por favor, quem já tem dispenser de agua externo na geladeira, me informe

  • Sarah - 1 Comentário

    gente quando se fala em higienização, não se fala apenas do reservatório onde vocês abastecem de água, que esse todos percebem que dá de retirar e fazer a limpeza, mas o caminho que a água percorre quando sai desse reservatório até sair na torneirinha lá fora na porta, me dizem como se faz a higienização disso? Pois sabemos que todo local com passagem de água cria uma película de LIMO.

  • Filipe - 1 Comentário

    “dispenser” de água na geladeira é a coisa mais inútil. A casa que eu alugo vei com uma. Nunca usei, está sempre vazio. Aí faz meses que ela está ruim, o congelador junta muito gelo e vive pingando água. Além do mais, ela liga com muita frequência, mas a borracha de vedação não está ruim. Esses dias eu tirei o dispenser porque tinha muito gelo e a porta não queria fechar, aí eu vi uma coisa que eu não tinha reparado antes, para se ter o dispenser, tem que ter um furo na porta, bem na altura do congelador. Ou seja, a porta toda da geladeira tem isolamento térmico, exceto pelo furo do dispenser que pode ser que esteja contribuindo para a geladeira trocar temperatura com o ambiente externo, principalmente porque o dispenser vivia vazio. Acabei de enchê-lo com água, mesmo que eu não vá usá-la, mas para ajudar a reter a temperatura, vamos ver se ajuda. Mas como já foi mencionado acima, é um pusta desperdício de espaço na geladeira.

  • ANA MARIA CAETANO ANDRADE - 1 Comentário

    Boa tarde!
    Qual o modelo que pode abastecer o dispenser de água? Todos que pesquisei o abastecimento é externo.

Deixe um comentário

Siga as Regras de Participação, ou seu comentário será ignorado.

Não faça comentários sem relação com os posts. Comente neste post para assuntos genéricos

Você pode usar estas tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">

  

  

  

:) :( ;) O_o B) :lol: :huh: :S :D :-P 8-O :yahoo: :rtfm: :dashhead1: :clapping: more »