Como passar audio AAC do Windows via SPDIF para um receiver sem suporte a AAC.

Minha configuração:

  • Gigabyte GA-B75-M-D3H com processador Intel Core I3;
  • Receiver (home theater) Philips LX-600;
  • Windows XP SP3;
  • FFDSHOW tryouts rev4382 (03/2012);
  • Potplayer 1.5.40688;
  • Kmplayer 3.0.0.1440

Eu vou partir da premissa de que você já use o ffdshow e já tenha conseguido fazer o passthrough do áudio DTS e AC3 para o receiver usando-o.

O problema e a solução não são restritos a AAC. O modo mais “simples” de passar qualquer tipo de áudio não suportado pelo seu receiver via SPDIF é converter para um tipo suportado. Dos suportados, geralmente o mais fácil é converter para AC3. Em um computador moderno como um Core i3 essa conversão pode ser feita em tempo real de forma imperceptível mas não sei se funcionará bem com máquinas mais modestas.

Usando o ffdshow fazer a conversão em tempo real para AC3 é absurdamente simples:

ffdshow_audio_convert_ac3_ryan.com.br

No meu computador marcar e desmarcar a opção chaveia imediatamente o áudio já em execução, sem precisar fechar o player.

É importante notar que isso converterá qualquer stream “já decodificado” para AC3 e, se assim estiver configurado, o transmitirá via SPDIF para o seu receiver. Isso significa que muita coisa que você estava acostumado a ouvir pelos alto-falantes do PC  vai exigir que o seu receiver esteja ligado enquanto esta opção estiver marcada.

O problema com áudio de 44kHz

Depois que fiz essa configuração fiquei muito empolgado com o resultado até tentar ouvir os videoclipes que baixei do youtube em MP4 com audio AAC.

  • No kmplayer o ffdshow sequer era ativado. O próprio kmplayer reproduzia o som, pelas caixas acústicas do PC;
  • No potplayer o ffdshow era ativado, mas o som ficava ruim, com estalos o tempo todo.

Depois de mexer em muitas configurações e comparar muitas amostras de vídeos que funcionavam com os que não funcionavam percebi que comum a todos os clipes que não funcionavam era o áudio não ser de 48khz (o padrão DVD). Então eu habilitei o resample no ffdshow:

ffdshow_audio_resample_ryan.com.br

A configuração desta opção só vai funcionar direito a partir do próximo arquivo ouvido.

Isso resolveu o problema. Avicii, Kelly Clarkson, Calvin Harris, Shakira, Miranda Lambert, Kelly Rowland, Fall Out Boy, Katy Perry, One Direction, Maroon 5, Meghan Trainor, Lea Michelle e Ellie Goulding (entre outros) agora soam muito melhor no meu receiver.

É muito importante você ter em mente que, assim como a anterior, esta configuração vai afetar todo o áudio processado pelo ffdshow. Se você for como eu e preferir que o áudio seja sempre “original” a menos que seja realmente necessário mexer, lembre-se de desligar o resample quando não estiver precisando dele.

Deixe um comentário

Você pode usar estas tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">

  

  

  

:) :( ;) O_o B) :lol: :huh: :S :D :-P 8-O :yahoo: :rtfm: :dashhead1: :clapping: more »