Ou a pior melhor solução, você decide.
Brickerbot, a botnet de malware criada especificamente para destruir todo dispositivo inseguro que encontrar na internet continua firme e forte. DVRs, NVRs, cameras, modems (principalmente) e todo tipo de geringonça bizarra que só Deus sabe por que tem uma conexão direta com a internet estão caindo como mosquitos na raquete eletrificada. O hacker que criou o malware sugere que já desconectou “permanentemente” dois milhões de dispositivos.
Se algum dispositivo de rede seu “morrer” nos próximos dias, semanas ou meses, o problema pode ser esse: era inseguro, um potencial soldado em uma rede de cybercrime e por isso teve seu firmware corrompido remotamente. Se não quer que isso aconteça, pelo menos mude aquelas senhas default que você já deveria ter mudado há muito tempo, não exponha seu dispositivo à internet sem necessidade, principalmente em portas óbvias como a 80, 8080, 21, 23, etc. E sobretudo não coloque nada em uma DMZ que vá lhe fazer falta. É bom ressaltar que eu sei que não sou esperto o bastante para garantir que não serei afetado.
Embora eu lamente o prejuízo que isso causa para os consumidores, não parecia haver outra solução para a crescente e espantosa ameaça das botnets de IoT. Os fabricantes e provedores estão de braços cruzados, fingindo que o problema não existe e esperando que desapareça sozinho. Não vai. Ou vai, graças à pior melhor solução que estava disponível. Eu só posso desejar que boa parte dos dispositivos danificados esteja na garantia e isso dê um enorme prejuízo para os fabricantes que os faça levantar a bunda da cadeira.
“Eu só posso desejar que boa parte dos dispositivos danificados esteja na garantia”.
Posso responder com uma única palavra?
*DUVIDO!*
Eu concordo! Eu deveria ter terminado a frase com “mas eu duvido”.