Na semana passada eu comecei a ter um problema com várias contas de e-mail de um cliente para o qual eu também administro o domínio. O sintoma é o Windows Live Mail não conseguir baixar o último e-mail acusando um erro após 60s. Se o usuário clicar em “aguardar” fica permanentemente assim, mas se clicar em “parar” no próximo ciclo de coleta de emails o WLM baixa todos os que tiverem chegado nesse intervalo, menos esse último.
O código de erro, cujo número não lembro agora mas vou descobrir e registrar aqui, apontava para um possível problema no antivirus. Desinstalei o mesmo em uma das máquinas mas nada mudou.
Um mesmo usuário baixando de três contas diferentes podia ter o problema em apenas uma delas. E todos os usuários que baixavam da mesma conta tinham o mesmo problema (com uma curiosa exceção) logo não parecia ser problema no WLM.
Verificando via webmail eu constatei que o email que o WLM tentava baixar não aparecia na caixa postal.
Deletar a conta no servidor de e-mail e criar de novo resolvia o problema imediatamente, mas voltava no dia seguinte.
Como esse cliente estava há uma semana usando um acesso à internet de um provedor local porque a OI estava fora do ar e o erro sugeria ser ser algo causado por “interferência” no processo, eu suspeitei do provedor, mas não tinha como testar isso. Expliquei que eles iam precisar conviver com o problema por algum tempo e ficou assim por mais dois dias até a Telemar resolver o problema da linha. Eu estava ao telefone conversando com um dos usuários sobre o problema quando o acesso foi chaveado para a OI e o problema então “sumiu”.
Os usuários somente acreditaram realmente no que eu estava dizendo quando, dias depois, a OI cortou de novo a linha deles (está uma bagunça no bairro) e o problema imediatamente voltou quando o Load Balance chaveou para o acesso de backup.
Eu ainda não sei o que o provedor faz para provocar isso, até mesmo porque ele não respondeu a mensagem que mandei para ele perguntando se ele fazia alguma idéia do que causava o problema, mas se um dia eu descobrir registrarei aqui.
Esqueci de acrescentar que uma das contas apresenta um sintoma ainda pior. Todas as vezes que o WLM coleta os emails, baixa tudo o que já havia sido baixado antes.
Lembro que esse problema do email não receber o final dava no windows xp, mas não lembro se tinha solução;
Sobre baixar tudo de novo, isso acontecia; e ainda acontece hoje em dia: precisei formatar um note com Office 2013, e salvei o .pst para colocar de volta depois. Antes disso, me certifiquei de receber todos os emails, e durante o tempo da formatação, deveriam chegar alguns poucos novos emails.
No provedor ficam os últimos emails de 15 dias.
Ao terminar a reinstalação, configurar a conta (pop3) e direcionar para o referido pst, ao clicar em Enviar/Receber, vieram TODOS os emails do provedor, ou seja, dos últimos 15 dias
gerando duplicidade na caixa de entrada
O interessante é que, no mesmo escritório, fazendo em outra máquina o mesmo procedimento [e já aguardando a duplicidade], não aconteceu.
Isso é o esperado. No protocolo POP3 é tarefa do cliente de email manter um registro de que mensagens baixou e não baixá-las de novo. Se você reinstalou o cliente ele não sabe mais qual a última mensagem que baixou então baixa tudo de novo.
O que não é normal é o mesmo cliente de email baixar a mesma mensagem duas ou mais vezes.
Uma coisa que eu não consigo tirar da cabeça é o “padrão” formado entre as contas que apresentam o problema e as que não apresentam.
As que apresentam o problema são:
financeiro@
cobranca@
faturamento@
comercial@
secretaria@ – esta é a única dissonante.
Todas as outras contas, que não tem nomes relacionados com “dinheiro” ou são nomes de pessoas, não apresentam problema.
Hoje finalmente o problema da Oi foi resolvido (por enquanto) e surgiu um novo sintoma: Imediatamente quando o acesso passou a ser pela OI um dos usuários baixou 430 mensagens “novas” com datas desde o dia 13/06. Esse usuário me disse que as mensagens são realmente novas.
Outro usuário apontou ter recebido uma dezena de mensagens de uma uma vez sendo que entre elas estava uma datada do dia anterior que ele ele estava esperando.
Como essas pessoas vinham recebendo emails diariamente isso sugere que ao coletar mensagens usando o provedor de acesso alternativo mensagens estavam sendo “puladas” no servidor.
Se for possível, conversa com o suporte do provedor de email.