Eu não entendo por que algumas pessoas chamam o Firefox de “o Mozilla”

Eu não sei se é um fenômeno local mas aqui vai da dona de casa ao “técnico” de TI. E quando eu pergunto ninguém sabe explicar o motivo.

Eu até entendo perfeitamente que uma dona de casa leia “Mozilla Firefox” no ícone e tenha essa idéia, mas o que dizer quando a cliente responde “o técnico de TI lá da empresa também chama assim”?

 

11 comentários
  • Snow_man - 283 Comentários

    Seria a mesma coisa de chamar “Bombril” em vez de palha de aço?

    • Jefferson - 6.281 Comentários

      Não, é o mesmo que chamar o Internet Explorer, o Microsoft Office, o Microsoft Word, ou o Microsoft Excel de “o Microsoft”;

      Ou o Adobe Photoshop, o Adobe Acrobat ou o Adobe Flash Player de “o Adobe”;

      Ou mais ou menos como chamar o Windows Media Player de “o Windows”.

      Eu reitero que entendo o que leva uma dona de casa a cometer esse erro. Mas ouvir isso de um “técnico” dói.

  • Alexandre Prestes - 10 Comentários

    A única justificativa seria o fato de o web browser ser realmente chamado de Mozilla quando ainda fazia parte da suite de aplicativos derivada do código-fonte do Netscape Communicator.

    Quando houve a separação dos aplicativos em versões standalone, Firefox e Mozilla coexistiram por algum tempo, então a confusão era normal na época.

    Só tem um detalhe: isto ocorreu faz mais de 10 anos. Então realmente não faz sentido alguém ainda chamar o Firefox de Mozilla.

    • Jefferson - 6.281 Comentários

      Eu tive que fazer uma busca nos meus catálogos para checar isso. Realmente entre 2002 e 2004 eu tinha instalado um programa chamado “Mozilla.exe”. Mas mesmo tendo visto a prova de que eu instalei o programa, as lembranças de ter usado esse navegador não chegam. Talvez eu tenha usado o programa de email. O navegador deveria ser bem insignificante. Eu lembro nitidamente de ter iniciado no Netscape, depois ter saltado para o IE por volta da versão 3 ou 4 e depois para o Firefox acho que lá pela versão 3.6.

      Só tem um detalhe: isto ocorreu faz mais de 10 anos. Então realmente não faz sentido alguém ainda chamar o Firefox de Mozilla.

      Concordo. Eu vejo o Firefox como algo completamente diferente. Acho que a existência de um navegador que um dia já foi chamado de “Mozilla” é mais um motivo para não se chamar o Firefox de “o Mozilla”. Aliás, a página da Wikipedia diz que o codinome do Firefox era “Phoenix” e que ele é “sucessor espiritual” do Netscape Navigator. Ou seja: não dá nem para dizer que sejam usuários “das antigas” chamando o novo produto pelo nome que ele tinha antes. Como os idosos (e não tão idosos) que ainda falam “contos” e “mirréís” (sem ter a intenção de fazer graça) se referindo à nossa moeda.

      • Jefferson - 6.281 Comentários

        e depois para o Firefox acho que lá pela versão 3.6.

        Errado. Eu uso o Firefox pelo menos desde a versão 1.5.

      • Alexandre Prestes - 10 Comentários

        Se me permite a digressão…

        Em uma época com tão poucas opções em navegadores era comum escolher um e ficar com ele por muito tempo. No meu caso, quando me enchi o saco da lentidão do Netscape (sempre detestei o IE) migrei pro Mozilla M15 (versão beta, lançada em 2000) e permaneci com ele até ser descontinuado em 2006.

        Mesmo assim, não migrei diretamente para o Firefox. Passei a usar o sucessor do Mozilla (Seamonkey, continua sendo desenvolvido) até 2008, quando mudei para o Firefox 3.0.

        Pouco tempo depois o Chrome foi lançado, o Opera havia evoluído significativamente e assim o leque de opções aumentou bastante.

        • Jefferson - 6.281 Comentários

          Se me permite a digressão…

          1)Como leitor participativo e antigo você tem certos privilégios que não dou a novatos;

          2)Respeitando minha opinião e não sendo desinformação/mentira, todo mundo pode dar a sua aqui;

          3)Vocês tem muito medo do meu temperamento ;)

        • Jefferson - 6.281 Comentários

          Eu dei a resposta acima achando que “digressão” fosse sinônimo de “divergência” apesar de não entender como se encaixava com o resto do texto.

          às vezes minha capacidade de ser estúpido me espanta…

  • Daniel Plácido - 51 Comentários

    Realmente nunca tinha parado para pensar nisso, aqui em Brasília também praticamente todo mundo chama o Firefox de Mozilla.
    Antes eu ficava meio desconfortável com isso, as vezes corrigia a pessoa e explicava, mas preferi me acostumar, chamem como quiser…
    Mas sempre que me deparo com esta situação geralmente são usuários leigos, que provavelmente não tem contato com computador há muitos anos, portanto foi um “vício” contaminado por terceiros.

  • Alexandre - 1 Comentário

    Como eu já fui usuário de outras aplicações, como o Sunbird e o Thunderbird, ambos da Mozilla, além de ler matérias sobre a empresa, sempre diferenciei, mas, pelo que vejo por aí, é muito comum chamarem o navegador de Mozilla, quando não falam Godzila kk
    Em relação à suite de escritório, muitas pessoas conhecem mais de um produto Microsoft, então chamam só de Office (embora existam Libre Office, Open Office…).

Deixe um comentário

Você pode usar estas tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">

  

  

  

:) :( ;) O_o B) :lol: :huh: :S :D :-P 8-O :yahoo: :rtfm: :dashhead1: :clapping: more »