30 dias sem tomar café

E com um efeito inesperado: os sintomas da minha intolerância a lactose foram bastante reduzidos.

Um mês atrás eu fui parar no hospital depois de seis horas tendo vertigem. A suspeita era de que eu tivesse labirintite. Como eu tomava muito café (entre um litro e um litro e meio por dia, quando em casa), todos os dedos foram apontados para isso e eu decidi parar até fazer os exames. No primeiro dia eu senti mais falta, mas substituindo por chá isso não chegou a ser um incômodo. O único sintoma que tive de uma possível abstinência foi uma dorzinha leve no topo da minha cabeça dia sim, dia não, que só incomodava quando eu me movia, por uma semana.

Vendo como foi simples me livrar da vontade de tomar café, decidi tentar com outras coisas. Estou há 15 dias sem tomar refrigerantes e comer doces. Eu passo pela caixa de paçoca, pelos biscoitos recheados e panettone na cozinha e nem dou atenção. Também está sendo mais fácil do que me parecia. Eu não sinto como se estivesse me privando de algo pois é mais como se eu estivesse deixando de desejar algo de que meu cérebro não precisa realmente para se satisfazer.  Eu li em algum lugar que “açucar vicia” e que se você conseguir se livrar dele por tempo suficiente você pára de desejar doces. Aparentemente é verdade.

Outra coisa que aproveitei para mudar foi meu horário de dormir. Compelido pela necessidade de fazer exames que precisam ser feitos pela manhã, há 15 dias eu estou dormindo no período das 23h às 7 da manhã. Um recorde que não conseguia há anos.

Meu próximo passo é reduzir a quantidade de adoçante que tomo, porque aparentemente isso também vicia (ou, no mínimo, “dessensibiliza” o paladar). Meu objetivo é conseguir tomar chá sem nada adicionado (nem mel) e achar “bom”.

Quanto à intolerância à lactose, pode ser coincidência ou outro fator e eu não possa dar certeza ainda de nada. Só o tempo dirá. 30 dias é muito pouco.

O resultado do meu exame otoneurológico saiu hoje. Não tenho labirintite. Um dos vários indicadores disso é que minha audição está normal. Mas não vai ser por isso que vou voltar a tomar café. A médica me disse que, como sempre, a culpa pode ser do meu sedentarismo. Andar, correr, dançar, nadar, faz bem para o labirinto. Mais um motivo para que eu continue a evitar os refrigerantes e doces, porque se eu perder peso (devo ter algo entre 80 e 90 quilos) e voltar ao meu perfil “musculoso” de 73 quilos, todo exercício fica mais fácil.

 

 

13 comentários
  • Sidmar - 21 Comentários

    Eu acredito que se privar das coisas não resolve.

    O sucesso ocorre quando se atinge o poder de moderar.

    Penso que uma xícara de café por dia não deva deixar ninguém doente.
    O mesmo ocorre com o refrigerante mas em maior tempo, tipo uma vez por mês.
    Vinho, chocolate, bolacha, sorvete, etc.
    Tudo bem moderado deixa a gente mais feliz e não faz mal.

    • Luciano - 464 Comentários

      Eu tenho a mesma opinião, de que… radicalismo não faz bem.

      Tudo que é em excesso faz mal, até mesmo água.

      https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2014/05/26/beber-agua-em-excesso-pode-fazer-mal-a-saude-veja-mitos-e-verdades.htm

      O extremo oposto, ou seja, beber água demais, também pode fazer mal á saúde. Em pessoas saudáveis, o rim filtra em média 800 a 1000 ml de água em uma hora. “Não há risco de passar mal com quantidades de água que não excedam esses valores”, afirma a nutróloga Andrea Pereira, do Hospital Israelita Albert Einstein. “Já quantidades superiores a 3 ou 4 litros de água por hora podem aumentar o risco de hiponatremia, que é a queda do nível de sódio sanguíneo, podendo causar torpor, confusão e até convulsões”.

      Esse texto ai acima lembra de outra coisa que é necessário, mas tem que ter cuidado. O sódio.

      http://www.cliquefarma.com.br/blog/sodio/

      Eu sou hipertenso, tenho que tomar vasodilatador, mas pode se ver que se de alguma forma você banir o sódio e ingerir menos que o recomendado, terás problema justamente com a… água!

      Mas vamos ao café… nunca gostei de tomar café, mas recentemente ganhei uma cafeteira expresso, dessas que usam cápsula, quebrada de uma amiga, ela ia jogar fora e eu falei, eu quero. Consertei a dita cuja e digamos que passei a tomar um expresso curto a cada dois ou três dias. Não me afetou em nada negativo, mas percebi que quando você esta em uma tarefa entediante ou que é fácil perder a atenção, o café ajuda um pouco.

      E o açúcar… a menos que a pessoa seja um diabético, um pouco de açúcar na dieta é necessário, pois afinal é dele que retiramos energia. Basta lembrar que vários outro alimentos são convertidos em açúcar durante o processo digestivo. A exemplo o amido que no final do processo digestivo, vira glicose.

      Então vem a conclusão, a menos que você tenha alguma alergia ou restrição muito grave de alguma coisa, corta-la completamente do cardápio sem saber fazer a reposição por algo equivalente, pode fazer mais mal do que bem a longo prazo.

      O segredo é a moderação.

  • Daniel Plácido - 61 Comentários

    Eu estou a uns 15 dias sem café mas por problemas de gastrite.
    Não considerava que era tanto a causa mas o café era um veneno pra mim, já fiz endoscopia em 2015 e eu estomago estava bem ferido por dentro, na época diminuí o café tomei os remédios indicados e tal e resolveu.
    De uns meses pra cá voltou a toda doendo quase 24h/dia, comprei os mesmos remédios e nada resolveu, então resolvi cortar o café (logo pela manhã eu tomava café com estomago vazio), em uma semana já quase não sentia mais dor.
    Não sarou 100% mas 90%, e eu não estava tomando tanto café quanto tomava antes, então no meu caso preferi cortar mesmo o café totalmente.
    Irei voltar a tomar um café depois do almoço e tal, mas já me entupir de café logo pela manhã como eu fazia, não faço mais.

  • Jorge Mendonça - 53 Comentários

    No meu achismo 1L de café já seria muito, imagina 1,50 litros. Eu tomo uns 300ml por dia.

    • Jefferson - 6.465 Comentários

      Eu não tenho certeza de quanto eu bebia. Eu me baseio pela quantidade de vezes que eu enchia a garrafa. Não era menos de um litro porque eu fazia café todo dia e não eram mais que dois porque mesmo nas ocasiões em que eu tinha que fazer café duas vezes, era sempre no final do dia, sobrando muito para o dia seguinte.

      O mesmo está acontecendo com o chá. Estou tomando mais de um litro por dia.

  • Jefferson - 6.465 Comentários

    90 dias sem tomar café, já satisfatoriamente substituído por chá de canela.

    75 dias sem refrigerantes e doces. Tem uma caixa de sorvete há 90 dias no freezer.

    Uns dez dias sem comer pão, que foi trocado por cuscuz ou macaxeira.

    Também estou evitando beber durante as refeições e me policiando para mastigar devagar.

    Mas meu horário de dormir descontrolou de novo e ainda não consegui me livrar do adoçante.

    • VR5 - 397 Comentários

      Emagreceu? Já começou a fazer exercícios? Compra uma MTB ou uma SPEED e sai para padalar “cabra da pexte”… rsrsrs

      • Jefferson - 6.465 Comentários

        Emagreceu?

        Que eu tenha notado, não. Mas eu não esperava mesmo emagrecer só com essas medidas. Estou é de olho nas minhas taxas. Meu exame de sangue em outubro deu 98mg/dl de glicose e o “normal” é de 60 a 99. Em 2013 estava em 88. Gostaria de ver isso abaixo de 80.

        Já começou a fazer exercícios?

        Ainda não. Uma coisa de cada vez. Algumas pessoas não conseguem administrar várias mudanças simultâneas e no final nenhuma delas dá certo, causando frustração. Eu sou uma delas.

        Compra uma MTB ou uma SPEED e sai para pedalar “cabra da pexte”… rsrsrs

        Já tenho bicicleta. Parei de usar quando tive minha primeira crise na coluna lombar. Mas ela é minha segunda opção de exercício. A primeira é usar a piscina, mas para isso eu preciso tornar o exercício menos desconfortável e a primeira experiência é comprar uma roupa de neoprene. Minha piscina não é aquecida e é difícil se concentrar no exercício quando você está batendo os dentes de frio nos primeiros minutos. :lol:

  • Jefferson - 6.465 Comentários

    Um ano sem tomar café. Não consegui ainda me livrar do adoçante.

    Voltei a comer doces, refrigerante e pão desde a viagem para a Europa em agosto, porque manter um regime durante as férias ia ser um complicador a mais. Ainda preciso voltar ao regime.

    Mas curiosamente voltei da viagem pesando um quilo a menos (a atividade constante deve ter compensado o descontrole alimentar) e perdi mais um quilo nos últimos 20 dias. Estou com 80.5 agora e meu objetivo é reduzir pelo menos até 73, que é o quanto eu pesava há 15 anos, durante o período que frequentava academia.

    • Jefferson - 6.465 Comentários

      Nota: cerca de dois meses antes da viagem eu estava pesando 89kg. Comecei um regime de fome e viajei com 82kg.

    • Elio - 1 Comentário

      3 anos sem tomar café! Eu queria isso também Jeferson. Me conta como foi sua primeira semana e primeiro mês e o que sente agora por evitar isso? Eu tentei uma vez parar de tomar café, em um< mês, mas quebrei o desafio quando voltei a trabalhar. Quero tentar parar de novo. 48h já.

  • Jefferson - 6.465 Comentários

    Três anos sem tomar café.

    30 dias sem tomar qualquer substituto (chá, chocolate, etc).

    Ainda não consegui me livrar do adoçante, mas só de ter parado com os substitutos do café minha quantidade de adoçante ingerida durante o dia caiu significativamente.

    Tive que fazer novas alterações porque há meses eu tinha deixado de lado o chá e passado a tomar chocolate quente como substituto do café (nada saudável, eu sei). Com o confinamento da pandemia meu peso voltou a bater nos 87Kg. E atribuí isso em parte à falta de movimentação (parei de andar de ônibus) e ao acréscimo de calorias do chocolate.

    Iniciei um novo regime de fome, mais severo que o de 2018, e perdi 8kg no primeiro mês. Estou com 78kg agora (menos do que pesava no final daquele ano) e minha próxima meta é chegar aos 73Kg.

    Tive que fazer ajustes no regime, porque um exame de sangue que fiz por outra razão mostrou uma leve anemia e deficiência de proteínas. Estou comendo um pouco mais, mas só alimentos que reforçam o teor de ferro e proteína (carne vermelha, ovos, coentro, etc). Não espero mais perder 8kg por mês, mas ainda estou perdendo peso.

Deixe um comentário

Você pode usar estas tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">

  

  

  

:) :( ;) O_o B) :lol: :huh: :S :D :-P 8-O :yahoo: :rtfm: :dashhead1: :clapping: more »