Impressora Brother HL-1112 (HL-1110). Não consegue instalar ou desinstalar.

Resumo da solução: Não escolha “português” no instalador. Escolha “English (United States)” e tudo vai funcionar como deveria.

Minha experiência com impressoras Brother é quase zero e isso estava me dando uma surra hoje. Todas as tentativas de reinstalar o driver da impressora no Windows 8.1 32 bits usando a única versão disponível online acusavam isto:

Dizer que “não há itens adicionais a serem instalados” me parece uma declaração estúpida. Mas mais estúpido ainda é não dar a opção de prosseguir assim mesmo. Se já está instalado e o usuário tenta instalar é quase certo que esteja havendo um problema. Já comecei questionando a competência da Brother.

Procurei um desinstalador em “Desinstalar ou alterar um programa” e não havia nenhum. Baixei o desinstalador disponível no mesmo link e rodei quatro vezes. Em cada uma delas o programa reportou que o driver tinha sido desinstalado com sucesso, mas tentar instalar acusava o mesmo erro e ao rodar o desinstalador de novo a impressora aparecia listada novamente. Mais uma razão para duvidar da competência da Brother.

Com o Voidtools Everything procurei por todas as ocorrências de “brother” no sistema de arquivos e apaguei. Não surtiu efeito algum. E somente depois que eu fiz isso descobri que na seção “utilitários” da instalação eu poderia encontrar o desinstalador.

Eu já estava pensando em procurar o CD original de instalação ou partir para remover a impressora do Registro na marra (arriscado) quando pensei em tentar instalar em inglês. Aí a coisa realmente mudou. O instalador continuou acusando que o driver já estava instalado, mas desta vez me deu a opção de desinstalar:

Cliquei em “Sim” e alguns segundos depois, aparentemente mais um bug, o desinstalador veio em português:

Cliquei em OK e o driver foi desinstalado, me permitindo prosseguir com a instalação. O que resolveu o problema que o cliente tinha.

Notar que o fato de funcionar em inglês mas não funcionar em português não é surpresa para mim. Foi por isso que testei em inglês. O meu último problema com isso fora o DSL-2740e com firmware Totolink, que não consegue terminar a configuração do modo Repetidor se estiver configurado para português.

1 comentário
  • Snow_man - 311 Comentários

    Caramba, Jeff, que bronca! graças a Deus que resolveu e obrigado por postar, tenho cliente que usa Brother.

    Ontem fui resolver problema com HP 8610; notebook foi formatado tem uns 15 dias com Win 10 home, e tinha instalado essa impressora normalmente: em rede com fio, com ip fixo.Daí na quinta parou de receber impressão; em vez de olhar o driver, parti pra remover e reinstalar. O que aconteceu? não finalizada a instalação.

    Parti para uma nova instalação via cabo usb, mesmo erro. Nos fóruns da HP e pesquisando, fiz alterações via Gpedit e no registro, além de uma alteração de driver no Gerenciador de Dispositivos (item Controlador de USB). Tudo dando errado.

    Mas depois de alguma dessas alterações, aceitou a instalação por usb; aí tentei adicionar impressora de rede. NADA. Aí a solução: pegar a instalada usb, e mudar a porta para o endereço ip. Deus é bom! aceitou e finalmente às 15h pude ir almoçar.

Deixe um comentário

Você pode usar estas tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">

  

  

  

:) :( ;) O_o B) :lol: :huh: :S :D :-P 8-O :yahoo: :rtfm: :dashhead1: :clapping: more »