Apps Android para entreter um menino entre 4 e 5 anos

O meu sobrinho até bem pouco tempo atrás ficava satisfeito com passar o dia assistindo ao canal Nick Jr.  Eu não sei se é porque ele está crescendo e ainda não descobriu (ele não sabe ainda operar o controle remoto) que agora outros canais são mais apropriados para ele, mas depois que ele descobriu a app Youtube Kids e começou a poder escolher o que assistir com a ponta dos dedos ele está cada dia mais parecido com o personagem Muttley da Esquadrilha Abutre, nos pedindo: “tablet, tablet, tablet!“.

Ele está alternando dois tablets, pois quando a bateria de um acaba ele pede o outro:

  1. Pipo M9
    • Rockchip RK3066 1.61GHz Quad Core
    • GPU Mali-400
    • 2GB RAM
    • 10″ 800 x 1280 (150dpi)
    • Android 4.1.1
  2. Acer Iconia One 7 B1-730
    • Intel Atom Z2560 1.6GHz Dual Core (4 CPUs)
    • GPU PowerVR SGX 544MP2
    • 1GB RAM
    • 7″ 600 x 1024 (166dpi)
    • Android 4.2.2

Estas são as apps que até agora achei mais úteis em entretê-lo:

  • Youtube Kids:  Como citado no início, ele usa para assistir inclusive a conteúdo que está inteiramente em inglês, mas é fã mesmo de animações mudas como Oddbods e Pencilmation. Curiosamente a Google não disponibiliza nada parecido para usar no PC, nem mesmo no Chrome. E a app não instala em meus tablets que tem uma versão do Android anterior à 4.1.
  • Go Kart Go! Ultra!: Esse eu consigo saber de longe que ele está jogando por causa da música. E ele joga bastante;
  • Subway Surfers
  • Rail Rush
  • Jetpack Joyride
  • Kart Stars
  • Dam The Man – O jogo entretém até adultos. Aparentemente, quando você diz que o jogador tem cinco anos, os diálogos são substituídos por imagens e aparecem dicas visuais de onde clicar;
  • Hill Climb Racing 2 – Requer que a criança decida quando acelerar e frear em um terreno acidentado. Serve para entreter até adultos.
  • Miraculous Ladybug & Cat Noir – Similar a Subway Surfers

Outras que pelo menos conseguem entretê-lo por 10 minutos de cada vez:

  • Color Hockey
  • Jungle Monkey Run 2
  • Gogo Thomas! – A primeira fase é muito fácil (um adulto não deve demorar nem três minutos para vencer as cinco corridas), mas a segunda já requer pagamento.
  • Lol Kart
  • Fruit Ninja – Funciona bem melhor no Acer;
  • Red Ball 4 – É um jogo simples mas bonito, que desafia o raciocínio da criança. O problema da versão gratuita é que periodicamente após o jogador perder tem que esperar n minutos (o intervalo é crescente) para poder jogar de novo. Meu sobrinho ainda não tem noção do que significa “você tem que esperar 18 minutos”.

Esta lista vai crescer. Eu instalei muitas outras e estou monitorando o interesse dele.

Observações

Eu recomendo criar uma conta Google só para a criança, porque isso traz as seguintes vantagens

  • Evita que a lista de apps infantis que você está instalando para ela polua a lista do proprietário do dispositivo e vice-versa.
  • Quando você empresta para a criança dispositivos que pertencem a pessoas diferentes (e por isso tem contas diferentes) você instala uma app em um e depois tem que procurar na loja de novo no outro. Achar uma app simplesmente usando a busca pode ser mais difícil do que parece por causa do grande número de apps que tem nomes parecidos. Por exemplo, tente procurar por “youtube kids” em um tablet que não tem suporte e a resposta virá com uma dezena de apps com nomes parecidos mas nenhuma é o que você está procurando. Adicionando a conta da criança em todos você simplesmente olha na biblioteca de apps da conta, na lista “não instalado neste dispositivo” e já vai direto na app certa. Se a app não tiver suporte, não aparece o botão “instalar” ao lado do nome.

Mas não preencha o cadastro com a idade verdadeira ou a criação da conta será abortada e, pior, você não conseguirá escolher outra data. Eu caí na besteira de fazer isso e mesmo refazendo todos os passos dando uma idade de 18 anos (para a América do Sul a idade mínima é 13) o sistema continua negando a criação da conta. O único jeito de passar é escolher outro endereço de email e colocar uma idade válida na primeira tentativa.

É curioso que o garoto não saiba operar o conjunto de controles remotos mas consiga operar o tablet, mesmo quando tudo está em inglês (eu configurei para português, porque não é meu filho. Se fosse estaria tudo em inglês). Talvez seja porque ele sempre pode ficar experimentando e voltar para o início facilmente tocando na tecla “home” ou no máximo reiniciando o tablet. Com a TV e o receptor de satélite é muito fácil se perder e precisar da ajuda de um adulto a cada n minutos.

No início eu quis evitar as apps com “compras no app” em favor das apps apenas com anúncios, mas depois fiquei duvidando da validade da minha estratégia. Eu não gosto das apps com “compras no app” mesmo não havendo a possibilidade dele gastar dinheiro real já que as contas não estão configuradas para isso porque há uma tendência à mesquinharia e já vi apps que você não consegue jogar meia hora sem esbarrar num obstáculo surpresa que você precisa pagar para remover, como Angry Gran Racing. O que significa que eu só jogaria 30 minutos pois mesmo gostando do jogo eu não incentivaria essa mesquinharia pagando por isso. Mas por outro lado as apps com anúncios podem ser realmente frustrantes para crianças. Se o anúncio aparecesse o tempo todo mas somente em um canto da tela seria bom, mas muitos anúncios aparecem no início no meio e no fim do jogo, cobrindo toda a tela.

Talvez eu esteja subestimando a inteligência de uma criança de 5 anos porque depois de dizer ao menino “toque no X onde ele aparecer” (para fechar o anúncio) ele não tem me incomodado com problemas desse tipo. Ele também aprendeu a instalar apps me vendo instalar para ele, mas depois que eu disse que não era para fazer isso porque poderia “quebrar o tablet” e eu não consertaria, ele parou. Eu ainda estou avaliando a possibilidade de configurar um tablet só com uma conta descartável para ele e deixá-lo instalar o que quiser (desde que o tablet não tenha acesso root fácil).

2 comentários
  • Matuto - 129 Comentários

    Gostei da dica do Youtube Kids, eu não conhecia. Como tenho dois afilhados pequenos, uma hora isso vai ser bem útil pro meu tablet.

  • Jefferson - 6.606 Comentários

    Eu estava levando uma surra tentando fazer funcionar as apps App2SD ou Link2SD, sem sucesso (não consegui particionar o cartão corretamente), para liberar espaço para instalar mais jogos na partição principal. Aí esbarrei em um comentário que me lembrou que o Android tem há muito tempo uma opção nativa de mover apps para o cartão SD.

Deixe um comentário

Você pode usar estas tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">

  

  

  

:) :( ;) O_o B) :lol: :huh: :S :D :-P 8-O :yahoo: :rtfm: :dashhead1: :clapping: more »