Esse pode ser um problema comum, mas foi a primeira vez que esbarrei nele.
Eu fui chamado porque um dos switches do cliente perdera comunicação com o switch seguinte. Ambos os switches eram Intelbras gigabit de 24 portas. Ao testar o cabo concluí que o fio branco do par verde estava rompido. Para recolocar em operação a rede o mais rápido possível decidi trocar o par verde pelo par marrom. Isso impediria a comunicação a gigabit mas pelo menos os dois pares essenciais à operação em 100Mbps estariam OK. No testador de cabos isso resolveu o problema, mas ao plugar o cabo nos switches não acendia nada.
Apesar de nunca ter esbarrado no problema desconfiei de palhaçada da Intelbras (que na minha opinião toma decisões de projeto bizarras) e que os switches estivessem se recusando a fazer o fallback para 100Mbps. Forcei isso substituindo o switch gigabit mais extremo por um switch de 100Mbps e isso resolveu o problema. Outra equipe vai passar um novo cabo amanhã.
Numa outra oportunidade quando eu puder voltar a esse cliente com menos pressa eu vou confirmar esse problema usando outro cabo e registrar o modelo do switch.
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