É preciso realmente muita incompetência para fazer alguém se arrepender de deixar a OI.
Pedi portabilidade no dia 17/09. Dia 18/09 enviaram o meu novo chip pelo correio. No dia 02/10 à tarde, mesmo sem eu ter recebido o chip ainda (que maravilha é o correio brasileiro), a TIM concluiu o processo, cortando assim minha linha da OI.
Estou há dois dias sem telefone e sem internet no celular.
E hoje, para adicionar insulto à injúria, recebi a conta para pagar até o dia 10.
E a TIM sabe que não recebi meu chip ainda.
05/10: Estou postando uma imagem da tela de acompanhamento porque estou desconfiado de que eles estão mudando o prazo a cada dia que passa. Tenho a impressão de que ontem o prazo dado era de até 12 dias úteis.
O canal indicado pela TIM para obter informações é a app MEU TIM, mas para acessá-la eu preciso de uma senha que para obter eu preciso receber um SMS através do meu número, que a TIM sabe que não está ativado, mas manda o SMS assim mesmo.
E ainda por cima eu tinha ainda R$18 de crédito no meu OI que eu poderia estar usando, mas fui impedido disso pela irresponsabilidade da TIM.
Eu fiz o inverso… pedi portabilidade de um Tim (pré-pago) pra um Oi (pós-pago junto com a banda-larga de casa). Além de ser obrigado a colocar crédito todo mês, o usuário ainda fica recebendo um monte de mensagens de promoções e em alguns casos ligações de atendentes para oferecer planos. Eu acho isso uma merda!
Isso para mim é fácil de resolver. Eu já não atendo mais a interurbanos e, assim como já fazia com a OI, bloquearei todos os números que eu identificar online como sendo do telemarketing da TIM. Então o telefone nem toca mais. Não há nenhum caso em que um telefonema originado da minha operadora de telefonia seja do meu interesse. A única coisa que eu verifico quando vejo um nos logs é se esqueci de pagar a conta.
Não era mais fácil ir a uma loja da operadora?
Não era. A mais próxima fica a uns 13km de minha residência e completamente fora do meu itinerário.
Para resolver o problema, sim, vai ser mais “fácil” ir a uma loja. Estou de saída para lá agora mesmo.
Fui a uma loja TIM. Lá eu descobri que teria que pagar R$15 por um chip para resolver, porque era uma franqueada. Para resolver sem pagar pelo chip eu teria que ir a uma loja própria. O jeito foi pagar porque as lojas próprias ficavam ainda mais longe e eu teria que pagar estacionamento outra vez. Problema resolvido em 10 minutos.
É engraçado que a franqueada tenha autonomia e autoridade para ativar seu número em outro chip mas não tenha a autonomia para entregar o chip de graça a você e ser ressarcida depois.
Tenho plano Controle TIM de R$ 60,00 / mês. É como se fosse R$ 15,00 por semana. São ligações ilimitadas para qualquer operadora (fixo e celular), em qualquer horário, utilizando o DDD 41. Sempre salvo os contatos com o DDD 41, daí posso ligar despreocupado de onde estiver e sei que estou na regra da operadora. A internet é de 4GB / mês. Esta internet pra mim é mais que suficiente, pois a maioria do tempo estou coberto por wi-fi. Só em deslocamentos é que ligo os dados da TIM.
Foi com esse plano que eu comecei, mas o meu saiu por R$50 na conta digital. O engraçado é que em seguida eu fiz para a minha mãe e ela ganhou 5GB. Descobri depois que fazendo em um desktop a TIM oferecia 4GB mas fazendo pelo celular oferecia 5GB.
Eu sei que cada caso é um caso, mas na minha região AINDA a operadora MENOS ruim (e com o melhor sinal) é a VIVO…
Numa situação dessas eu já teria aberto uma reclamação com a ANATEL, e eles devolveria o valor da sua conta em dobro (se já pagou), mas se você ainda não pagou você ficará livre do pagamento. É um abuso cobrar por um telefone que ainda não está ativo!
A minha lista de reclamações com a ANATEL é extensa, reclamo por tudo, e as operadoras realmente dão um jeito de resolver! E numa situação dessas eles resolverão, mas antes você precisa de uma número de protocolo com a TIM, e só após isso você pode abrir uma reclamação!
Não tem nenhuma operadora que preste, mas a OI consegue bater todos os recordes de ruindade!
Segundo a pessoa que me atendeu na loja minha situação é “normal”. Como eu escolhi o dia 10 para pagamento da fatura o pagamento que vou fazer nesse dia 10 refere-se ao mês corrente inteiro. O problema que resta é estar pagando pelo mês inteiro não tendo usado o serviço por cinco dias e meio.
Eu gostaria de ter isso por escrito, porque eu esperava pagar no dia 10 pela conta do mês anterior. Não estou habituado a um modelo onde você paga adiantado.
Banânia! Terra Brasilis!
Eu fazia isso também, mas pelo que eu saiba, a ANATEL agora é “só uma empresa de estatística”, sem poder nenhum sobre as operadoras.
O primeiro teste que fiz correu bem. Estou deixando o WiFi desligado e usando apenas a internet da TIM para ver até onde eu vou com minha franquia. E aqui em casa eu consegui assistir ao youtube sem problemas.
Antes eu usava o plano da OI que me dava 60MB de internet por dia por R$1. Mas eu saía pouco de casa. Uma mudança recente na minha rotina me colocou saindo de casa pelo menos 4 dias úteis por semana nos próximos dois anos e meio o que daria um gasto mínimo de R$16 mensais só com internet e sujeito ao limite de 60MB.*
Considerei que o máximo (se eu usar por mais que 16 dias mensais a diferença cai) de R$34 extras por uma internet melhor e ligações ilimitadas valiam a pena.
Nota: Eu não entrei nesse plano às cegas. O amigo José Carneiro usa há meses e está satisfeito. E esta é a primeira vez que eu não uso um plano inteiramente pré-pago.
*Na semana passada eu tive que passar o dia no hospital acompanhando minha mãe e mesmo usando apenas para ler notícias a franquia acabou muito cedo, me deixando entediado por horas pois esqueci de me precaver com um livro.
Eu estava estranhando o fato de que mamãe não recebera a fatura dela ainda por email, apesar de eu ter selecionado o pagamento dela também para o dia 10. Olhei na app MEU TIM no telefone dela e não havia nenhuma fatura a pagar.
Então olhei com mais atenção a minha fatura e para a minha surpresa está lá: “Mês de referência: Setembro”. E em destaque: “RESUMO DA SUA CONTA DE 17/SET A 18/SET”.
A TIM está me cobrando um mês de serviço por um dia de utilização, que supostamente ocorreu quinze dias antes do serviço sequer ser ativado.
É uma seqüencia de erros tão grande que me lembra a OI!
A única operadora de telecom “honesta” que conheci, era a antiga GVT. Depois que a Vivo comprou, mais do mesmo.
VIVO, TIM, CLARO, NEXTEL são praticamente iguais, quando se fala atendimento ao usuário. A Oi é o destaque NEGATIVO. Pior operadora pra mim, em todos os sentidos.
Conforme eu disse antes, pelo menos na MINHA região, a MENOS pior AINDA é a VIVO…
Só pra constar, aqui no estado de SP, pra mim, vivo, nunca, nunca, NUNCA mais! Tem um toda a história, todo o imbróglio que e empresinha de m#$d@ me fez passar. Nunca mais!
E só para constar: tem horas que eu até sinto saudade da época em que NÃO tínhamos telefone celular e vivíamos muito bem sem eles… éramos felizes e não sabíamos…
A única operadora de telecom “honesta” que conheci era a GVT. Depois que foi incorporada na Vivo, mais do mesmo.
TIM, VIVO, CLARO, NEXTEL pra mim são todas iguais. A Oi pra mim é a pior delas!
Finalmente liguei para o #144. Apesar de um humano ter atendido prontamente após eu ter discado o “8” de “Reclamação” ainda levou 13 minutos. Minha “divida” foi eliminada e quanto ao resto da confusão só ofereceram um pedido de desculpas pelo “inconveniente”.
Deveria ser bem mais que isso mas eu não gosto de me envolver em situações estressantes.
O chip que a TIM enviou pelo correio só chegou ontem, quase um mês após a postagem. E olha que foi carta registrada.
No mesmo dia eu recebi um email da TIM dizendo que a portabilidade ocorreria mais tarde, às 18:59.
É um nível de (in)competência semelhante ao da OI.
Eu até fiquei na expectativa de que de alguma forma meu chip já ativado fosse desativado para ativar o que chegou pelo correio, mas isso não aconteceu.
Não existe Vivo ou Claro na sua região? Pelo que sei eles são MENOS ruins que essas outras duas, pelo menos aqui na minha região…
Todas as operadoras estão presentes aqui, mas eu me baseei na oferta, que me pareceu melhor na TIM.
A correspondência da TIM:
Eu tenho uma dúvida que talvez vocês possam me ajudar:
Moro em Salvador e estou atualmente com o VIVO fibra de 50Mbits (que é ADSL apesar do nome Vivo fibra) e estou achando o serviço uma porcaria, muitas vezes a conexão fica terrivelmente lenta, isto quando não para de responder totalmente por alguns minutos. Já tive internet com a NET, e achei outra bomba, aqui também tem a OI, mas a OI para mim não dá nem para considerar como provedor de serviço de Internet (é a pior de todas).
E por causa da chateação com o serviço de qualidade muito duvidosa com a VIVO estou pensando em contratar o TIM fibra de 100 ou 150Mbits que está se instalando por aqui e muito em breve deve estar disponível na minha rua (se é que já não está disponível). Mas vocês me assustaram bastante com a TIM, porem eu já não aguento mais a porcaria da Internet fixa da Vivo (bons tempos da GVT aqui em Salvador).
Como é a qualidade do link da TIM com conexão de fibra óptica? O serviço presta? O link de 100 ou 150Mbits é mesmo de fibra óptica?
Acredito que pela sua velocidade na verdade não seria ADSL, mas sim VDSL (temos um link de 35 Mb na empresa assim)… somente um “preciosismo técnico”… https://pt.wikipedia.org/wiki/VDSL