O Cittamobi é um serviço particular gratuito disponível em mais de 70 cidades brasileiras que permite que você faça o rastreamento das suas linhas de ônibus preferidas em tempo real usando uma app no smartphone ou no navegador em um desktop. Os ônibus são equipados com GPS e transmissores (provavelmente GPRS) e transmitem periodicamente suas posições para a central, de onde as apps obtém a informação. Isso é especialmente valioso no caso da linha que uso com frequência, que tem um intervalo de 50 minutos entre os ônibus. Perder um é um grande golpe no seu planejamento do dia.
É um grande avanço com relação à idéia estúpida anterior implementada aqui em Recife, que requeria que você mandasse um SMS, pago, dizendo em que parada estava e que ônibus queria e esperasse um SMS de retorno dizendo quanto tempo faltava para o ônibus chegar. Muitas vezes a resposta chegava depois do ônibus ter passado, se chegasse.
Eu tenho usado muito ultimamente e realmente funciona, mas poderia ser muito melhor se não fossem algumas decisões contra-intuitivas de design. Notar que eu só conheço a versão 6.11.2 para Android.
Cada linha de ônibus é dividida em duas e você tem que descobrir sozinho o motivo
Quando você faz uma busca por qualquer linha, pelo número, duas linhas aparecem. Eu levei um tempão (dias) para entender que a app diferencia assim o roteiro “indo” do roteiro “voltando”. A app não diz quem é quem e mesmo quando você salva nos favoritos a app não permite que você dê um nome ou inclua um comentário. Você precisa escolher um dos itens, checar no mapa que se abre depois se é o sentido certo e se não for voltar e escolher o outro.
![]() |
![]() |
A linha acima (313) mostra sete ônibus em movimento, mas a que uso com maior frequência costumeiramente só mostra um em cada sentido (porque são poucos ônibus mesmo), some-se a isso o fato de que na tela pequena do celular é difícil notar as setas indicando o sentido e eu fiquei um tempão achando que as telas mostravam os ônibus separadamente (lembre-se: apenas dois ônibus). Demorei a me dar conta de que a linha era dividida em sentidos.
Na versão desktop, como eu descobri semanas depois, a app diferencia IDA e VOLTA claramente.
O que falta para essa informação aparecer na app Android é um mistério.
E para completar a confusão, quando o ônibus chega no ponto de retorno ele desaparece de um mapa e aparece no outro. Isso parece até um comportamento óbvio, mas tem um problema: se você estiver em uma parada a, digamos, 5 minutos do ponto de retorno, a app só “vê” seu ônibus quando ele está a 5 minutos de você. Quanto mais perto do ponto de retorno, com maior frequência você tem que checar a app para não perder o ônibus. E para piorar a situação mesmo com o rastreador do referido ônibus funcionando e a app sabendo onde ele realmente está, só porque ele ainda não cruzou o ponto de retorno ela “faz de conta que não sabe” e apresenta a você o horário estimado de chegada do ônibus baseado no horário publicado pela empresa. Então na mesma parada você olha a app e vê seu ônibus com uma chegada “estimada” dentro de 20 minutos e acha que é porque o rastreador do ônibus não está funcionando, mas no minuto seguinte ele aparece na real posição a 5 minutos de você porque ele cruzou o ponto de retorno. A única solução que encontrei para isso foi, quando a app me dá um horário apenas estimado, olhar onde o ônibus está no outro sentido. Eu perdi vários ônibus até descobrir isso.
No terminal o rastreador é desligado e o ônibus some
Possivelmente para poupar a bateria o rastreador só funciona com o ônibus ligado. Quanto mais perto do terminal você esperar o ônibus mais problemático isso fica. E nesse caso nem adianta checar o mapa do caminho contrário porque o ônibus que chega ao terminal geralmente não é o mesmo que sai (o motorista tem que descansar, ir ao banheiro, etc.). Quando o motorista da vez finalmente liga o ônibus para sair, o tempo que o rastreador leva para dar boot, fazer o “fix” GPS, enviar a posição para a central e essa posição chegar ao seu smartphone já compromete bastante suas chances de “ver” o ônibus no rastreamento antes dele passar pela sua parada. O que nos leva ao problema seguinte.
Falta uma opção de alarme de proximidade do ônibus
Os dois problemas anteriores seriam fortemente minimizados se você pudesse ajustar a app para tocar um alarme quando o ônibus aparecesse a, digamos, cinco minutos da sua posição. Mesmo que os problemas anteriores não existissem o alarme ainda seria útil, porque é muito mais confortável esperar o ônibus se você puder fazê-lo sentado, na sombra e sem precisar ficar atento o tempo todo. Com um alarme você pode escolher onde e como esperar. Mais incômodo do que ficar de pé esperando um ônibus por 50 minutos é não poder se entreter com um livro ou com o smartphone durante essa espera.
Nem todas as paradas tem a informação correta das linhas
Para você ver quanto tempo falta para seu ônibus chegar numa certa parada a Cittamobi precisa ter o cadastro daquela linha parando naquela parada e nem sempre essa informação está completa. Você não tem como reportar uma omissão para a Cittamobi nem como dizer “apenas para mim considere que essa linha pára nesse ponto”. Você tem que procurar outra parada que tenha a informação de que seu ônibus pára nela.
Você não pode selecionar paradas no mapa Itinerário
Isso é bastante confuso. Você pede para ver o itinerário de uma linha, vê as paradas, mas não pode selecionar uma delas para ver quanto tempo vai demorar para chegar ali e muito menos favoritar uma parada. Você só pode selecionar uma parada procurando no mapa “Vai para onde” e depois consultar de uma em uma parada na região desejada procurando em qual delas o ônibus que você deseja aparece listado. A solução para isso é primeiro consultar o itinerário do ônibus, memorizar no mapa qual a parada desejada e depois ir ao outro mapa para selecioná-la ou favoritá-la.
Já tentou usar o Google Maps?
Em algumas localidades ele mostra o itinerário ao vivo (acredito por GPS).
Outra solução que também testei um tempo foi o Moovit.
Recentemente reduzi muito meus trajetos diários de ônibus, estou usando bastante as caronas oferecidas pelo Waze Carpool.
Acho que o serviço não está disponível em Recife. Nesta página existe até uma animação mostrando o funcionamento, mas não consegui ver isso nem usando o navegador no notebook, nem a app no celular.
Eu testara o Moovit meses atrás e testei de novo agora. Não encontrei informações em tempo real.
Jefferson, suas sugestões são boas. Por curiosidade, você considerou enviar aos desenvolvedores para analisarem os problemas e suas sugestões de solução?
Eu acho que os problemas do Cittamobi são tão “óbvios” para qualquer um que use a app que eles só existem por desinteresse do desenvolvedor.
O que me incomoda nestas soluções é que tentam reinventar a roda, cada um a sua maneira.
Bastaria publicar as informações num formato conhecido que vários players como Google, Moovit e outros utilizariam os dados e apresentariam um produto melhor para os usuários.
Um exemplo é o padrão utilizado pelo Google Maps:
https://developers.google.com/transit/gtfs-realtime/?hl=pt-br
Descobri hoje que o Cittamobi é uma solução “provisória”. O serviço oficial de monitoramento de ônibus no Grande Recife, SIMOP, que foi licitado em 2013, ainda não entrou em operação. Resta saber se esse serviço que vai custar 40 milhões dos nossos impostos vai ter uma interface aberta ou não.
Estou dando uma olhada no Edital de Licitação do SIMOP e encontrei algumas coisas interessantes:
O sistema deve ter métodos auxiliares ao GPS para localização dos ônibus, entre eles o uso do hodômetro e a identificação por tags no itinerário.
Não é só rastreamento. O SIMOP envolve toda a operação do veículo, incluindo as câmeras, bilhetagem, sensores das portas, numero de passageiros, comunicações com o motorista, etc.
Ao iniciar o turno de trabalho o motorista se identifica no computador de bordo e diz em que linha aquele ônibus vai operar.
O tempo de boot do equipamento deve ser inferior a um minuto.
Olá, Jefferson, como vai?
Meu nome é Augusto Zimiani, sou UX/UI Designer no CittaMobi, e somente hoje encontrei seu post. Parabéns pela análise, é muito importante para nós encontrarmos opiniões sinceras e críticas ao trabalho que nos propomos a fazer, pois só assim poderemos melhorar definitivamente!
Todos os comentários tem bastante valor pra nós e saiba que não passarão despercebidos. Existem várias justificativas pra cada coisa, mas nem é o caso também ficarmos rebatendo ou dando desculpas. Vamos avaliar cada comentário dado no seu post e buscar fazer o melhor app possível!
Gostaria de te fazer um convite: tem interesse em se tornar beta tester?
Mais uma vez, obrigado pelos feedbacks!
Augusto, seu comentário se perdeu no sistema de moderação do blog e só hoje eu esbarrei nele e o publiquei. Nme mesmo o email que eu recebo para cada comentário postado eu consigo encontrar.
Desde que começou a pandemia eu parei de andar de ônibus. Talvez quando essa crise passar