Mas do que raios eu estou falando? Será que a Mozilla ainda tem algum “fã” hoje?
- A Mozilla já havia avisado isso no ano passado, mas só agora eu esbarrei no problema: todas as extensões XUL/Legadas do Firefox foram apagadas dos servidores da empresa. Uma mesquinharia sem sentido, que lembra o Yahoo apagando o Geocities. Não foram somente as extensões, mas os textos dos desenvolvedores, históricos, reviews de usuários, etc. Nenhum respeito pelos usuários, pelos desenvolvedores e pela importância histórica dessas coisas. O que esperar de uma empresa que apaga sua própria história sem cerimônias?
- Eu também notei que parece não ser mais possível baixar extensões facilmente no site da Mozilla para arquivar. Até bem pouco tempo atrás se eu visitasse a página da extensão usando o Internet Explorer eu tinha a opção de fazer o download da mesma, mas isso sumiu.
Saindo do tópico um pouco, mas para falar de extensões da família Chromium: https://arstechnica.com/gadgets/2019/01/google-planning-changes-to-chrome-that-could-break-ad-blockers/
O que você acha?
Eu não me importo porque:
1)Raramente uso o Chrome. Não gosto dele e o Firefox me atende muito melhor.
2)Não me importo com “anúncios”. Ao contrário das pessoas que parecem ter sua experiência de navegação completamente arruinada pela presença deles eu praticamente não vejo os anúncios em uma dada página quando estou em um desktop. No celular, por causa do pouco espaço na tela é mais comum eu ver e mesmo assim eles não me incomodam;
3)Tendo dito isto, eu bloqueio, sim, anúncios. Mas é por causa do javascript que eles trazem que pode ter malware. E para isso não uso ad-blockers na forma de extensões: eu uso um arquivo HOSTS que bloqueia tudo, para todo o Windows independentemente do browser que estou usando;
4)A Google fazer mudanças em seus produtos e serviços que deixam seus usuários **tos é praticamente regra;
5)Apesar do que disse no item anterior, convenhamos: a Google é uma empresa de propaganda. Está inteiramente no direito dela fazer com que o browser dela tenha que exibir propaganda. Eu diria que está no direito dela até mesmo fazer o Chrome se recusar a rodar na minha máquina por causa do meu bloqueio pelo arquivo HOSTS.
Mas eu compreendo que até usuários do Firefox estejam preocupados com isso, dada a aparente obsessão da Mozilla em copiar o Chrome.
Minha tolerância a anúncios no PC tende a zero, principalmente se for do Google. Não passo nem perto do chrome, evito usar o que puder de serviço do google, atualmente resume-se basicamente a gmail, search, youtube e listas de discussão. Dado a “regra” deles matarem serviços ao bel prazer e danem-se os usuários.
Minha birra com o google é que eles não quiseram dividir o bolo comigo, minha conta adsense foi pras cucuias sem eu ter feito NADA! Alguém me sacaneou e o google não entende isso. Então se ela não reparte o bolo comigo, eu não quero ver nem foto do bolo, simples assim.
No dia que o Firefox resolver copiar o google e bloquear extensões de ad-block parto pra sua abordagem de arquivo HOSTS ou faço pior ainda, meto um bloqueio nas regras do roteador MikroTik e bloqueio pra TUDO na minha rede!
Você poderia dar a dica de onde conseguiu essa lista do que bloquear no HOSTS.
Vim aqui pra dizer que… acho que a mozilla acabou de perder um fã. Motivo? Simples… estou fazendo upgrade de HD no meu notebook que estava com Windows XP, para Windows 7. O primeiro programa que instalei foi o firefox 65. Só tenho uma coisa a dizer. Festival de horrores.
Nisso já estou indo atrás das alternativas, e me parece que vai ser o Pale Moon. Pelo que entendi eles são fork do firefox, se funcionar bem com as estensões XUL, babau firefox.