Eu estava contente usando o Cartão Chave de Segurança, aquele papelzinho do qual eu podia ter cópias onde quisesse e reutilizar incontáveis vezes sem depender de bateria ou qualquer requerimento tecnológico especial (adoro tecnologia, mas odeio a idéia de depender dela). Mas por uma razão da qual não consigo recordar agora eu cedi meses atrás aos diversos apelos do Bradesco e ativei a Chave de Segurança no celular já tendo certeza de que mais cedo ou mais tarde iria me arrepender.
Foi o que aconteceu hoje. E olha que eu antecipei o problema e achei que estava preparado para ele.
Ontem eu tentei pagar boletos que estavam vencendo e, para meu espanto, o site do Bradesco recusou um após outro os códigos de segurança fornecidos pelo celular. Ao contrário da app Google Authenticator, a app Bradesco não tem uma opção “fix time codes” para ressincronizar com os servidores da instituição e fiquei olhando para a app sem saber o que fazer.
Hoje eu decidi tentar uma solução drástica, que agora sei que foi tola: como eu já estava mesmo pensando em resetar meu celular para investigar um consumo excessivo de bateria, decidi ver se isso também resolveria o problema da app. Na minha “inocência” eu achei que o fato de eu estar usando o mesmo aparelho e o mesmo número celular, que está cadastrado na minha conta, bastaria para me autenticar. Errei feio. Após a instalação da app Bradesco, ao tentar acessar a Chave de Segurança (o “token”) fui surpreendido pela mensagem de que teria que ir até um caixa eletrônico com biometria para reativar a Chave de Segurança no meu telefone.
Dois problemas:
- Eu nunca cadastrei minha biometria no Bradesco e não lembro da app ter me alertado para esse possível problema em nenhum momento. O Bradesco sabia que eu não tinha biometria e que precisaria dela em caso de perda do celular, mas acha mais “útil” ficar me importunando oferecendo serviços do que me alertar para possíveis percalços que terei com a conta. E isso porque sou cliente “Exclusive” (HAHA!);
- Estou em isolamento por determinação médica (e do bom senso) e não poderei ir ao banco por mais uma semana ainda.
Tentei fazer o pagamento de uma das contas (a faculdade) que podia ser paga com cartão de crédito usando meu Bradesco Visa e fui surpreendido pela exigência da Chave de Segurança também.
Tentei pagar o boleto pela parte da app Bradesco que eu podia acessar, mas isso requeria ligar para o Fone Fácil e ativar o serviço. No Fone Fácil, fui surpreendido pela gravação que me pediu também a Chave de Segurança.
Ou seja: praticamente fiquei reduzido a ver o saldo da minha conta.
Tive que pedir novamente ajuda ao amigo de todas as horas José Carneiro, que prontamente pagou meu boleto de R$612 que vencia amanhã. Ainda bem que até chegarem os próximos vencimentos terei tido condições de resolver esse problema pessoalmente no banco.
Nota: o pagamento da mensalidade da faculdade, que podia ser paga também por cartão de crédito, eu consegui fazer com meu cartão Nubank, que apesar de criar um pequeno obstáculo ao reinstalar a app de segurança no telefone, foi muito mais simples de resolver. Bastou tirar uma selfie minha segurando minha CNH e em um minuto o meu acesso foi liberado. Não sei se o pessoal de lá é ágil assim mesmo ou se eles usam tecnologia de reconhecimento facial.
Nota 2: Olhando para trás, agora eu acredito que poderia ter me poupado desse problema se tivesse transferido a Chave de Segurança para outro celular (não creio que ela possa ser instalado em mais de um ao mesmo tempo) antes de resetar o meu e depois transferir de volta. Isso não cobre o caso de perda/roubo do celular, é claro. E agora eu sei que esse é o procedimento recomendado no caso da app Nubank também.
(Reescrevendo o comentário pois de pau)
1) Até onde sei a verificação das Selfies é feita por humanos. Alias, o atendimento do NuBank deveria servir de exemplo! Se precisar ser atendido por eles alguma hora, vai ser via chat no APP, vai se surpreender com o tratamento. Tem horas que até penso e cancelar meu Credicard nacional e ficar só com o NuBank.
2) Dá pra ter 2 token sim, eu tenho aqui no J5 (celular principal) e no S3 (celular backup), funciona em qualquer um dos dois.
O que me arrependi de ativar foi a biometria. Toda vez dá pau comigo, nunca lê na primeira, as vezes preciso tentar 5 vezes, ou até mesmo trocar de terminal pra funcionar. Já o token no celular até agora não tive problemas, exceto na primeira limpeza do celular, que passei pelo mesmo que você, só que naquela época tinha que ativar no guichê mesmo, não tinha a opção do procedimento no caixa eletrônico.
E a falta desse aparentemente insignificante pedaço de conhecimento me gerou e ainda vai gerar um bocado de transtorno.
Apesar da facilidade para reativar a app, o cartão Nubank me deixou preocupado por em vez de usar o conceito de token requerer estar com meu celular ligado e com acesso à internet no momento do pagamento. Eu só concluí o pagamento depois de responder à mensagem de confirmação que apareceu na app.
Eu raramente uso cartão de crédito hoje em dia pois prefiro pagar imediatamente. Mas seria danado de frustrante na hora de precisar do cartão não poder usá-lo por estar “desconectado”.
Boa Tarde Jeferson,
Em que momento você se refere precisar do celular conectado a internet para utilizar o Cartão de Crédito da Nubank?
Isso só faria sentido, se você mante-se o cartão bloqueado no App, daí sendo necessário desbloqueio do cartão para utilizar o cartão, caso contrário o cartão está sempre livre, independente do smartphone conectado/descontado!
Já pagamento de contas via NuConta, como qualquer outro app de banco, será necessário estar “conectado”!
A liberação do “Token” do acesso a pagamentos da NuConta, é simples, porém não é automático, há uma checagem manual, comigo já aconteceu dentro de poucos minutos como também levou quase 24horas.
Émerson, eu provavelmente interpretei errado o problema.
Isso acontece quando estou pagando a faculdade, no meu desktop, usando o número do cartão virtual. O processador de pagamentos exige que eu confirme a compra na app, no celular, em até 5 minutos.
É bem provável que para compras onde eu esteja presente no estabelecimento (nunca fiz com esse cartão) isso não seja necessário.
Mas ainda assim é algo que eu preciso sempre me lembrar: eu não posso fazer um pagamento online com o cartão sem ter acesso ao meu smartphone e com internet nele.
Eu gosto da segurança adicional que isso proporciona por isso esse é um inconveniente aceitável.
Luciano, como você fez para ativar o segundo token? Eu procurei a opção no PC e no celular e não achei. É preciso ir no caixa eletrônico com a biometria ativada? Ou você fez no guichê também?
Ativei em meu celular e recebi o aviso de q o outro ja nao estaria mais valendo, q nao eh possivel utilizar tokens em 2 dispositivos…
Se aceitava, pelo visto nao aceita mais.
Fiz três tentativas de resolver o problema:
1a – ontem
Perdi a viagem porque esqueci que o expediente bancário é até as 16h e cheguei às 16h05. Eu não ia ao banco há anos.
2a – hoje pela manhã
Aproveitei uma visita a um cliente que fica perto da minha agência e decidi ver se alguma coisa havia mudado por lá. Que nada. Da última vez que estive lá, uns cinco anos atrás, não tinha espaço nem para ficar em pé e estava do mesmo jeito hoje.
3a – hoje à tarde em outra agência.
Peguei uma senha para falar com a gerência e fui atendido meia hora depois. Eu já estava psicologicamente preparado para ouvir deles que eu não podia fazer o cadastramento biométrico lá porque a minha agência era outra, mas fui atendido. Entretanto a funcionária me disse que na minha agência provavelmente eles não atendem pessoas de outras agências então isso pode mesmo ocorrer.
Logo ao começar o atendimento a moça me disse que eu não precisava ter esperado, porque sou cliente “exclusive” (HAHA!) e poderia ter ido direto ao atendimento “exclusive” no 1o andar, onde teoricamente não há filas. Eu expliquei para ela que não ia ao banco há anos, nunca tinha usado esse tal de “exclusive” e apontei o fato de que faltava sinalização adequada no banco. Quando fui ao totem pegar a senha as opções eram “caixa”, “caixa exclusive” e “gerência” (entre outras irrelevantes). Ela respondeu que não existia a opção “gerência exclusive” porque o atendimento lá não precisa de senhas e “os clientes da agência já sabem que é no primeiro andar”. Só que minha conta foi migrada para esse tal “exclusive” automaticamente e eu não saberia para onde me dirigir nem mesmo na minha agência. Além disso, de que adianta ser “exclusive” se eles esperam que você só vá na sua agência? Um lugar realmente organizado teria uma sinalização adequada ou no mínimo uma opção “gerência exclusive” no totem que ao ser selecionada indicaria “Prezado cliente exclusive, por favor dirija-se ao primeiro andar”.
Além disso eu perguntei enquanto esperava a um dos rapazes que vestia uma daquelas jaquetas “posso ajudar?” se o cadastramento biométrico era ali. Ele respondeu que sim, sem acrescentar “se o senhor for cliente “exclusive” pode ir lá em cima”.
Mas voltando ao assunto do cadastro: eu já estava sendo atendido pela segunda pessoa e o sistema se recusava a ler minha impressão palmar. Eu já estava pensando: “se eu ativar isso só vou ter dor de cabeça no caixa eletrônico” quando a segunda atendente se ofereceu para reativar minha Chave de Segurança sem fazer o cadastro biométrico. Eu nem sabia que tinha essa opção.
A ativação da chave no meu celular foi muito mais rápida. Ainda bem que ainda havia um restinho de bateria porque só dá para ativar se você estiver com o smartphone à mão. E não ativei a biometria.
Só falta agora ativar a chave em outro smartphone.
“A ativação da chave no meu celular foi muito mais rápida.”
Aqui pelo menos, não preciso me dirigir ao atendimento no balcão pra isso. A ativação do token pode ser feita diretamente nos caixas eletrônicos. Tem essa opção escondidinha lá nos menus. Basta estar com o celular a mão, e seguir o procedimento, digitar as duas chaves que o caixa vai informar, e depois ativar no celular e digitar no caixa a chave que o celular vai mostrar, ai pronto.
Mas você ativou a biometria. Eu não posso fazer isso no caixa automático sem ela.