Maldição, Mozilla!

Hoje pela manhã eu li uma notícia sobre um bug que estava desabilitando extensões do Firefox por causa de um certificado expirado. Eu achei que isso não tinha me afetado, até mesmo porque eu estou usando uma versão mais velha (56.0.2). Mas minha tranquilidade só durou até eu ter que reiniciar o computador. Na primeira inicialização o Firefox travou consumindo 6GB de RAM não mais que um minutos após ser aberto (normalmente nesse ponto ele consome 1.5GB de RAM). Eu encerrei o programa tentei de novo, mas o problema persistiu. Comecei a desabilitar extensões manualmente para ver se alguma delas tinha enlouquecido e em uma das tentativas, depois de eu já ter reiniciado o Firefox umas seis vezes, o Firefox começou a mostrar que estava desabilitando minhas extensões por conta própria, sinalizando que a causa era o certificado expirado.

Fui pesquisar na Internet como resolver o problema e depois de ter reiniciado o Firefox mais umas três vezes sem sucesso, primeiro todas as minhas extensões sumiram e depois reapareceram habilitadas (exceto uma), incluindo uma nova extensão que deve ser uma tentativa da Mozilla de resolver o problema:

Minha extensão Pushbullet desapareceu mas eu pude restaurá-la de um backup.

Os problemas:

  • A Mozilla nos colocou em uma posição em que se um certificado dela não for atualizado de tempos em tempos nossas extensões favoritas podem ser desabilitadas
  • A Mozilla ainda tem o poder de instalar remotamente uma extensão no navegador sem pedir nossa autorização, mesmo num navegador que está com atualizações desabilitadas.

Maldição, Mozilla! Essas decisões de design são detestáveis!

E uma das minhas extensões continua desativada!

 

5 comentários
  • Luciano - 443 Comentários

    No notebook, este que estou usando agora, botei windows 7 e troquei pro Palemoon. Sinceramente? Estou pesando seriamente em tirar o Windows XP do computador da oficina e passar para uma configuração de software muito similar a do notebook. Comigo a Mozilla perdeu um fã quando acabou com suporte das extensões legadas.

    Tudo que eu tinha continua funcionando perfeitamente no Palemoon.

    • Luciano - 443 Comentários

      Pra se ter idéia, tem um tema que uso que estava dando erro com o DownThemAll, errinho na skin. Criei uma conta no forum do palemoon, reportei o erro e em menos de uma semana já consertaram o erro! Quando isso acontecia com os desenvolvedores de extensões do firefox? De solicitar um conserto bobo e sair rápido assim?

  • VR5 - 397 Comentários

    Estou muito curioso com o tal novo navegador Edge da MS baseado no Chromiun…

  • Jefferson - 6.281 Comentários

    Outro comportamento estranho do Firefox.

    Estou usando a versão 56.0.2 32bits portable, configurada para nunca verificar por atualizações.

    Hoje o Firefox crashou duas vezes, sempre após eu fazer login na tela de bloqueio do Windows 8.1. Isso pode ser coincidência porque estou fazendo coisas incomuns (para mim) no computador hoje mas o que veio depois do segundo crash me deixou incomodado. O Firefox parecia ligeiramente diferente e eu decidi olhar que versão eu estava executando: era a 67.

    Conferi o atalho que eu havia usado para abrir o Firefox: ainda apontava para a versão 56.0.2 portable.

    Eu só espero que eu não vá ser obrigado a instalar um Firewall com HIPS só para poder manter sob controle uma aplicação legítima que decidiu agir pelas minhas costas.

    Conferi se havia alguma versão do Firefox instalada (não portable) no Windows: não havia.

    Então eu usei o Voidtools Everything para procurar onde danado estava esse Firefox v67 (procurei um “firefox.exe” recente) e achei dentro do diretório do Firefox Portable em \app\Firefox64. A versão que eu esperava executar estava ainda em \app\Firefox.

    Eu ainda não sei se isso foi outra presepada da Mozilla (bem provável) ou uma doideira do loader do Firefox Portable

Deixe um comentário

Você pode usar estas tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">

  

  

  

:) :( ;) O_o B) :lol: :huh: :S :D :-P 8-O :yahoo: :rtfm: :dashhead1: :clapping: more »