Como consertar o erro 0xc000000f ao tentar dar boot no Windows

Diferentemente do que ocorre habitualmente, eu sabia exatamente por que estava vendo esse erro e já esperava por ele. Eu precisei clonar uma instalação do Windows 10 usando o Acronis Trueimage e após repetidas falhas, com cada tentativa durando uma hora, ao tentar copiar todas as partições (esses notebooks modernos costumam ter um número absurdo delas) eu me contentei com apenas copiar o MBR e a partição C:. Eu só tinha o horário do almoço para clonar o notebook desse usuário e já tinha tentado por dois dias fazer essa cópia, sem sucesso.

A cópia ocorreu sem dar erro, mas aí eu fiquei com o problema de como fazer o clone dar boot, já que a partição de boot estava ausente na minha cópia. Eu sabia que podia pegar uma instalação pronta do Windows 10, apagar a partição C: e inserir a minha no lugar, mas decidi experimentar um caminho mais direto.

Acabou sendo muito simples. Eu me baseei neste texto.

Dei boot por um DVD de uma versão similar do Windows (no caso, Windows 10 2004 x64), escolhi Reparar o Windows e nas Opções Avançadas escolhi o Prompt de Comando.

Mudei para o drive C: e me certifiquei que era essa a partição correta com a instalação do Windows que eu queria recuperar. Depois dei os seguintes comandos (só porque eu li que tinha que dar todos os três, nessa ordem):

  • bootrec /fixmbr – Provavelmente desnecessário, já que eu clonara o MBR do original;
  • bootrec /fixboot – Acusou acesso negado, mas eu arrisquei prosseguir assim mesmo, já que eu suspeitava que isso também não era realmente necessário;
  • bootrec /rebuildbcd – Após eu responder com um “s” à pergunta sobre se eu queria adicionar a instalação encontrada, acusou Operação Concluída com Êxito.

Isso foi suficiente para resolver o problema. E o HDD continuou com uma partição apenas, pois o Windows simplesmente definiu que a partição com o Windows era agora também a partição de boot.

6 comentários
  • Marco Arthur Stort Ferreira - 15 Comentários

    Estou longe de ser um usuário avançado do Windows, porém andei precisando trocar HD de notebook por SSD e usei o Macrium Reflect para clonar o HD no SSD. Mesmo o SSD sendo de 480GB e o HD sendo de 1 TB deu certo o clone. Tinham 4 ou 5 partições no HD, e só tive que coloca-las no SSD, copiando a maior delas por último. Aí deu tudo certo.
    Acabei fazendo esta operação de clone outros 4/5 vezes em máquinas diferentes (notebook, All in One e PC mesmo) e todos tiveram sucesso.
    Gostei muito do Macrium Reflect, talvez por ser um usuário intermediário sem tantos conhecimentos, mas funcionou perfeitamente.

    • Jefferson - 6.044 Comentários

      Você precisou copiar as partições em mais de uma etapa? Eu já usei o Truimage várias vezes para clonar um HDD maior para um menor e não me lembro desse tipo de problema.
      Claro, se eu quiser garantir que o Trueimage não vá reduzir as partições menores proporcionalmente, faria mesmo do jeito que você fez: primeiro as partições que não quero que mudem de tamanho e no espaço que sobra a partição que vai encolher.

      Mas note que o problema indicado no texto é completamente diferente: das 4 ou 5 partições originais, eu copiei apenas a do Windows e desprezei todas as outras, incluindo as de boot e recuperação do notebook.

      • Marco Arthur Stort Ferreira - 15 Comentários

        Na verdade você abre uma tela que mostra os dois hardware, na parte de cima o HD que será copiado com todas as partições que existem nele, e na parte de baixo você seleciona em qual HD/SSD você irá fazer a cópia. Daí tem opção de copiar tudo, ou só as que você deseja.
        Quando o destino é menor que a origem, tem que ir adicionando as partições uma a uma, deixando a maior delas por último para poder caber no destino.
        Depois é só mandar executar.
        Ou seja a seleção pode ser manual ou automática, porém a cópia é feita de uma vez só.

        E, caso você queira copiar apenas parte das partições e não todas, também é possível. Você tem flexibilidade total.

        Acho que deu pra entender né…

  • Marco Arthur Stort Ferreira - 15 Comentários

    Link de inscrição não está funcionando. Cliquei no e-mail que recebi e apareceu mensagem

    Not Found
    Sorry, but you are looking for something that isn’t here.

    Obrigado.

Deixe um comentário

Siga as Regras de Participação, ou seu comentário será ignorado.

Não faça comentários sem relação com os posts. Comente neste post para assuntos genéricos

Você pode usar estas tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">

  

  

  

:) :( ;) O_o B) :lol: :huh: :S :D :-P 8-O :yahoo: :rtfm: :dashhead1: :clapping: more »