Construir um barco seguro (e mantê-lo assim) é mais difícil do que parece

Quando eu li a notícia sobre os cinco que morreram por, basicamente, não levar a sério as recomendações de segurança e ignorar o quanto o mar pode ser inclemente, decidi dar uma olhada em como é a situação quando você está num barco muito maior que o deles. Pelo que eu apurei, você está muito mais seguro, mas nunca perfeitamente seguro. Basta dar uma olhada neste vídeo:

 

Você não precisa entender inglês para entender o problema que está sendo mostrado no vídeo. Basta prestar atenção às imagens a partir de 3:46.

E as condições do mar mostradas nem de longe parecem tão ruins quanto aquelas de Hollywood (você assistiu a “Mar em Fúria“?) e mesmo assim a cena do corredor do navio é impressionante, mesmo levando em conta que está acelerada.

A próxima questão ao ver as imagens é: então um navio de grande porte mesmo que não “vire” com as ondas (normalmente procurando navegar perpendicular a elas) pode “quebrar”? Sim, pode, como demonstrado pelo petroleiro MV ARVIN, que estava “seguro” ancorado, perto de um porto.

Apenas sete dos treze tripulantes foram resgatados com vida. E isso em um porto, com várias embarcações à vista e o navio afundando lentamente. Eu imagino que os seis que pereceram estavam nos compartimentos que foram inundados instantaneamente ou não tiveram tempo de fechar as escotilhas.

Navegar em um mar assim é moleza:

Agora imagine você em um “barquinho”, sem bote ou colete salva-vidas e com o motor quebrado porque você não fez a manutenção que devia, enfrentando ondas como as deste vídeo:

 

2 comentários

Deixe um comentário

Siga as Regras de Participação, ou seu comentário será ignorado.

Não faça comentários sem relação com os posts. Comente neste post para assuntos genéricos

Você pode usar estas tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">

  

  

  

:) :( ;) O_o B) :lol: :huh: :S :D :-P 8-O :yahoo: :rtfm: :dashhead1: :clapping: more »