Minha estratégia para evitar SPAM tem surtido efeito: menos de 20 por mês

Como eu tenho meu próprio domínio, cada empresa que pede meu endereço de e-mail ganha um diferente, com uma pequena codificação para evitar que uma empresa deduza que endereço eu dei a outra. Quando eu começo a receber muito SPAM por um desses endereços (na verdade, apenas apelidos) eu o apago. Se o contato com a empresa a quem eu dei esse endereço ainda for importante para mim eu crio outro para ela.

Eu já cheguei a receber mais de mil mensagens de SPAM por mês e as deixava acumular na minha caixa de SPAM do gmail só para poder fazer uma análise de que empresas mereciam menos a minha confiança e com quem elas tinham a audácia de compartilhar meu endereço. Mas isso tornava flagrar mensagens indevidamente direcionadas para o SPAM muito mais difícil. Não tenho mais tempo para isso e agora eu simplesmente descarto o endereço muito mais rápido.

3 comentários
  • Claudio - 30 Comentários

    Essa estratégia é ótima, uso e recomendo!

    Voce chega a efetivamente criar cada alias? Pergunto porque eu uso um “catch-all” para esses casos, então não chego a criar as contas. Mas para “apagar” um email comprometido eu preciso criar uma regra para deletar imediatamente.

    • Jefferson - 6.037 Comentários

      O fato de você poder usar um catch-all me surpreendeu O_o

      Eu deixei de usar o meu em agosto de 2006. Na época eu recebia 30mil mensagens de spam por mês. Tudo devidamente separado pelo gmail, e não me dei conta do problema até o meu provedor (na época o !3runo) me dizer que isso estava consumindo recursos consideráveis no servidor dele. O problema é que o spammer se conectava e ficava tentando adivinhar endereços no meu domínio. Como eu usava um catch-all todos eram aceitos.

      Na época eu fiquei me perguntando como essa técnica poderia funcionar a longo prazo para um spammer, porque era um bom jeito do danado ser detectado e ter o IP bloqueado, mas o fato é que aconteceu, e !3runo me pediu para abandonar o catch-all.

      Se você usa e não sofre com esse problema, significa que eu posso ter sido vítima de um bug no mass-mailer de um spammer, ou que os safados descobriram que esse era mesmo um bom método de ir parar em uma blacklist e pararam.

      De qualquer forma, desde que passei a usar a Hostgator em dezembro de 2006, usar um catch-all deixou de ser possível enquanto eu não aprender a usar um VPS (algo que eu gostaria que fosse mais simples, como fazer o upload de uma VM). Segundo a Hostgator:

      By default, HostGator disables the default address for all Shared and Reseller accounts due to Spam and Security concerns, and it cannot be re-enabled due to these concerns.

      • Claudio - 30 Comentários

        Realmente não tenho problemas. Dei uma olhada no SPAM folder do meu catch-all agora e a média dos últimos 7 dias é de umas 5 mensagens por dia classificadas como SPAM. Como muito raramente existem erros alí, eu só abro e confiro quando estou esperando uma msg específica e não recebi (e até agora nunca vi ir parar na pasta de SPAM por engano)

        Mas sobre consumir recursos no seu provedor: acho que o seu setup é mais sofisticado que o meu. Eu simplesmente tenho o MX record do meu domínio apontando para o Google, então nem chega no provedor (alias, não tenho provedor, fora alguns experimentos em AWS), no momento de resolver o mailserver a resposta aponta direto para o Google.

        Eu adotei esse modelo lá no início do G Suite, quando ainda se chamava “Google Apps for Domains”, e por ser usuário antigo, “grandfathered”, eu não pago nada pelo plano (cool!), com a restrição de ser limitado a 10 usuários gratuitos (o que inviabiliza criar novos endereços dinamicamente)

Deixe um comentário

Siga as Regras de Participação, ou seu comentário será ignorado.

Não faça comentários sem relação com os posts. Comente neste post para assuntos genéricos

Você pode usar estas tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">

  

  

  

:) :( ;) O_o B) :lol: :huh: :S :D :-P 8-O :yahoo: :rtfm: :dashhead1: :clapping: more »