O FlightRadar24 é fascinante

Eu não posso dizer que acompanhar em tempo real o tráfego aéreo pelo mundo seja “útil” para mim, mas consegue me entreter de uma forma que não consigo explicar.

OBS: Às vezes o site demora bastante para mostrar todas as aeronaves. Se em algum momento você ver a América do Norte sem estar completamente entulhada, o mapa não está completamente atualizado ainda.

Você pode clicar em um avião qualquer e saber sua designação, modelo, origem, destino, horário de partida e previsão de chegada, o gráfico da sua rota e até suas mudanças de altitude. Aviões em azul estão sendo rastreados por satélite e os em amarelo por estações terrestres. Você também pode fazer links diretamente para uma aeronave.

Aprendi que existe uma quantidade espantosa de vôos para o Havaí (em certas horas do dia está entulhado de aviões por lá) e que o pacífico, apesar de perigoso, é rota para muitos vôos.

Ontem eu estava parado com meu sobrinho num lugar a 10km do aeroporto por onde estavam passando muitos aviões e quando o menino me chamou a atenção para isso me bateu curiosidade. No FlightRadar24 descobri que eu estava em um “corredor” (não sei o nome técnico) de aterrissagem. Ainda bem que não existe nenhum onde moro, porque o barulho incomoda :)

VN:R_U [1.9.13_1145]
Rating: 0.0/5 (0 votes cast)
2 comentários
  • Claudio - 37 Comentários

    Eu curto bastante o flightradar24, tenho o app no celular porque as vezes se estou de bobeira e vejo um avião fora das rotas mais “batidas” aqui da região, gosto de dar uma espiada para ver “de onde” e “para onde”. Também ajuda que tenho um SDR e volta e meio deixo escaneando as frequências do VHF torre-ar (mas isso já não faço a mais de ano, porque a pandemia reduziu muito o tráfego aéreo, que já era meio limitado na minha região)

    Outro site/app legal que eu gosto de olhar e’ o https://www.windy.com/ especialmente os mapas de ventos, precipitação e pressão atmosférica. O clima aqui no sul segue ciclos de 7-14 dias, e olhando por alí vc consegue ter uma ideia do “tamanho da encrenca” quando uma mudança de tempo se aproxima.

    VA:R_U [1.9.13_1145]
    Rating: 0.0/5 (0 votes cast)
  • Ricardo - 125 Comentários

    Bem vindo ao mundo da aviação! ;)
    Assim como o AvHerald, vou dar umas dicas, meio técnicas e às vezes pode parecer grego para os mais leigos, mas no fim dá pra tirar bastante informação mesmo assim.

    Você pode clicar em um avião qualquer e saber sua designação […]

    O mesmo para os aeroportos. Clicar no balão azul vai te dar uma lista de voos chegando e partindo, além dos códigos IATA e ICAO. Por exemplo, o Internacional de Recife é REC e SBRF, respectivamente.

    Ontem eu estava parado com meu sobrinho num lugar a 10km do aeroporto por onde estavam passando muitos aviões […] No FlightRadar24 descobri que eu estava em um “corredor”

    Pode chamar simplesmente “rota de aproximação”. A propósito, as informações de rotas no Brasil são públicas. Você encontra tudo o que precisa sobre navegação aérea no site AISWEB (No exemplo, o aeroporto de Recife, faça buscas pelo Código ICAO – SBRF no exemplo). Na parte da esquerda, você tem várias informações sobre o aeroporto (prepare o “grego”, rs). Na direita, você tem uma lista de cartas daquele aeroporto. IAC = Instrument Approach Chart, uma dessas deve mostrar uma rota próxima de onde você e seu sobrinho estavam. SID = Standard Instrument Departure. VAC = Visual Approach Chart, essa é mais usadas por aviões pequenos e de instrução. Raramente um voo de companhia vai seguir essas rotas.
    Também no AISWEB, tem um documento chamado Rotaer. Esse é o manual de rotas aéreas e tem uma lista completa de aeroportos, auxílios de navegação, waypoints, que definem as aerovias etc.

    porque o barulho incomoda

    Eu moro na aproximação para Viracopos (e Congonhas!) e pra mim o barulho dos aviões é música :)

    PS.: O link para a lista de tags (“Você pode usar estas tags HTML”) não abre. Tive que “colar” do html de outro post. Espero que funcione…

    VA:R_U [1.9.13_1145]
    Rating: 0.0/5 (0 votes cast)

Deixe um comentário

Siga as Regras de Participação, ou seu comentário será ignorado.

Não faça comentários sem relação com os posts. Comente neste post para assuntos genéricos

Você pode usar estas tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">

  

  

  

:) :( ;) O_o B) :lol: :huh: :S :D :-P 8-O :yahoo: :rtfm: :dashhead1: :clapping: more »