Isso aconteceu ontem. Apareceu uma mensagem da Samsung avisando que havia mais uma atualização e eu deixei rolar. Achei que fosse mais uma atualização de segurança. Ao pegar no telefone de novo achei algo estranho no visual e perceptivelmente mais lento ao fazer uma busca de apps. A lista de apps recentes demora a aparecer e o teclado virtual demora tanto que dá impaciência. Depois foi que notei outras coisas diferentes, fui olhar a versão e constatei que o telefone, que veio de fábrica com a versão 10, agora estava com a versão 11.
E outra coisa estranha foi provocada pela atualização que me fez parar tudo o que eu estava fazendo para investigar: hoje eu fui auditar minha rede e encontrei um dispositivo desconhecido, possivelmente wi-fi (ping alto) com IP atribuído, mas o netscan não me dizia qual o fabricante. como o meu arquivo oui.txt podia estar desatualizado eu fui conferir em um serviço online e acusou que o fornecedor “D2-1B-BF” não estava cadastrado (para todos os efeitos é um MAC falso).
Então fui olhar na lista de clientes DHCP no meu roteador e lá estava ele: o meu Galaxy A11 aparecia com dois IPs atribuídos para dois MACs diferentes, sendo um deles esse começando por “D2-1B-BF” e o outro era o MAC da Samsung.
Fui conferir de novo o MAC do meu telefone no aparelho e lá encontrei a explicação. Ao tocar em Advanced eu encontrei uma nova configuração chamada MAC Address Type, que estava configurada para Randomized MAC. E de fato, após desligar e ligar novamente o aparelho, este apareceu com outro IP e outro endereço MAC na lista do meu roteador.
Entendi que essa deve ser uma nova configuração de privacidade, mas como eu não consigo ver nenhuma razão para desejar isso e, ao contrário, inviabiliza a auditoria da minha rede, escolhi a outra opção: Phone MAC.
Essa configuração parece ser por access point e não por servidor DHCP. Aqui em casa eu tenho apenas um servidor DHCP e todos os meus roteadores estão configurados para operar como access point (Servidores DHCP desligados. Todo mundo pega endereço IP no mesmo roteador, não importando por onde conecta) e eu tive que mudar essa configuração em cada um deles. Isso eu achei positivo. Na minha rede eu configuro tudo como “Phone MAC” para poder auditar e em qualquer outra que o meu telefone vier a se conectar irá apresentar um MAC aleatório.
Essa é uma opção introduzida na ultima major release do iOS (14), e eu percebi da mesma forma: encontrando MACs “aleatórios” na rede local. No iOS é chamado de “Private Address” nas propriedades da conexão (imagino que seja por AP tb, mas não testei), e se vc desativar (o que eu fiz na rede doméstica), a conexão sempre aparece com um indicador de “privacy warning” e uma explicação nos detalhes da conexão.
Achei “ok e não ok”, porque dificultou reconhecer dispositivos visitantes na rede wifi guest, e para os devices da casa tive de desabilitar para não ter surpresas ao conferir os dispositivos conectados.
Sempre depois de uma “grande” atualização eu notava essa mesma lentidão, mas depois que comecei a fazer hard reset/restaurar o celular de fábrica após o update, esse problema e outros deixaram de acontecer. Dá um certo trabalho ter que reinstalar todos os apps, entrar com senhas e logins na maioria deles novamente, mas pra mim vale o esforço.
Se não fossem os apps de três bancos e mais a carteira de motorista digital seria muito mais fácil apagar tudo e começar de novo…
Após o upgrade o aparelho desenvolveu um defeito: a touchscreen começa a funcionar erraticamente, recusando toques, registrando toques em lugares diferentes do que você tocou e dando toques “fantasmas” pelo menos uma vez por dia. Corrigir o problema requer reiniciar o telefone, o que é muito difícil porque para isso é preciso confirmar na touchscreen.
Hoje saiu outra atualização, que já apliquei na esperança que resolva pelo menos um dos dois problemas.
Minha namorada tem um Samsung (modelo M21S) que apresentou um defeito parecido. Como estava na garantia, foi para a assistência técnica. A bateria estava estufando e pressionando a tela por trás, afetando também o touch. Como a tela é OLED, não causava aquela distorção característica dos LCD, então não dava pra perceber que era isso sem abrir o aparelho. Na assistência disseram que aquele modelo estava apresentando esse defeito com frequência, então nem questionaram muito. Também tenho que elogiar a rapidez do reparo: deixamos o aparelho num fim de tarde e no meio da tarde do dia seguinte já avisaram que podia ir pegar.
Embora isso certamente seja um avanço se eu comparar com a última vez que botei um celular na assistência, as autorizadas ainda tem que melhorar. Muitas “desautorizadas”consertam o aparelho na presença do cliente hoje.
A nova atualização não corrigiu nenhum dos problemas
Esqueci de dizer que o A11 de minha mãe após a atualização de junho desenvolveu um problema diferente: às vezes não consegue se conectar à internet por nenhum ponto Wi-Fi da casa e só reiniciar resolve.