Como limitar os horários de uso do computador com Windows

Meu sobrinho de sete anos, que usa exclusivamente para jogar, está usando demais o computador. O Windows permite configurar horários de logon e logoff mesmo nas versões não-servidor, mas para fazer isso sem precisar de software de terceiros que facilite as coisas, você tem que usar a linha de comando.

Digamos que o usuário se chame Paulinho e você queira limitar o uso do computador para entre as 9 e as 16h de segunda a domingo no Windows em português. Abra um prompt de comando como um usuário administrador e dê o seguinte comando:

net user Paulinho /times:se-do,09:00-16:00

Você pode dar vários comandos com horários diferentes para dias diferentes, mas apesar do comando parecer ter uma resolução de minutos, só funciona com intervalos de horas.

O comando acima apenas limita o horário de logon, impedindo uma pessoa de entrar fora do horário determinado, mas não a expulsa se já tiver feito o logon. Para determinar isso você precisa fazer isso também:

1)Execute gpedit.msc como administrador

2Procure a opção Configuração do usuário -> Modelos Administrativos -> Componentes do Windows -> Opções de Logon do Windows

3)E mude o valor de “Definir a ação a ser tomada quando o tempo de logon terminar” para Habilitado e mais abaixo selecione “Fazer Logoff”

Problemas

A sintaxe do comando depende do idioma do Windows, o que acho um absurdo, mas até onde pude apurar é assim pelo menos desde o Windows Vista até o Windows 10, então não é um “bug” para a MS. Mas se esse fosse o único problema seria bom.

Os dias são abreviados assim:

Segunda = se
Terça = te
Quarta = qa
Quinta = qi
Sexta = ??
Sábado = sá
Domingo = do

Isso mesmo: ninguém parece saber como se abrevia sexta-feira para esse comando no Windows em português. Questões sobre isso existem desde 2012 nos fóruns da Microsoft, sem resposta adequada. Em certos casos você pode usar por extenso, assim:

net user Paulinho /times:se-“sexta-feira”,08:00-10:00

 

Entretanto isso não funciona em todas as combinações de parâmetros.

Nota: “logon” e “login” são considerados sinônimos. Aparentemente logon/logoff são os termos adotados pelo Windows enquanto login/logout são os termos adotados pelo Linux.

Deixe um comentário

Você pode usar estas tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">

  

  

  

:) :( ;) O_o B) :lol: :huh: :S :D :-P 8-O :yahoo: :rtfm: :dashhead1: :clapping: more »