Iphone Mail: Erro “O endereço do remetente era inválido” ao enviar

Sim, remetente inválido. E não, eu não estava escrevendo os endereços de e-mail errado.

Encontrei esse erro bizarro ao configurar duas novas contas de e-mail no iPhone de um cliente. Eu já acho o programa de email do iPhone terrível (não há nada no iPhone ou Mac que eu admire) mas a cada versão a Apple consegue me surpreender com mais um problema bizarro, que não acontece em nenhum outro lugar.

Aparentemente a causa era configuração incorreta de porta no servidor SMTP nas novas contas. O iPhone não dá a opção de escolher a porta na primeira configuração (apenas permite definir host, usuário e senha)…

Colocar um botão “Configurações Avançadas” seria submeter o usuário de iPhone médio a um horror indescritível. Autoria da imagem: Hostinger

 

…e ao testar a configuração sinaliza que está correta. Mas na hora de mandar um e-mail ele naturalmente não consegue se conectar e aparentemente tenta enviar a mensagem pelo servidor de email da conta iCloud. Obviamente não funciona porque por questões de segurança hoje você não pode enviar, por exemplo, um e-mail com remetente @ryan.com.br  através de uma conta @icloud.com a não ser que isso seja especialmente configurado; e até onde sei só quem permite esse arranjo hoje é o gmail, que me permite enviar emails com remetentes @ryan.com.br desde que eu prove que controlo as contas antes.

Então o correto seria o programa sinalizar que o servidor SMTP configurado para a conta falhou, e não dar essas mensagens bizarras. Mas parece ser esperar muito do conceito de “Just Works” da Apple.

Na hora de editar o servidor SMTP, aí sim aparece a opção de mudar a porta, entre outras coisas. Depois de muito fuçar nessas configurações (o problema parece nunca ser resolvido imediatamente quando se trata do programa Mail do iPhone) finalmente o problema desapareceu.

 

2 comentários

Deixe um comentário

Você pode usar estas tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">

  

  

  

:) :( ;) O_o B) :lol: :huh: :S :D :-P 8-O :yahoo: :rtfm: :dashhead1: :clapping: more »