Sobre LGPD…

Movi para cá uma conversa que estava se desenrolando em outro post.

6 comentários
  • Marcelo Neuri Haag - 70 Comentários

    Boa tarde, Jeferson! Tens algo a contribuir sobre esse tema da nova LGPD (que oficialmente começou esse mês)? Algum de seus clientes já implantou, ou tem intenção de implantar logo?

    • Jefferson - 6.254 Comentários

      Eu acredito que esse problema só diz respeito ao cliente e ao desenvolvedor do sistema. A única empresa em que eu tinha uma função (sysadmin) que me levaria a me preocupar com isso fechou com a pandemia. E a LGPD é complexa demais para eu procurar me envolver sem isso ser absolutamente necessário.

      • Marcelo Neuri Haag - 70 Comentários

        Bom dia… hummm… talvez não: estamos estudando isso e uma das exigências é que TODOS os nossos fornecedores que lidam/tem acesso aos dados pessoais elaborem um “termo de conduta” e que assinem uma espécie de “acordo” com as normas de segurança dos dados que a LGPD exige. O assunto é mais complexo que esse “resumo” que te falei. Talvez por curiosidade/interesse devesses ler algo a respeito… ;)

        • Jefferson - 6.254 Comentários

          Você vai costumeiramente me ver me voluntariando para me intrometer em um problema técnico.
          Você nunca vai me ver me voluntariando para me intrometer em um problema burocrático.

          :lol:

          É sério. Eu tenho tanta aversão a burocracia que nunca declarei imposto de renda e por isso fiquei com meu CPF cancelado por uns oito anos.

          Pelo que eu entendo do espirito da LGPD, *eu* só vou me meter em encrenca se *eu* for irresponsável com os dados de “clientes dos meus clientes”. E isso só tem chance de ocorrer nas ocasiões em que eu levo um backup do servidor para casa. Para evitar que isso me crie um problema, basta que eu criptografe os backups.

          Além disso, nenhum de meus clientes é o tipo de empresa que tem uma tara por obter dados de clientes, nenhum armazena número de cartão de crédito, nenhum tem serviço de mala direta ou telemarketing (os tipos de comportamentos que gatilham uma reclamação pela LGPD), e a maioria só coleta o essencial para fazer o faturamento.

          Ou seja: eu não frequento exatamente “grupos de risco”. E não tenho o tipo de comportamento que coloca os clientes em risco. Não uso DMZ para resolver problema de conectividade, não coloco dados “na nuvem”, etc.

          Eu frequentemente procuro ser proativo quanto a problemas técnicos de clientes, mas certamente não vou ser proativo quanto a problemas burocráticos :lol:

          Talvez por curiosidade/interesse devesses ler algo a respeito…

          Eu li. Não descarto a possibilidade de descobrir que estou errado mas nenhum dos textos que li até agora faz com que eu ache que qualquer dos meus clientes deva se preocupar. Eu, muito menos. :yahoo:

          É claro que todo artigo sobre violações da LGPD eu vou ter interesse de ler.

        • Jefferson - 6.254 Comentários

          ahhh… esqueci que eu tenho um cliente que tem um hábito “inofensivo” que na minha opinião viola a LGPD: enviar mensagens de natal e fim de ano por e-mail para todos os clientes. É a única comunicação em massa que ele faz no ano inteiro. Mas já avisei a esse cliente que não posso mais ajudar nisso (todo ano eu fazia o envio). Além dele ter que ter permissão de cada cliente para isso, eu poderia cometer um erro no envio (não usar o campo CCo do e-mail, por exemplo) e me meter numa encrenca.

  • Jefferson - 6.254 Comentários

    Outra coisa que vale a pena apontar é que eu não vendo HDDs com defeito, porque não sei o que pode haver neles. E HDDs funcionando eu só vendo após me certificar de que nenhum dado pode ser recuperado.

    Esse não é um comportamento que tenho por causa de alguma obrigatoriedade. Eu ajo assim automaticamente.

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