DARF não tem mais código de barras nem linha digitável

Isso me deixou estupefato, mas é deliberado.

O anúncio foi feito em 2017 mas aparentemente a medida só entrou em vigor no final do ano passado. Só descobri porque um cliente recebeu por e-mail um DARF da contadora para pagar o carnê leão e me pediu ajuda para fazer o pagamento. Eu podia jurar que tinha sido emitido errado (como danado eu pagaria aquilo?) por isso respondi o e-mail da contadora pedindo a correção.

Mas é assim mesmo. Para pagar só é preciso saber seu CPF, o valor e o código da operação, que no caso do carnê leão parece ser 0190. Ao pagar via internet você tem que procurar a opção DARF no menu Pagamentos do seu banco. Agora pagar um DARF é mais parecido com fazer um depósito identificado na conta corrente da RFB do que pagar um boleto da RFB.

E o danado é que a RFB poderia explicar isso no DARF, mas para que simplificar a vida do cidadão, né?

9 comentários
  • João - 4 Comentários

    DARF pode ser emitido com ou sem código de barras, é mais simples emitir o DARF sem o código. Mas os contadores acabam emitindo com código de barras pra evitar essa ligação de como pagar sem o código de barras. E tem gente que não consegue

  • Rodrigo Feliciano - 12 Comentários

    Fui até conferir aqui, mas tem DARF de 2018 que já paguei assim. Na verdade nunca paguei com código de barras, sempre foi dessa maneira pra mim.

  • Jefferson - 6.463 Comentários

    Esqueci de dizer que reconheço que não precisar digitar uma longa linha de números ou ter que encontrar um scanner que consiga ler o código simplifica a vida do usuário. Minha birra é com a surpresa e a falta de instruções.

    Ser algo que mudou há muito tempo não justifica, pois esse não é o “normal” e todos os dias centenas (milhares?) de pessoas tem que pagar um DARF pela primeira vez.

    • Jefferson - 6.463 Comentários

      Retiro o que disse sobre simplificar a vida do usuário. Eu fiz o pagamento para meu cliente hoje e não gostei da experiência. Você tem que preencher muitos campos. Pelo menos com código/linha digitável existe um esquema de validação para o caso de você digitar algo errado. Sem isso, você fica naquela incerteza: “será que vou descobrir só no ano que vem que fiz algo errado?”

      • João - 4 Comentários

        É muito comum digitar algo errado, depois tem que fazer retificação… um saco. Dá mais trabalho emitir com código de barras mas evita o retrabalho

  • Jefferson - 6.463 Comentários

    Aparentemente a mudança que afetou meu cliente ocorreu em julho, com a desativação do Sicalc AA.

    O “engraçado” é que a página dá a entender que a falta do código de barras é exceção e não regra também para a RFB:

    A nova versão do SicalcWeb permite a emissão do DARF com um padrão de código de barras mais moderno,

    e

    A Receita Federal segue determinada a que todo DARF tenha um código de barras, assim como já ocorre com outros documentos de arrecadação sob sua gestão

  • Ygor Almeida - 135 Comentários

    … Sem código de barras. Eita é o que diria.
    Por curiosidade fui olhar como fazer no meu banco digital. (Neon) sem o código de barras não consigo pagar.

    Aliás olhando bem sem código de barras não dá pra pagar bastante coisa pelo neon.

    Vou buscar saber no banco como se faz isso

    • Jefferson - 6.463 Comentários

      Pelo aplicativo Bradesco para celular também não parece ser possível pagar, mas se acessar o site no desktop a opção de pagar o DARF aparece.

Deixe um comentário

Você pode usar estas tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">

  

  

  

:) :( ;) O_o B) :lol: :huh: :S :D :-P 8-O :yahoo: :rtfm: :dashhead1: :clapping: more »