Está ficando inviável usar o Windows 10 com 4GB de RAM ou menos

E eu tenho aplicações, que não requerem navegar pela internet, com o Windows 8.1 rodando com apenas 1GB.

É a terceira máquina que pego recentemente que bate nos 85% de utilização de RAM à toa. O chrome sozinho nessas máquinas já é uma ameça, porque uma única aba aberta no SpeedTest consome 600MB de RAM, mas não é esse o maior problema. Somando o consumo de RAM dos programas no topo da lista do gerenciador de tarefas ainda não dá para explicar o que está consumindo tanta RAM. Eu estou supondo que são as dezenas e dezenas de pequenos serviços e “apps” que estão, juntos, levando tudo.

 

6 comentários
  • Snow_man - 283 Comentários

    Isso mesmo, Jeff.

    Nesse fim de semana formatei um notebook (dell), fiz instalação limpa sem os adereços do fabricante, e logo após a inicialização fui ver se estava dando erro 100 de disco (falha inicial) e a memória já estava em média 46%.

    Ainda dou preferência ao windows 7, que inclusive todos que instalei recentemente, estão aceitando atualizações normalmente.

  • Valber Marcel Bueno - 64 Comentários

    Pra 4Gb de ram, melhor usar a versão de 32 bits. Realmente é um consumidor de memória, e não consigo entender a fome de disco dele. No entanto, a simples modificação para um SSD resolve metade (ou mais) dos problemas.

    • Matuto - 123 Comentários

      Eu concordo. O Windows 10 (essa porcaria) fica bem melhor com um SSD, mesmo com somente 4gb de memória RAM.

      • Jefferson - 6.281 Comentários

        O caso dessa última máquina foi resolvido colocando mais 4GB de RAM. A usuária ficou muito satisfeita e disse que até “a internet” deixou de ficar lenta. O que me fez pensar em quantos relatos que tenho desse cliente de problemas com a internet (eles tem um link Vivo de 100Mbps) não são máquinas precisando de um upgrade.

        Quanto a “resolver” usando um SSD, sim, é possível. Mas vejamos esse caso específico: O Windows com 4GB de RAM quando atinge 85% de ocupação da RAM começa a ficar lentíssimo provavelmente porque começa a usar o arquivo de paginação (pagefile.sys) como substituto da RAM e um HDD não dá conta da taxa frenética de operações de escrita e leitura. O SSD dá conta, mas a que preço? Isso não vai reduzir a vida útil dele? Afinal em situações normais o Windows depois de inicializar só escreve no disco de vez em quando mas numa situação dessas fica escrevendo 100% do tempo, o que numa empresa pode significar (depende do quanto o usuário fica se movendo entre aplicações) 8h por dia, 5 dias por semana, de forma contínua e frenética. Eu não creio que a estimativa de vida útil de um SSD comum (aquele cujo preço não faz o cliente cair de costas) leve em conta esse tipo de utilização.

        Lembrando: SSD tem um limite no número de operações de escrita por bloco de flash. O “wear leveling” distribui esse desgaste por todo o disco, mas uma hora todo o disco vai estar igualmente muito desgastado. No HDD não existe limite.

        • Marcel - 64 Comentários

          O limite de uso de um SSD é tão alto e teórico, que eu não me preocuparia com isso. Como hoje em dia o custo benefício está para a colocação de um SSD de tamanho reduzido (entre 128 e 240Gb), quando ele parar é porque já estava na hora de colocar algo com um tamanho maior, para o Windows 29!

    • Jefferson - 6.281 Comentários

      Eu concordo com usar a versão de 32bits até porque o chrome de 32 bits é muito mais comportado. Mas nesse último exemplo o computador já veio com o Windows 10 64 bits e é do Financeiro da empresa. Como regra geral, eu não me atrevo a mudar o SO de um computador do financeiro, faturamento ou contabilidade se eu não tiver 100% de certeza de que consigo reinstalar cada um dos programas e certificados. O que significa que geralmente eu deixo quieto. :lol:

      A propósito, lá na faculdade máquinas com 4GB dão conta das necessidades do alunos? Eu imagino que os laboratórios de TI devem ser um problema. Tem certos IDE java que são uma desgraça…

Deixe um comentário

Você pode usar estas tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">

  

  

  

:) :( ;) O_o B) :lol: :huh: :S :D :-P 8-O :yahoo: :rtfm: :dashhead1: :clapping: more »