Migrando do Samsung A11 para o Xiaomi POCO X3 GT

Minha última migração fora do Samsung A5 para o A11.

Como vocês já sabem, eu estava ficando cada vez mais frustrado com as limitações de fábrica do A11, a lentidão depois do upgrade para o Android 11 e os defeitos que ele começou a apresentar em seguida. Acabei comprando o POCO X3 GT de 8GB/256GB por R$1750 à vista e vou documentar aqui minhas impressões. Não vou esperar para ter uma análise razoável em rascunho, porque isso tende a fazer com que eu nunca publique e vai ficar uma bagunça no início mas depois eu vou arrumando o post.

Eu comprei o modelo de 8GB/256GB não porque eu ache que eu precise de tudo isso, mas era o modelo disponível quando o meu amigo José Carneiro pôde fazer essa compra para mim lá em Brasília. Foi numa loja que ele conhecia, que deu três meses de garantia, e ele está viajando para lá regularmente. Por mim um modelo de 4GB/128GB já estaria bom demais.

A migração de um aparelho para o outro foi mais rápida do que eu esperava. O assistente de inicialização me guiou pelos passos necessários e, com os dois telefones próximos e conectados à mesma rede, em poucos minutos grande parte das configurações do A11 já estavam copiadas para o POCO. Coisas chatas de lembrar e reunir como senhas das redes Wi-Fi, credenciais de login em sites, números bloqueados no app Phone, todas as mensagens SMS e opções de acessibilidade. Acelera muito, mas ainda fica faltando muita coisa. Por exemplo:

  • Sons precisam ser redefinidos manualmente. Eu até entendo que o aparelho da Xiaomi não possa copiar o som de notificação nativo da Samsung que eu havia escolhido, mas também não copiou o clip mp3 personalizado que eu havia definido como ringtone;
  • Apps não são literalmente copiados: As versões mais recentes são instaladas via Play Store. Admito que isso pode evitar problemas, mas também cria outros que você vai ter que resolver caso a caso;
  • O Chrome vem “limpo”, sem as abas que estavam abertas no outro telefone;
  • Apps como Fuelio e Sportractive requerem que eu exporte o backup no telefone antigo e restaure no telefone novo;
  • Apps que precisam de login como Strava, Zepp, Waze e Carteira Digital de Trânsito não migram o login e você precisa lembrar as credenciais na primeira vez que usá-las;
  • Minha biblioteca de músicas, livros e filmes precisa ser copiada manualmente;
  • O Waze só realmente termina de ser instalado na primeira vez que você o utiliza. Então você precisa lembrar de iniciar o Waze uma vez após a migração e antes de realmente precisar dele;
  • O Whatsapp precisa ser copiado manualmente – Em teoria, o whatsapp é restaurado inteiramente via backup do Google Drive no telefone novo, mas a diferença entre o tamanho da pasta no telefone antigo, o tamanho do backup e o tamanho reportado pela rotina de backup do whatsapp (três valores diferentes) sempre me deixou muito desconfiado, por isso faço manualmente.

Limitações já encontradas

Não tem slot para cartão microSD – Eu tenho o hábito de transferir os arquivos de um telefone para outro usando o cartão e quebrei a cara. O telefone tem outras opções como a cópia via cabo USB-C (usando um adaptado OTG em uma das pontas) mas parece haver um bug no app que faz essa operação (não consegui enxergar o outro telefone usando o app de arquivos normal) pois eu transferi minhas músicas sem problemas aparentes mas a transferência da pasta do whatsapp dava erro logo no início. Isso foi resolvido copiando o whatsapp para o cartão microSD no A11, conectando o cartão no POCO usando um leitor com adaptador OTG e usando o app de arquivos normal.

Não tem conector P2 para fone de ouvido – Embora eu seja um fã de fones bluetooth, nos últimos seis meses eu venho usando exclusivamente fones com fio nas minhas caminhadas porque ao mesmo tempo 1) são menos esquisitos e 2)deixam claro que estou usando fones e posso não ouvir. O telefone não vem com nenhum fone, mas vem com um adaptador USB-C que funciona, mas tem uma aparência tão frágil que preocupa.  Junte o problema anterior e esse aparelho acaba parecendo excessivamente dependente do conector USB-C.

Automatic Call Recorder agora não grava a outra parte nem no viva-voz – Isso é extremamente decepcionante. Felizmente o app nativo tem suporte a gravação manual.

Outras observações

Carregador de 67W – Carregou o telefone de 19 a 51% em 13 minutos.

Investigando uma doideira no GPS – Isso possivelmente é um erro da nova versão do Sportractive (4.5.3) automaticamente instalada no POCO (o A11 está com a 4.4.3), mas ontem eu fiquei alarmado ao ouvir o app reportar via TTS velocidades anormalmente baixas a cada km percorrido. Eu tinha certeza de que tinha que estar sustentando mais de 7km/h e o app insistia em reportar menos de 6.5 km/h. Para quem não caminha essa diferença de 10% parece insignificante, mas há uma considerável diferença de esforço físico entre as duas. Depois de terminar meu percurso de 22km fui conferir o histórico e pareceu normal, registrando médias por km de até 7.3km/h. Por alguma razão, só o TTS recebe a velocidade errada. O problema do GPS era causado por estupidez minha.

Outras pessoas podem ouvir o que dizem a você numa ligação – Mesmo sem o viva-voz ligado.  O alto falante superior fica voltado para cima em vez de em direção à sua orelha como no A11 e se um terceiro estiver sentado ao seu lado pode acompanhar (ou ser incomodado por) toda a conversa.

Ficou mais rápido, mas não estou impressionado ainda – O A11 também parecia ágil antes do upgrade para o Android 11.

Essa troca da posição do sensor de digital me cansa – Quando eu me acostumo, muda. No A5 era no botão na frente, no A11 era no fundo e no POCO é no botão na direita.

Digitação da senha de destrave é estranhamente lenta – Como se o telefone demorasse a reconhecer cada toque. Eu não consigo digitar com agilidade e estou começando a desconfiar de que seja proposital; Este problema era causado pelo zoom de tela ativado por três toques na tela.

Não estou impressionado com a duração da bateria – Consumi 60% em pouco menos de 24h. Não parece diferente do que eu conseguia com o A11.

 

Outros

  • Veio com Android 11 mas, só para confundir, a versão da MIUI (a interface de usuário da Xiaomi) é 12.5.8;
  • Volume máximo dos headphones com fio bem mais alto que no A11;
  • Google Maps não estava abrindo, mas bastou atualizar. Isso me deixou confuso por alguns minutos porque eu achava que o telefone após a migração estaria com as versões mais recentes de todas os apps, mas após checar descobri que aparentemente nenhum dos apps pré-instalados foi atualizado automaticamente e talvez isso se deva à minha preferência nesse sentido ter sido copiada do telefone antigo;
  • A bússola está funcionando, mas no Google Maps a direção apontada é desalinhada vários graus em relação ao eixo das ruas. Não sei se é normal e eu é que nunca notei, mas o desalinhamento não deve ser problema porque geralmente o que me faz falta (na ausência do sensor bússola) é saber se o navegador está me mandando ir em frente quando na verdade eu preciso ir para trás;
  • Zepp continua não armazenando dados de altitude durante a caminhada, apesar do Sportractive fazer isso. Mesmo problema que ocorre no A11;
  • Alguns apps como o Waze e o Zepp parecem mais bonitos agora;
  • Embora o app padrão de câmera não leia códigos de barra, vem com um app nativo que lê até Qr Code;

 

22 comentários
  • Jefferson - 6.542 Comentários

    Eu não estava conseguindo posicionar os ícones do jeito que eu queria na Home Screen (por exemplo, todos os ícones de apps relacionados a minhas caminhadas um do lado do outro). A MIUI reposicionava os outros ícones automaticamente. E só vi mais gente reclamando disso sem solução. Então eu notei que conseguia posicionar na segunda tela e após experimentar, descobri que se eu mover o widget Google para outra tela e o widget que mostra a hora para o topo eu consigo posicionar os outros ícones do jeito que quero na principal.

  • Jefferson - 6.542 Comentários

    Chamadas telefônicas que tem gravações associadas aparecem com um ícone de microfone na lista de chamadas recentes do app Phone. Basta tocar na ligação para ter acesso à gravação. Se parecer muito baixo é porque por default o áudio é reproduzido no falante destinado a ficar junto da sua orelha (o superior). Para ouvir mais alto toque no ícone de viva voz. Você pode compartilhar o áudio livremente.

  • Jefferson - 6.542 Comentários

    A captura de tela nativa tem opção de rolar a tela automaticamente enquanto captura. Ao fazer a captura uma miniatura aparece na tela com a opção “rolar” (scroll) que se você tocar a captura é repetida rolando a tela.

  • Luciano - 476 Comentários

    Deixa te perguntar duas coisas sobre esse Xiaomi.

    1) Ele consegue dividir a tela pra deixar dois app abertos?
    2) Ele tem a função nativa de duplicar app?

    • Jefferson - 6.542 Comentários

      Desculpe a demora para responder.

      1) Ele consegue dividir a tela pra deixar dois app abertos?

      Sim.

      2) Ele tem a função nativa de duplicar app?

      Sim. Você pode criar 103 “dual apps”

  • Marcelo Neuri Haag - 107 Comentários

    Homologado pela Anatel?

  • Jefferson - 6.542 Comentários

    Um dos maiores problemas que estou tendo com o telefone é me acostumar com o leitor de impressões digital no mesmo botão que bloqueia o aparelho, que também fica na mesma posição em que o seguro. Eu tenho que me lembrar de após bloquear para colocar no bolso, tirar imediatamente o dedo, ou antes do telefone chegar ao bolso já vai estar desbloqueado.

    • Ricardo - 143 Comentários

      Também mudei recentemente para um Poco (F3). Na fase de pesquisa, vi uma avaliação dizendo que a posição do sensor de digital às vezes fazia a pessoa desbloquear o telefone sem querer. Porém, o avaliador disse que era possível configurar para só fazer o desbloqueio ao apertar o botão (com a digital cadastrada, lógico). Não sei o caminho pois estou me adaptando bem ao comportamento padrão.

      • Jefferson - 6.542 Comentários

        Obrigado pela dica! :clapping:

        Encontrei a opção em Settings -> Passwords and Security -> Fingerprint Unlock -> Fingerprint Recognition Method.

        O default é “touch”. Configurei para “press” e há pelo menos dois dias não tenho problemas com isso. :yahoo:

  • Jefferson - 6.542 Comentários

    A doideira da interpretação do GPS continua. Instalei a mesma versão do Sportastic que tenho no A11 e o seu TTS continua informando velocidades médias absurdas. Só que parece ter invertido: em vez de informar velocidades 1km/h mais baixas, agora informa até 3km/h mais altas que o real. O problema era causado por estupidez minha.

    No histórico as velocidades continuam (aparentemente) corretas.

  • Ygor Almeida - 136 Comentários

    Salvo engano o Poco x3 GT já tem Android 12 Oficial com a MIUI 12.5.x ou 13.

    Sem dúvida nenhuma é um ótimo aparelho embora eu teria escolhido o Poco x3 pro Nfc pelo custo beneficio

    Ou talvez o poco F3 pro. Pelo chipset e custo beneficio.

    Não conferi se está na lista das customs. Mas xiaomi.eu é bom lugar pra usar roms oficiais ou extra com alguns updates.

    Os xiaomi as vezes tem uns bugs pra lá de estranhos em alguns modelos com GPS. Mas não sei como está na linha poco

    Eu sai e me dei de presente mudar do Xiaomi Mi Max 3 pra um Galaxy S21 5G ( nada de ultra ou o chip snap que queria) mas no conjunto da obra. O Samsung tá me impressionando.

    Boa diversão com o xiaomi vai curtir e tem um ótimo aparelho pra pelo menos uns 3 anos. Com custom rom vai até mais longe.

    • Ygor Almeida - 136 Comentários

      Bom depois de relembrar um pouco xioami eu não suporta mediatek

      Mas

      https://xiaomifirmwareupdater.com/miui/chopin/stable/V13.0.3.0.SKPMIXM/

      Versão miui 13 estável globalização oficial para atualizar por recovery / fastboot

      … Mesmo depois de anos meus comentários ainda ficam presos no aguardando moderação. Kkkkk

    • Jefferson - 6.542 Comentários

      Salvo engano o Poco x3 GT já tem Android 12 Oficial com a MIUI 12.5.x ou 13.

      O meu veio e ainda está com o Android 11

      Boa diversão com o xiaomi vai curtir e tem um ótimo aparelho pra pelo menos uns 3 anos. Com custom rom vai até mais longe.

      Não sei, não. Estou tendo uma série de aborrecimentos com ele e se não encontrar solução é bem capaz de não durar esse tempo todo comigo.

      • Marcelo Neuri Haag - 107 Comentários

        Eu e minha esposa já temos nossos Motorola Z Play (32 de armazenamento e 3 de RAM) há 4 anos a ainda estamos bem servidos… talvez no final do ano trocar finalmente… :)

  • Jefferson - 6.542 Comentários

    O microfone embutido parece ser muito ruim. Áudios do whatsapp produzidos em ambiente barulhento como um ônibus ficam muito difíceis de discernir, mesmo com você falando com a boca junto ao microfone. Eu não lembro de ter tido esse problema com o A11.

  • Renan - 4 Comentários

    Fez uma boa escolha, eu utilizo o Poco X3 PRÓ

    Vi seu post para saber o que as recomendações, mas como vi esse também, preferi comentar nesse mesmo.

    Boa escolha, vi que lançaram o POCO X4 PRÓ, muito top também, porém aconselho sempre verificar espaço e claro, qualquer vídeo que grave, manda pra nuvem ou então vai ser necessário comprar um com 1TB de armazenamento kkkk.

    Gostando de ler seus posts.

  • Jefferson - 6.542 Comentários

    O problema do GPS era causado por estupidez minha :dashhead1:

    Sportractive tem quatro opções de configuração para o TTS da velocidade. Eu consegui consistentemente escolher as erradas em duas instalações seguidas :dashhead1:

  • Marcelo Neuri Haag - 107 Comentários

    Bom dia! Tudo bem contigo? O_o

  • Jefferson - 6.542 Comentários

    Na semana passada o POCO atualizou para o Android 12. E confirmando minha suspeita de que é para confundir, a MIUI foi atualizada para a versão 13. Com a atualização eu descobri a razão para a lentidão ao digitar a senha. Um novo (e melhor) recurso de zoom foi disponibilizado e o telefone gerou um aviso de que o uso do zoom ativado por três toques na tela criava problemas. Passei a usar do novo jeito e a lentidão sumiu.

  • Jefferson - 6.542 Comentários

    O programa File Manager, que vem embutido, começou a exibir uma absurda quantidade de propaganda durante o uso. Não era só um banner que eu podia ignorar, mas algo que efetivamente retardava a operação do app. Desinstalei as atualizações do app e o problema sumiu.

    Eu esperava isso de um fabricante xing-ling qualquer, mas não de uma gigante como a Xiaomi.

Deixe um comentário

Você pode usar estas tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">

  

  

  

:) :( ;) O_o B) :lol: :huh: :S :D :-P 8-O :yahoo: :rtfm: :dashhead1: :clapping: more »