Esse problema me ocupou por vários dias. Eu ia lá na empresa, passava uma hora ou mais fazendo experiências e voltava frustrado para casa sem saber o que estava ocorrendo.
A impressora imprimia normalmente do bloco de notas, do Word, a página de teste… mas quando o usuário tentava emitir um extrato em https://websec.tricard.com.br o trabalho de impressão ficava parado na fila indicando 5.xx de 8.xx MB transferidos e daí a impressora não imprimia mais nada, sendo necessário cancelar o trabalho e desligar a impressora para apagá-lo.
A empresa tinha duas outras impressoras iguais em departamentos diferentes e nas duas eu conseguia imprimir o mesmo extrato, então não era culpa da web app. As máquinas usavam Windows 8.1 nas versões de 64 ou de 32 bits.
O usuário reportou que o problema começou depois que a impressora voltou do conserto. Poderia ser firmware diferente? Então eu trouxe uma dessas impressoras que funcionavam para o computador problemático. O problema persistiu, então não era a impressora também.
Criei um novo usuário no Windows, desinstalei o driver e tentei tanto o mais novo disponível no site da HP quanto o padrão (velho) que vem embutido em um disco virtual na própria impressora. Nada mudou.
Reinstalar o Windows nessa máquina ia gerar transtorno, porque ela tem quatro impressoras das quais três dependem do sistema comercial e o desenvolvedor parece se recusar a explicar como o sistema é instalado, por isso eu dependo do suporte dele para a máquina ficar pronta. Mas quando não parecia mais haver outro jeito eu peguei um outro HDD e fiz uma nova instalação do Windows 8.1 x64 nele, instalei o driver e… o problema persistiu!
Então também não era o Windows, mas o hardware. Mas onde? Era um computador Lenovo V530S-071CB.
O problema desapareceu quando eu desconectei a impressora do hub USB 3.0 xing-ling B-MAX modelo BM8631 onde ela estava conectada e liguei direto em uma das portas dianteiras da máquina. Notar que eu não desconfiei do hub porque neste também estava conectado um adaptador bluetooth fazendo streaming permanente de áudio para o sistema de música ambiente da empresa. E por que eu desconfiaria do hub, se a impressora só não imprimia daquele site?
Malditos Gremlins…
É o verdadeiro “nada com nada”. Coisas completamente não relacionadas que, juntas, conspiram para não funcionar. Por isso eu sempre digo aos meus clientes que informática tem uma parcela de esoterismo, como a astrologia e o horóscopo
E acho importante frisar que esse é o típico problema onde a solução padrão do mercado, “formatar”, além de não ter resolvido nada ia gerar um transtorno desnecessário e me deixar com cara de idiota diante do cliente.
Depois que funcionou eu fiquei pensando se o problema não era a web app da tricard, mas a complexidade e tamanho do documento a imprimir. Nos meus testes eu sempre imprimi documentos simples, de uma página, enquanto o extrato da Tricard tem duas páginas e é decorado com imagens. Da próxima vez que eu for lá eu vou testar isso.
Vale também imprimir para PDF (usando a PDF printer padrão do Windows de preferência) esse extrato para ver como a página de impressão é gerada … Já vi geradores que geram uma imagem de alta resolução para impressão, em vez de texto, e como é de se esperar o documento acaba ficando enorme, mesmo contendo apenas texto.
Esqueci de informar no post que eu salvei o extrato em PDF usando o mecanismo embutido no Chrome, mas ao tentar imprimir esse PDF na impressora dava o mesmo problema.
E chegaste a obsevar se o PDF gerado contém texto como texto mesmo, ou como imagens?
Sem abrir o documento numa ferramenta forma, uma forma de examinar é dar um zoom absurdo, tipo 1200%, e reparar se o texto é vetorial/suave, ou formado por bitmaps (raster).
Não é muito comum, mas já vi por exemplo app de banco que imprimia recibos e comprovantes como imagem, por algum motivo bizarro – mas faz anos isso.