A situação pela qual passamos me faz lembrar do enredo de A Casa dos Espíritos

Eu não li a obra de Isabel Allende e só assisti ao filme, mais de 20 anos atrás. O que vou dizer aqui é só o que me lembro dele, que depois de tantos anos não é muito, mas o suficiente.

Um dos protagonistas é um rico empresário do setor agrícola que é assediado por anos para dar apoio a um golpe militar em seu país. Esse apoio nunca sai porque sua esposa, que ele ama, é contra. Porém esta morre em um trágico acidente (mesmo) e ainda durante o enterro o empresário dá o seu aval aos militares para o golpe, que ocorre com sucesso.

Anos depois, sua filha, única herdeira e única lembrança de sua amada esposa, se envolve com um “subversivo” e desaparece nos porões da ditadura. O antes poderoso empresário tenta em vão resgatá-la. Pede uma audiência com o comando militar e é atendido por um mero sargento, debochado, que ri na cara dele.

Ele então pede ajuda a uma ex-prostituta, dona de um bordel muito requisitado pelos militares. Esta era muito grata ao empresário porque foi graças ao dinheiro que ele tinha dado a ela muitos anos antes que ela pôde sair da vida de mera prostituta. Ela prometeu ajudar.

Dias depois a filha do empresário foi abandonada na rua e pôde voltar para casa. O que aconteceu com ela nos porões da ditadura fica para a imaginação da audiência.

Um possível ensinamento moral que se pode tirar dessa estória é que, se você não for uma mulher atraente e disposta a dar o ** para um sargento, não espere ter influência em uma sociedade controlada por uma ditadura militar (ou qualquer outra). Você acha que certamente sua vida vai mudar para melhor e que se isso não acontecer (ou se ela der uma guinada para pior) você vai ter “amigos” no poder?

Você está terrivelmente enganado.

 

9 comentários

Deixe um comentário

Você pode usar estas tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">

  

  

  

:) :( ;) O_o B) :lol: :huh: :S :D :-P 8-O :yahoo: :rtfm: :dashhead1: :clapping: more »