Nota: O tom deste post é propositalmente agressivo. Eu ponderei enquanto escrevia se deveria usar um tom mais diplomático, porém dirigir é uma das poucas coisas que ainda consegue abalar minha tranquilidade, justamente por me colocar em contato com o que há de pior nas pessoas. Então achei melhor o tom do post refletir o que sinto.
Como motorista e como pedestre, um dos comportamentos alheios que mais contribui para arruinar o meu humor é a aparente recusa que os motoristas no Brasil tem de sinalizar suas intenções com a seta. Como pedestre, eu sinto como se o motorista estivesse de propósito jogando o carro para cima de mim e eu já perdi a conta das vezes que isso ocorreu. Como motorista, eu sinto como se o cretino achasse que está sozinho na rua ou que esta é só dele.
As pessoas tem que botar uma coisa na cabeça:
- A sinalização não é para quem você está vendo. É para quem está vendo você! Vai manobrar em uma estrada de barro no meio do mato? Sinalize. É muito mais fácil fazer isso automaticamente do que ficar ponderando se precisa ou não.
- Complementando o ponto anterior: a regra não tem “mas”, “porém”, “contudo” ou “todavia”. Vai fazer uma manobra, tem que ligar a seta.
- A sinalização é para indicar intenção e não ação. Se fosse para indicar ação a chave de seta seria acionada pelo movimento do volante, como a luz de freio é acionada pelo pedal de freio. Aliás, ainda bem que as luzes de freio e de ré são acionadas automaticamente, porque se dependesse da boa vontade dos motoristas…
Só vejo duas possíveis razões para não se usar a seta ou fazer a sinalização de braço:
- Você é um motorista ruim, incapaz de associar sua intenção de fazer a manobra com a necessidade de fazer a sinalização;
- Você é um grosso que só se importa com você mesmo e que se danem os que estão ao seu redor.
Sinalizar equivale a um “com licença”. Demonstra consideração pelos outros, que você sabe que não está sozinho na rua. É no mínimo uma gentileza que não custa nada. Não sinalizar equivale a sair empurrando todo mundo. Deixa no mínimo as pessoas pensando: “mas que po**a é essa?!” quando você passa por elas. Se é essa a impressão que você quer dar, problema seu e das autoridades quando você for finalmente apanhado, mas não fique posando de educado e bom motorista. Pelo menos assuma que é ou incompetente para dirigir ou um psicopata!
E que tal os carros (e principalmente motos) que ESQUECEM A SETA LIGADA depois de uma conversão? Carros é mais raro por causa do retorno automático quando a direção fica reta, mas motos são campeãs…
Motorista brasileiro parece que gosta de ser FDP, pode parecer complexo de vira-latas mas percebi isso ano passado quando visitei o Peru.
Aqui o cidadão não da seta pra sinalizar, tranca a via da
direitaesquerda e se você der luz alta ou buzinar pro cidadão abrir caminho ou qualquer outra coisa ai que o cara não sai mesmo, lá no Peru é buzina toda hora e o pessoal entende que você não está atacando a honra dele por ter buzinado, a pessoa chega da uma buzinada o da frente imediatamente sai do caminho e deixa o outro passar, aqui a maioria parece que leva é pelo lado pessoal.Eu dirijo a 20 anos e venho percebendo um agravamento nesse tipo de comportamento, o ser humano esta ficando cada vez mais egoísta.
Aqui não é raro encontrar carro com essa frase pregada no vidro traseiro: Seta não é igual cu, pode dar a vontade.