O mito da quantidade de informação ser responsável pelo sistema lento

Esta semana eu estava na academia e mais uma vez o sistema deles estava se comportando mal. Uma demora absurda para ler a impressão digital do aluno, lento para imprimir, travando, etc. Aí o professor que estava comigo fez o comentário usual que o leigo faz sobre isso: “tem muitos alunos e o sistema fica sobrecarregado”.  E não duvido nada de que essa tenha sido a desculpa dada pelo desenvolvedor também.

Não me interpretem mal: o tamanho do banco de dados influencia, sim, na velocidade de uma consulta. Mas quantos alunos cadastrados uma unidade de academia que não opera em rede com outras unidades (o aluno de uma unidade só pode frequentar aquela unidade) tem? Alguns milhares, se muito? Eu posso garantir a você que um supermercado de periferia tem muito mais itens cadastrados do que uma academia no mesmo bairro pode sonhar em ter em número de alunos; e você não vê uma consulta de preço no caixa levar vários segundos para cada item. Seria um desastre e nenhum desenvolvedor conseguiria convencer o cliente de que é “normal”.

Na pior das hipóteses, se essa academia estivesse operando há décadas e tivesse no banco de dados desde o primeiro aluno que entrou quando o sistema ainda era em DOS/clipper e por alguma razão você estivesse obrigado a instalar o banco de dados em um servidor limitado como um raspberry pi (sim, é sarcasmo) bastaria mover todo registro de aluno que não tivesse registrado nenhum pagamento de mensalidade há pelo menos, digamos, um ano, para um banco de dados de inativos. Se esse aluno voltasse a primeira consulta para ele levaria mais tempo. O tempo de fazer a consulta nos dois bancos de dados e mover o registro de volta para o banco de ativos.  Isso se simplesmente marcar esses registros como inativos no banco já não resolver o problema.

Então, não há desculpa.

E esse povo ainda vai querer vender a idéia de que mover o sistema “para a nuvem” é a solução para o problema.

1 comentário
  • Trabalhador Anonimo - 25 Comentários

    Tenho um cliente que caiu nessa de mover o sistema para a nuvem contrário a minha opinião. Ele já passou por todas as operadoras de internet do bairro e o problema de lentidão permanece mesmo com uma conexão de 500mbps.
    O desenvolvedor está sempre falando que o problema é da rede. Me explica que problema pode ter uma rede com três computadores e uma impressora ligados a um switch gigabit de 5 portas sendo uma delas ligada diretamente ao modem, todos com cabo cat 5e?
    Esse problema de lentidão não tinha quando o sistema estava em um Core i5 de terceira geração, 8Gb de memória e com Windows 2008 R2.
    Ai ai.

Deixe um comentário

Você pode usar estas tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">

  

  

  

:) :( ;) O_o B) :lol: :huh: :S :D :-P 8-O :yahoo: :rtfm: :dashhead1: :clapping: more »