O sistema usa uma interface web, podendo em teoria ser acessado por qualquer navegador. O cliente tinha apenas um terminal (um desktop rodando Windows 8.1) rodando na lanchonete e quando instalamos um segundo para aliviar a carga o usuário reclamou que a segunda aplicação periodicamente travava e eles tinham que fazer login novamente para resolver.
Eu desconfiei imediatamente do tempo de sessão e pedi que eles passassem a usar apenas o segundo terminal e deixar o primeiro como reserva para ver se o problema se manifestava nele. E foi o que aconteceu.
Expliquei o problema para o cliente, que repassou para o desenvolvedor. E este respondeu que o problema era no Chrome.
Como eu não tenho paciência para lidar com esse povo, instalei uma extensão no Chrome que após 5 minutos dá refresh automaticamente na página do sistema. E o problema desapareceu. Mas isso é uma gambiarra.
Que eu saiba, só existem duas maneiras de resolver isso sem fazer gambiarra. E ambas são responsabilidade do desenvolvedor e fora do alcance do pessoal de infraestrutura (eu):
- Configurar o servidor www usado pela aplicação com um tempo de sessão mais alto ou até infinito. No apache isso é feito em httpd.conf e no asp.net em web.config.
- Se você não pode ou não quer mudar no servidor www, no código html acrescente uma diretiva META HTTP REFRESH para evitar o timeout.
A idéia de que o navegador possa/queira fazer o logoff automático de uma aplicação é bizarra para mim.
Deixe um comentário