O problema ocorre por causa de um erro bem antigo de programação do servidor de autenticação gov.br. O programador lá determinou que o último certificado usado seja sempre lembrado entre sessões, mesmo que o navegador seja fechado e reaberto ou que o usuário encerre a sessão clicando em SAIR. Então, se por alguma razão a informação do certificado for nula, gov.br insiste com a mensagem “Certificado não encontrado”, mesmo que o navegador tenha acesso a todos os certificados e você possa comprovar isso facilmente usando o teste de certificado da Certisign, por exemplo. É o servidor que não está achando o certificado que ele “lembra” ter usado da última vez e não é inteligente o bastante para descartar e exibir a lista de certificados para o usuário. Coisa de sites do governo.
Solução:
No navegador afetado, Ir em Configurações -> Privacidade e Segurança, procurar a opção de “Limpar histórico” e nela selecionar apenas “Configurações de sites”. Reiniciar o navegador.
Se você tem dois ou mais certificados e não consegue alternar entre eles porque .gov.br insiste em lembrar o último certificado, o problema é o mesmo (incompetência deles) e a solução é a mesma.
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