Esta lista vai servir de suporte a outros textos, para que eu não tenha que repetir a mesma coisa em toda análise de fones que eu fizer.
- Qualidade de reprodução. Se eu tiver que mexer no equalizador do aplicativo o fone está reprovado e nunca comprarei outro do mesmo modelo;
- Eu uso muitas vezes por várias horas seguidas (meu recorde é de 5h numa caminhada) então quanto menos eu “sentir” os fones, melhor. Muitos fones extra-auriculares fazem minhas orelhas doerem ainda nas primeiras horas de uso. Nunca tive problemas com os intra-auriculares;
- Pela mesma razão acima, fones bluetooth precisam ter uma boa autonomia de bateria;
- O volume precisa ser alto. No volume máximo eu não quero ouvir nem as pessoas, nem o barulho dos veículos na rua;
- É desejável que tenha uma proteção contra líquidos, porque eu caminho na chuva;
- O microfone precisa ter qualidade para que durante uma chamada a pessoa do outro lado possa me ouvir com clareza. Não quero ter que desligar o bluetooth ou desplugar o fone para poder atender uma chamada de voz.
Por muito tempo eu preferi fones com fio como o JBL T110, mas depois de perder dois para o meu hábito de caminhar na chuva, me rendi aos bluetooth, que tem durado mais e são mais baratos. JBL é uma marca muito falsificada e sou obrigado a comprar no Brasil em lojas de reputação como a própria JBL, onde um custa atualmente R$80. É quase o dobro do que me custa trazer um Lenovo thinkplus GM2 Pro da China. Além disso meu telefone atual requer um adaptador para usar fones com fio. Um saco.
Considerações sobre fones de ouvido miniatura intra-auriculares no estilo Apple Airpod
- Fones no estilo Airpod, como não ficam completamente embutidos na orelha estão sujeitos a ser perdidos ao tirar a camisa na rua, passar por uma árvore baixa, ou por N outras razões onde sua orelha resvalar em algo. Na minha primeira experiência com um fone desse tipo eu passei por uma árvore na calçada e somente percebi que havia perdido um fone (e consegui encontrá-lo) porque um dos ouvidos ficou imediatamente em silêncio. Se o fone estivesse desligado eu só teria notado a falta dele quando fosse tarde demais. Eu prefiro os designs onde o fone fica inteiramente dentro da orelha, sem deixar pontas;
- O controle do fone, geralmente por toque, deixa muito a desejar nos modelos de baixo custo. O único fone desse tipo com o qual eu não me lembro de ter me aborrecido nesse quesito foi o fone de 100 euros (!) comprado pela minha irmã em Dublin. Com a verba do empregador dela para fazer o home office, claro;
- É desejável que a caixa/carregador do fone tenha tampa e que esta seja segura. Com carregadores sem tampa os fones vão se desprender da caixa quando dentro do seu bolso ou bolsa e vão sair quicando pelo chão, possivelmente para nunca mais ser encontrados, no caso de uma queda da caixa. Um dia eu estava na academia e vi quando um outro aluno tirou algo do bolso e o fone de ouvido dele que também estava lá caiu no chão e ele nem notou. Quase pisou nele e foi em direção à porta para ir embora. Se eu não tivesse visto e corrido para entregar talvez ele nunca soubesse o que aconteceu com o fone.
fone de 100 euros (!)
Bom saber que não sou o único que acha um absurdo essa moda de fones passando dos mil reais, vejo na internet sempre que tem lançamento de algum fone na casa dos 4 digitos e todo mundo comentando normalmente me sinto um alien.
Uso a uns anos fones Awei A920BL que devo ter comprado na Aliexpress e gosto bastante deles, tem uma qualidade de audio bem competente, boa altura, não tem muita distorção dos graves quando alto, é bem confortável, isola quase que totalmente o barulho externo e principalmente por ele ser um fone bluetooth “com fio”, os fones são ligados por fio entre eles e pra mim isso é perfeito pois não tem perigo de cair, e se acabar a bateria eu tiro eles dos ouvidos e “colo” eles fechando em volta do pescoço pois eles são magnéticos.
Eu queria experimentar fones com recurso Ouvir ao vivo dos AirPods pra não precisar tirar os fones cada vez que alguém se aproxima pra conversar, mas meus Awei me atendem tão bem que acho difícil não me frustrar com algum contra em relação a ele.
Eu poderia pagar 100 euros em um fone mas teria que ser algo excepcional, do tipo: reprodução sonora como nunca experimentei antes. No meu círculo de amizades eu sou o mais difícil de agradar no quesito áudio.
O meu anterior era exatamente assim. Um sem nome comprado na Aliexpress. Porém a bateria dele estragou e apesar dele estar com o conector de carga todo enferrujado pelas minhas caminhadas na chuva eu estava disposto a comprar outro, mas o item não está mais à venda.
Mas há ainda um outro problema a considerar com esse tipo de fone, pelo menos no modelo que eu tinha: Se você precisar correr tem que segurá-lo porque ele fica pulando no pescoço.
Se não estou enganado o de 100 euros da minha irmã faz isso.
Off: Jefferson, o link “estas tags HTML” não está funcionando, uso aqui o Chrome no Windows 11.
Sobre os fones miniatura eu esqueci de mencionar que se por um lado o fone que fica completamente dentro do ouvido é mais seguro, por outro é mais difícil para as pessoas que tentam falar com você notarem que você está usando fones.