Compramos dois desses alternadores para um projeto e no momento eu só fiz um teste em bancada ligado a um motor monofásico. Conseguimos 100A mas só testamos por um minuto, porque sem estar parafusado na carcaça da máquina a dissipação de calor fica comprometida e a temperatura logo estava em 70 graus.
Cada um custou R$1447 no Mercado Livre
Preste atenção ao fato de que é 24V (3600W). Alternadores 12V x 150A (1800W) não tinham a menor chance de atender a aplicação.
Os alternadores vão ficar ligados em paralelo porque a máquina possui dois condicionadores de ar que consomem até 70A cada. Dois alternadores de 80A ou mesmo de 100A deixavam muito pouca margem para alimentar todo o resto da máquina, até mesmo porque eu não estou certo de que um alternador de 100A vai ficar feliz operando no seu máximo por horas. O próximo valor comercial fácil de achar foi 150A, que pelo menos nos deixou com uma margem confortável.
Quando os alternadores estiverem em pleno funcionamento eu pretendo divulgar mais sobre ele, incluindo imagens com o termógrafo (sim, comprei um para o projeto e já devia ter feito um review).
Este modelo foi escolhido por ser o mais barato de 150A disponível no mercado. Outras opções saltavam facilmente para R$3mil e é incerto se a diferença de preço está realmente ligada à qualidade. Alternadores, como a maioria das peças de uso automotivo, não são vendidos baseado nas suas características elétricas e mecânicas, mas na peça que eles substituem.
Veja o site do fabricante. Você vê dimensões? Características elétricas? Nada disso. Só existe uma lista de veículos compatíveis. Este é destinado a uma série de ônibus da Volvo. Foi um problema achar um desenho com as dimensões para a gente ter uma mínima idéia de que ia caber. Mas só quando chegou a primeira unidade o pessoal da mecânica pôde começar a trabalhar na fixação.
Tem um vendedor de autopeças no Instagram com um canal onde ele mostra que exatamente a mesma peça OEM quando ganha o part number de um veículo tem um preço e com o de outro custa três, cinco vezes mais. Não é a qualidade da peça que determina o preço.
Eu tive que comprar diversas peças de uso automotivo para o projeto e é sempre um problema porque o vendedor não faz idéia do que está vendendo. Você pode ir pessoalmente a uma grande loja de Recife especializada em caminhões e voltar de mãos abanando. Se você levar uma peça similar talvez tenha uma chance, se o vendedor tiver boa vontade e ou a capacidade de procurar no estoque, mas é difícil.
A única experiência boa que tive nesse sentido foi na Real Ônibus de Recife. Cheguei lá com um limpador de para-brisas (não apenas a palheta, eu precisava do conjunto mecânico inteiro) austríaco de 50 anos e a loja não tinha um igual (ninguém em Recife tinha, fui até em loja de tratores) mas o vendedor deu uma olhada nas peças e trouxe um diferente do estoque mas me explicou o que poderia ser feito para adaptar ao projeto. Fui autorizado a comprar três kits na hora.
Esse “fenômeno” não se limita a peças automotivas, claro. Quebre a jarra de vidro de uma cafeteira que não é comum no mercado e veja como é difícil achar uma compatível só pesquisando online. Ninguém divulga dimensões. Você precisa ir a uma loja que te deixe tocar nas peças e medir as jarras de outras cafeteiras porque dificilmente um vendedor vai levantar a bunda da cadeira para fazer isso para você numa consulta pelo whatsapp.
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