Você já notou que ao usar headset BT no Android o microfone usado é o do celular?

O seu microfone bluetooth funciona quando você não está usando o app “telefone” do seu aparelho android ? Ou seja: o seu microfone BT funciona no whatsapp? Tem certeza?

Faça o seguinte teste: Em um ambiente silencioso conecte seu headset BT favorito ao telefone e inicie uma mensagem de áudio do whatsapp para si mesmo (ou qualquer outra pessoa). Deixe o áudio gravando e se afaste do telefone alguns metros, falando durante a ida e a volta enquanto mantém o mesmo tom de voz. Volte e ouça a gravação. Você ouve claramente tudo o que você falou quando se afastou do telefone, sem alterações no volume?

Eu comecei a me dar conta do problema ao experimentar o headset bluetooth Lenovo GM2 Pro. Ao produzir áudio no whatsapp em um local barulhento usando os fones é impossível distinguir o que eu estou falando. Por acidente eu descobri o motivo: o whatsapp continua usando o microfone do aparelho, que precisa estar próximo à sua boca em um local barulhento.

Então eu testei com um Samsung A11 (2021) e o problema persistiu. Problema do headset Lenovo, certo?

Repeti o teste com o Bowie ez10. Mesmo problema. Ooops…

Será que o problema é do whatsapp ou só afeta aplicações sem acesso root? Testei com o app “Recorder” que vem no Moto G54 e não pode ser desinstalado (app “nativo”). Mesmo problema. Se eu me afastar do telefone durante a gravação o som desaparece.

Encontrei várias pessoas se queixando disso há anos por razões diferentes. Esta queixa é de 2020. E nela o autor afirma ser um problema apenas da Samsung (ou seja: na época funcionava com outras marcas). Diversas outras pessoas se juntaram para reclamar do mesmo problema e muitas nem haviam se dado conta de que o problema existia até ele insistir para que elas testassem.

Nesta thread, alguém disse que garantir a permissão “Nearby Devices” resolveu o problema. Mas o meu whatsapp já tem essa permissão. Outro disse que desabilitar Dolby Atmos foi sua solução. Experimentei aqui (tive que desabilitar o app) mas não surtiu efeito.

Resolvi voltar no tempo e testei com meu Samsung A5 (Android 7, 2016, último patch de segurança em agosto de 2019) pareado com meu headset Zealot B20, adquirido em 2019.

  • Whastapp: usa o microfone do aparelho
  • Gravador de voz (v21.0.22.166): usa o microfone do aparelho

No caso do whatsapp: a versão do app é a mais recente e a mesma em todos os meus testes em todos os aparelhos: 2.24.11.79, então um possível bug no app não pode estar descartado. Mas isso não explica o app nativo de gravação de voz do aparelho, sem atualizações, também não conectar ao microfone do headset. Nas permissões do gravador de voz  ele tem acesso a “Memória, microfone e telefone”.

Discussões antigas dizem que dois apps resolvem o problema:

  • BT Mono: Não achei no Google Play, mas aparentemente este vídeo mostra que surtia efeito;
  • Lesser Audio Switch: Só é compatível com meu Samsung A5

Mais testes:

  • Usando este app de teste de microfone, o áudio do Lenovo GM2 é gravado no Motorola G54. Então não parece ser problema de API, nem do headset;
  • Testei com o Signal no Motorola G54 e Lenovo GM2. Mesmo problema. Não está mesmo limitado ao Whatsapp.
  • Só para me certificar eu fiz uma ligação telefônica tradicional com o Motorola G54 e o Lenovo GM2. O áudio do microfone continuou funcionando enquanto eu me afastava do telefone.

Agora eu me pergunto quantas avaliações de headsets bluetooth minhas não foram comprometidas no quesito microfone por causa desse problema.

Alguém tem algo a acrescentar? Outros apps em que isso pode ser testado? Algum app de uso popular (que não seja de telefonia tradicional) em que o microrofone BT comprovadamente funcione na versão mais recente?

 

 

2 comentários
  • Claudio - 76 Comentários

    Não conheço todos os detalhes técnicos, mas em linhas gerais Bluetooth tem profiles diferentes de audio para situações diferentes; o profile usado para escutar música tem bitrate maior mas consequentemente um pouco de latência, o que não chega a incomodar, quem vai perceber 100ms de latência escutando música? (se bem que olhando um vídeo pode ser mais perceptível se o player não compensar)

    O problema é que em conversas (profile telephony?) a latência é algo que incomoda muito e é facilmente perceptível. Para reduzir a latência o bitrate nesse profile é bem menor, o que é perceptível na qualidade do audio …

    No PC da pra notar que quando vc está usando um headset BT e inicia uma conversa (Discord, etc), a qualidade do audio cai bastante, fica bem chato para escutar música por exemplo.

    No whatsapp:

    – O zap não precisava usar esse profile para GRAVAR audio, afinal nesse momento latência não importa. Mas não sei se BT tem um profile de alta qualidade COM acesso ao microfone.

    – Chegaste a testar se em ligação de audio via whatzap o comportamento é o mesmo? (microfone do celular usado). Porque em ligação em tese o headset vai estar usando o profile de telefonia, mono e com bitrate menor.

  • Rodrigo Paiva - 2 Comentários

    Recentemente fiz aquisição do GM2 Pro para uso no trabalho para atender ligações.

    Após reclamações de que não me ouviam bem, resolvi testar e observei que as ligações/áudios no whatsapp estão apenas com o som do microfone do celular.

    Tenho um Samsung S22 Ultra – Android 14 6.1.

    Até o momento não encontrei nenhuma solução para o problema.

Deixe um comentário

Você pode usar estas tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">

  

  

  

:) :( ;) O_o B) :lol: :huh: :S :D :-P 8-O :yahoo: :rtfm: :dashhead1: :clapping: more »