Me digam se vocês conseguem enxergar algum sentido nisso.
A autorização de exame é um procedimento onde o usuário anexa o pedido de exame feito pelo médico e aguarda que a Hapvida autorize, para só então você poder marcar o exame.
Não é um processo interativo. Não há uma pessoa do outro lado atendendo você em tempo real. E a autorização muitas vezes leva *dias* para ser concedida.
O paciente, claro, deveria poder fazer essa solicitação no horário que fosse mais conveniente.
Então hoje, domingo, eu decidi abrir uma nova solicitação para a minha mãe e descobri que só posso fazer isso de segunda a sexta e em um horário restrito:
Isso só não é mais bizarro do que aquela vez em que o site da Lognet parou de aceitar vendas fora do horário de funcionamento da loja física
Essa ainda não é a burocracia mais bizarra da Hapvida. Bizarro mesmo é (não é o caso deste incidente) você ser atendido por um médico da Hapvida, dentro de uma unidade da Hapvida que pede um exame que vai ser executado por um centro de diagnóstico pertencente à Hapvida, mas o exame pedido por esse médico precisa ser autorizado manualmente pelo paciente.
Eu compreendo essa burocracia na Unimed, onde os médicos e os centros de diagnóstico são credenciados. Mas na Hapvida, onde tudo ocorre dentro da rede?
Isso me lembrou do app da Caixa Federal que distribuia uma senha para atendimento online …
Era para fazer uso da autenticação dada pelo celular? Porque se não for por isso, WTF!
“Isso” tem até nome: “Ponto de atrito” ou ponto de fricção. São processos desenhados para serem dificultosos, normalmente são criados quando os serviços geram custo sem retorno para a empresa. Já quando é pra vender buscam processos “frictionless”, já que geram lucro.
Sim, o caso do meu comentário eu tenho certeza de que é um ponto de atrito proposital. Já o caso do post “pode” ser mera incompetência. Eu imagino uma diretoria desconectada da realidade estabelecendo uma métrica de desempenho que conta o tempo de resposta das solicitações sem especificar “horas úteis” aí um gerente banana no nível inferior “resolve” o problema de desempenho do seu departamento dessa forma.
Como era esperado, abri a solicitação hoje às 13h porque foi o primeiro horário desde as 7h em que eu tive tempo, mas já são 22h e a autorização não saiu. Amanhã é feriado em Recife então isso só sai lá pela quarta feira, se ninguém lá ficar magoado com a observação desaforada que deixei na solicitação e me deixar de molho, o que vai me obrigar a ser desaforado pessoalmente.
OBS.: O desaforo nem foi a respeito do absurdo de não poder abrir a solicitação no fim de semana. Foi a respeito de eu ter feito *essa mesma solicitação* na semana passada e quando fui pessoalmente marcar o exame descobri que o exame requer três autorizações mas só emitiram duas.
Para adicionar insulto à injúria a marcação desse exame precisa ser feita pessoalmente e só atende até as 17h, apesar do centro de diagnóstico ser em um hospital que atende 24h. Foram duas viagens perdidas: a primeira porque cheguei depois das 17h e a segunda porque a Hapvida não emitiu todas as autorizações. Vontade de ser desaforado não está me faltando. Só falta eu descobrir a pessoa certa com quem ser desaforado.