Ok. É um software de segurança, mas…
Essa atualização era crítica? Fechava a porta para algum CVE de severidade 8+? Tinha que ser feita assim, distribuindo de uma vez para o máximo de clientes possível ou podia ser feita em estágios? Hoje em dia eu sou cético quanto ao senso de responsabilidade da maioria dos desenvolvedores de software. Muita atualização é empurrada apenas porque um módulo de um framework que é usado apenas em uma seção do código porque é a ferramenta da moda foi atualizado pelo desenvolvedor lá de longe-pra-cacete-do-leste-europeu, que eles nem sabem quem é e nem por que foi atualizado. É insano.
Inicialmente eu não queria culpar a Microsoft por essa ca**da mas, pensando bem, já passou da hora da “Recuperação do Sistema” do Windows ser realmente capaz de “recuperar o sistema”. As ferramentas disponibilizadas pela MS para que o usuário comum se proteja desses eventos são uma piada. Esse tipo de coisa deveria há muito tempo ser um mero inconveniente resolvido com um reboot e no máximo meia dúzia de cliques do mouse.
Na mesma linha, aqui eu uso o Firefox ESR, eu não deixo a atualização automática, deixo só verificar e me avisar, porem ele não para de avisar, não tem um “ignorar esta atualização”. Pois bem, atualizei e deu pau dos brabo, corrompeu todo o perfil do firefox a ponto de sumir com extensões, arquivo userChrome.css, scripts instalado (Tampermonkey) histórico de abas abertas e mexeu nas configurações do firefox a ponto dele nem navegar.
Por sorte eu sempre tenho um backup do profile e foi “relativamente” fácil, reverti a instalação para a versão anterior e voltou tudo a funcionar. No dia seguinte atualizei de novo por causa dos insistentes avisos de nova versão disponível. E deu o mesmo pau.
O jeito foi alterar o registro do Windows pra desabilitar as atualizações e ter um pouco de paz.
Foi só criar a chave abaixo com valor 1 e pronto.
Windows Registry Editor Version 5.00
[HKEY_LOCAL_MACHINE\Software\Policies\Mozilla\Firefox]
“DisableAppUpdate”=dword:00000001
Daqui um tempo eu desativo e atualizo pra ver se resolveram o bug.
Obrigado pela dica do registro, funcionou aqui.