15GB da conta gratuita é muito pouco para tudo isso hoje em dia. Durante a minha viagem pela Europa meu backup de fotos e vídeos chegou a 44GB e só foi possível porque o amigo José Neto me inclui como membro da família dele na sua conta Google One de 100GB. É muito fácil você começar a tirar fotos indiscriminadamente em um telefone que tem 256GB, acabar deixando sua conta sem espaço para o backup do whatsapp, ir empurrando o problema com a barriga e se arrepender semanas (ou meses) depois ao perder o telefone e só ter um backup bem desatualizado na conta.
Versões recentes do whatsapp até ficam enchendo o seu saco com avisos quando o espaço disponível na conta fica baixo. Mas você sabe que acaba se habituando a ignorar o aviso, não é?
A Google não parece se importar de que a mesma pessoa crie várias contas gratuitas e cadastre todas no seu aparelho Android, então você pode manter a sua conta gmail principal só para o e-mail mesmo e criar uma conta para o Google Photos e outra para o Whatsapp. Ambos permitem em suas configurações que você determine em que conta vai ser feito o backup.
15GB ainda pode ser pouco para seus vídeos e você precisar fazer uma arrumação de vez em quando, mas dificilmente você vai quebrar a cara tendo 15GB disponíveis para o Whatsapp.
O único problema dessa abordagem é que não é para qualquer pessoa. Ao recomendar isso para um amigo ou cliente há uma grande chance de que este, ao perder o telefone, não consiga lembrar que contas extras tinha configurado e suas respectivas senhas. Caramba… muita gente não consegue lembrar nem da conta principal e a cada mudança de telefone tem que criar uma nova. Eu ainda não estou certo de que o procedimento de backup do Android traz essas informações ao restaurar sua conta principal em um telefone novo. Algum de vocês lembra?
A sugestão é boa, o problema realmente é lembrar as contas extras.
Pesquisei as opções de drive custo-benefício e contratei o Google One de 100gb por 7,99 mensal. Uso pouco, lotei apenas 44gb e vai demorar bastante pra completar os 100.
Conhecem outra opção mais econômica?
Meu amigo José Neto compartilhou comigo a conta “família” do Google One dele. Ele simplesmente adicionou meu endereço gmail à conta sem avisar e meu espaço cresceu de 15Gb para 100GB. Na minha última viagem eu cheguei perto de lotar a conta dele por causa dos mais de 37 dias de vídeos. E deu trabalho reverter isso porque o Google Photos, que é o responsável pelo backup tenta ser “esperto” e mesmo eu movendo os arquivos do celular para uma pasta que supostamente não está sendo monitorada, usando um outro app, ele vai lá e passa a monitorar os arquivos na nova localização. Não parece haver um jeito fácil de dizer: “eu não quero que você faça o backup disso”, apesar da documentação dizer que é só “desmarcar a pasta”. Ela nem está marcada para backup, para começar.
Para certos perfis, R$8 é realmente uma mixaria. Principalmente quando você faz um plano família e todo mundo na “família” é responsável, gerenciando essas pontuais flutuações no uso. Mesmo tendo acesso a esse espaço, eu criei uma conta extra para o backup do meu whatsapp.
Eu tenho usado o terabox, e tem me ajudado muito. Eles oferecem 1TB gratuito e sincronizam com todas as plataformas.
O terabyte gratuito deles parece ter uma pegadinha: Segundo este review, você só pode usar todo esse espaço se armazenar exatos 500 arquivos de exatos 4GB, o que obviamente eles não vão deixar alegando uma razão ou outra. O limite de 500 arquivos não só inviabilizaria um simples backup de minhas fotos como também me impediria de usar para compartilhar com meu chefe/cliente/amigo o projeto de automação industrial em que estou trabalhando, que tem meros 4.2GB mas 3216 arquivos. Para isso estou usando uma conta gratuita do Google Drive.
Ou seja: se o review da Techradar está correto o limite de 1TB é uma tapeação. Eles sabem que a maioria dos usos “orgânicos” vai esbarrar nos limites e certamente se o usuário tomar medidas não naturais para contornar as limitações eles vão inventar alguma coisa sobre mau uso, como os provedores web que colocavam “espaço ilimitado” na propaganda mas na letrinha miúda diziam “proibido usar para backups”