Fique ligado. Tem parque aquático por aí desses que não cobram mensalidade cobrando “Taxa extraordinária de Ampliação e Melhorias” e a justiça está considerando que a cobrança é válida. Mas até onde pude entender, os juízes estão decidindo que caso o sócio decida rescindir o contrato para se livrar da dívida não precisa pagar nem a dívida, nem multa rescisória. Mas querendo continuar sócio é obrigado a pagar.
O parque faz uma reforma no clube e quem paga são os associados, que foram convencidos na hora da venda do título de que nunca iam pagar nada se não fossem ao clube.
Eu descobri porque estou recebendo os e-mails ameaçadores de cobrança, porque o associado tem um nome parecido e deu meu e-mail. São R$5000.
Imagine só: você espera acumular 10, 20 mil sócios remidos no clube (o que não é difícil, de tão barata que é a cota) e de repente cobra de cada um deles R$5mil para ampliar o clube que não pertence a eles. Se apenas dez por cento pagarem (note que a cobrança foi considerada legal) ainda são 10 milhões de reais.
Eu não cairia nessa porque acho essa coisa de “sócio remido” uma arapuca. A taxa que você paga para ser sócio “lifetime” do clube é tão irrisória que só pode ser a comissão do vendedor para trazer mais um trouxa. Mesmo sem saber onde está o golpe eu sei que tem que haver algum. E aí está uma das possibilidades.
Eu caí nessa de sócio remido há muitos anos em Campos dos Goytacazes (RJ).
HOje esse “clube” não existe mais. Só mato no local.
Tinha 20 e poucos anos. Inexperiente ainda.
Não caio mais nessa!!
Eu me associei a um cerca de 33 anos atrás. Eu desconfiei mas como eu ganhava bem, o valor era irrisório e vários dos meus colegas de trabalho estavam fazendo, paguei para conferir.
Fui apenas *uma* vez. Longe, diversas taxas inesperadas, comida cara, etc. Nem lembro o nome do clube e muito menos se ainda existe.
Eu fui iludido a uns anos a me associar a um clube no qual recebi um convite pra conhecer, assinei o contrato de assossiação por 5 anos, clube a mais de 130Km da minha casa.
No primeiro ano ia direto, logicamente foi só diminuindo ao ponto que acho que devo ter ido só nos 2-3 primeiros anos e largado pra lá, só fui me lembrar disso mais de um ano depois dos 5 quando começaram a me cobrar pois o contrato tinha uma clausula de renovação automática caso eu não cancelasse (esperaram mais de um ano após o vencimento inclusive).
O cobrador da empresa que compra a dívida queria de toda forma que eu continuasse associado mesmo eu deixando claro que nem de graça eu teria mais interesse, pois só o que eu gastaria de gasolina pra ir lá eu pagava um Day Use em um clube mais perto, ainda fiz uma proposta de algumas centenas de reais que não foi aceita.
Estes caras não gostam de ouvir não e ficou todo grosso, tiveram mais algumas tentativas de negociar que passei a tacar o F** e retrucar à altura. Recebí inúmeros emails de cobrança e ameaça judicial, inclusive um que dizia que meu nome havia sido negativado em certo cartório que fui atrás e era blefe.
Passou mais de 5 anos do fim da data do contrato e pararam de me amolar, não sei se porque não poderiam mais me acionar judicialmente (não é muito clara essa lenda de que em 5 anos a dívida “caduca”) ou porque perceberam que eu não iria pagar mesmo que me negativassem.
Apesar que zelo pelo meno nome e tenho um Score de quase 1000, não pretendo financiar nada então pra mim tanto faz, não iria pagar uma dívida que julgo injusta.
Por ironia do destino esta empresa de cobrança abriu um escritório em minha cidade e virou meu cliente, o próprio dono vinha aqui direto trazer equipamentos pra arrumar sem imaginar que eu era um de seus devedores.