Anteontem à noite o Gol quebrou quando eu voltava para casa, na rodovia. Repentinamente a alavanca de câmbio ficou “solta” e nenhuma marcha entrava mais. Para minha sorte, foi a um quilômetro de casa e num trecho tranqüilo. Pude encostar o carro, colocar o notebook no ombro (deixando o carro com três bolsas de peças menos valiosas) e ir a pé para casa.
No dia seguinte o mecânico levou apenas 30 segundos para colocar o carro em marcha novamente, mexendo embaixo da alavanca. Só era preciso mais uma pessoa para empurrar a alavanca enquanto ele segurava alguma coisa.
Uma peça de plástico de R$8 tinha se quebrado. Poderia ter me custado uma noite de aborrecimento (rodovia numa noite de sexta), todos os meus pertences, ou minha vida (me imaginei perdendo o câmbio numa ultrapassagem).
Tive muita sorte.
Isso já aconteceu com o meu Uno. Pensei que teria que chamar o guincho, mas olhei debaixo do carro e vi que era só uma questão de encaixar o varão da alavanca na caixa de câmbio; me enfiei lá embaixo, fixei o negócio e consegui levar o carro até o mecânico. Mesma coisa: uma peça de plástico que tinha arrebentado.
Também tive sorte porque a alavanca soltou logo após eu ter engatado a primeira marcha, então pude levar o carro até um local mais tranquilo.
O meu quebrou com uma marcha de velocidade engatada. Terceira ou quarta. Eu poderia ter levado o carro para mais perto de casa, mas infelizmente um motorista decidiu parar de repente na minha frente.
Quanto a olhar debaixo do carro, depois de tudo eu fiquei me perguntando que espécie de nerd sou eu que nem ao menos tentou?!
Tive um gol que me deixou só com a terceira marcha em duas ocasiões devido ao mesmo problema: bucha do trambulador.dei sorte que Não tinha transito e consegui me virar até uma oficina.
trabulador,
ja quebrou comigo 2x no voyage (fiquei 9 anos com ele, saudades), depois eu tive um gol bola e tb quebrou 1x, era so entrar debaixo do carro e amarrar com um arame, muito facil de fazer, creio q vc iria matar muito facil essa.
na epoca do voyage eu fui uma das vezes com a 3 marcha so pra casa.
vale a pena pagar um pouco + pelo kit do trambulador original, o paralelo logo fica ressecado e volta a quebrar muito rapido, experiencia propria.
Eu instalei o paralelo porque não tinha muitas chances de encontrar algo melhor na tarde do sábado. Mas eu vou tentar me lembrar disso para todas as vezes que o Gol for à oficina eu pedir para conferir essa bucha ou mesmo aproveitar para trocar por uma original.
é um kit, sao 5 ou 6 peças, se uma quebrou, provavelmente as outras tb estao pra quebrar… mas fica a dica, é so entrar debaixo do carro a prender com arame, da pra andar na boa…